Saiba Como Utilizar as Redes Sociais para Impulsionar seu Restaurante

As redes sociais são ferramentas valiosas para que os negócios possam crescer e impactar o seu público de modo cada vez mais assertivo.

Isso porque é cada vez mais comum que as pessoas utilizem a internet, e em especial essas plataformas de comunicação, para realizarem uma série de atividades, que vão desde o contato com amigos e familiares, até a leitura de notícias. 

Mas também há outra funcionalidade importante para usuários, que é a de poder acompanhar mais de perto as suas empresas e marcas preferidas. 

Dessa forma, é cada vez mais comum perceber que há perfis comerciais em peso nas redes sociais, sendo possível encontrar tanto o de uma distribuidora de produtos naturais quanto o de um restaurante. 

Com anúncios patrocinados, publicações orgânicas e outros tipos de ações que podem ser aplicadas nessas plataformas, torna-se mais fácil a conquista de um número crescente de seguidores. 

De fato, as redes sociais são páginas de grande importância atualmente, sendo utilizadas diariamente por uma grande quantidade de pessoas. O Facebook, por exemplo, já possui mais de 2 bilhões de usuários, enquanto o Instagram conta com 1 bilhão.

Com esses dados, é possível dizer que uma boa parte dos usuários das redes sociais são potenciais clientes do seu restaurante, o que quer dizer que se torna indispensável ter um perfil ativo nessas plataformas e impulsionar o seu negócio nelas. 

Sendo assim, se você quer saber como utilizar as redes sociais para potencializar os resultados do seu estabelecimento, siga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto. 

 redes sociais

Quais são os benefícios das redes sociais para os negócios?

As redes sociais hoje já não possuem apenas a finalidade prática de estabelecer um relacionamento entre duas pessoas. Frequentemente surgem recursos que as tornam ainda mais interessantes, tanto para pessoas físicas quanto para comércios. 

Estabelecimentos dos mais variados segmentos, que vão desde empresas de consultoria ambiental até consultórios odontológicos podem ser beneficiados com o uso dessas plataformas para a divulgação dos seus negócios. 

No segmento alimentício essa lógica também pode ser aplicada. Afinal, muitas pessoas tomam conhecimento da existência do estabelecimento ao visualizar a publicação de um amigo, ou por meio de um anúncio feito na plataforma.

Mas existem outras vantagens que podem ser mencionadas nesse sentido, sendo algumas delas:

  • Maior engajamento do público; 
  • Fidelização de clientes;
  • Aquisição de respeito e autoridade para a marca;
  • Interação direta com os usuários;
  • Entre outros pontos.

Uma empresa de comunicação visual que esteja presentes nas redes sociais consegue engajar o seu público, já que ao fazer várias postagens, ela mantém o interesse dos leitores sempre ativo. 

Além disso, essas plataformas ajudam na fidelização dos clientes, pois estão sempre presentes na rotina do consumidor, fazendo com que eles tenham um contato maior com o estabelecimento e adquira os produtos mais vezes. 

Também vale mencionar que as redes sociais ajudam na conquista de respeito e de autoridade para uma marca, isso porque os usuários podem acompanhar mais de perto a atuação da empresa ao visualizar o perfil dela. 

Outro ponto benéfico do uso das redes é poder interagir com as pessoas facilmente, seja por meio das mensagens privadas ou dos comentários na página, criando maior proximidade com quem acompanha o seu negócio de montadora de stands, por exemplo. 

Nesse sentido, é possível dizer que as redes sociais são ferramentas indispensáveis também para restaurantes, que podem utilizá-las a favor do seu estabelecimento para conquistar novos clientes e o seu lugar no mercado.

Entender as vantagens é importante para dar o próximo passo, que é a abertura de uma conta nas redes sociais. 

Em seguida, é fundamental conhecer as boas práticas dessas plataformas, que geram mais resultados para quem atua nelas. 

Dicas de utilização das redes sociais para restaurantes

Pode ser que o proprietário de um restaurante já tenha investido em mídia out of home, de modo a trazer mais clientes para o seu negócio. 

Mas as redes sociais podem funcionar como uma estratégia complementar para quem quer melhorar as ações de divulgação.

É possível apostar em várias ferramentas, de acordo com a plataforma em que se está inscrito. 

Por isso, encontrar as que fazem maior sentido para o seu estabelecimento e utilizá-las de acordo com as características de cada uma delas é fundamental. 

De qualquer modo, algumas dicas podem ajudar quem já está com o perfil ativo, mas ainda não apostou nas redes sociais de maneira prática. 

Marque presença nas maiores redes

Não deixe de abrir um novo perfil nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo. 

Isso porque essas plataformas possuem um grande número de usuários ativos diariamente, o que certamente trará impactos positivos no impulsionamento do seu restaurante. 

Invista em boas fotos

Se você utiliza as redes sociais, certamente já foi surpreendido com a foto de algum tipo de alimento, seja de lanches ou pratos dos mais variados tipos de culinárias. 

Em muitos casos, esse impacto causado é o responsável pela visita ou pedido de clientes no restaurante, de modo que fazer publicações das refeições servidas pelo local é essencial para impulsionar o seu negócio. 

Postar fotos que explorem bem o produto oferecido é uma forma estratégica de atrair a atenção e despertar a curiosidade dos usuários, e pode servir positivamente para um restaurante da mesma forma que é útil para uma loja de planejados.

Mantenha a frequência das postagens

Conquistar seguidores é fundamental para o sucesso nas redes sociais. Por isso, ao abrir o seu perfil, não deixe de manter uma frequência coerente de postagens, para manter o seu público sempre de olho nas novidades. 

Afinal, quando você posta uma foto que vai bem, mas acaba deixando o público “esfriar”, é possível que o engajamento dos usuários diminua, o que deve ser evitado para não comprometer o sucesso da página.

Sendo assim, se uma empresa de controle de pragas quer aumentar o número de serviços prestados e aposta nas redes sociais para isso, ela precisará ter um calendário de postagens, para que seu público possa visualizar os posts. 

Para um restaurante, a lógica é a mesma. Por isso, organize e tenha um planejamento interessante de postagens, para estimular os seus seguidores.

Publique em horários estratégicos

Se você quer postar fotos dos pratos servidos no seu restaurante, com o objetivo de trazer mais clientes para o local, não deixe de escolher horários estratégicos para isso. 

As publicações próximas do horário do almoço e do jantar podem ser determinantes para atingir essa meta, isso porque elas acabam despertando nos seguidores a vontade de comparecer ao local para fazer uma refeição. 

Deixe o perfil completo

As redes sociais permitem que o perfil de uma página seja preenchida com dados fundamentais, que podem ajudar os seguidores a identificarem informações como o telefone e o endereço do local. 

Nesse sentido, tanto uma empresa de engenharia ambiental quanto um restaurante devem garantir que todos os campos estejam completos, facilitando que os clientes possam encontrar o estabelecimento mais facilmente. 

Como atuar no Facebook e no Instagram

Como mencionado, tanto o Facebook quanto o Instagram são mídias sociais importantes, com um grande número de usuários, o que quer dizer que investir em algumas ações nessas plataformas pode ser essencial para o seu restaurante. 

Por isso, algumas dicas específicas podem ajudar em um melhor desempenho do estabelecimento nessas redes sociais. 

Facebook para restaurantes

Para usar o Facebook de modo profissional, você deve se empenhar em algumas frentes, tais como:

01. Não deixe de perdir a avaliação dos seus clientes

Há um campo específico no perfil onde é possível ver os feedbacks de pessoas que já estiveram no restaurante. Por isso, estimule a participação do público. 

02. Interaja com os comentários das suas postagens 

Muitos usuários podem fazer perguntas importantes nas suas publicações e respondê-las pode ser o melhor modo de atraí-las para o local. 

03. Preencha os seus horário de funcionamento

Ao visualizar que o seu restaurante ainda está aberto, um potencial cliente pode decidir fazer um pedido no seu estabelecimento, gerando novas vendas. 

Instagram para restaurantes

O Instagram também é uma ótima rede para compartilhar informações sobre o seu estabelecimento. Algumas dicas importantes para atuar na plataforma são:

01. Faça anúncios segmentados 

Você pode divulgar o seu restaurante a partir da localização dele, impactando pessoas próximas do local. 

02. Não deixe de escolher as melhores fotos para as suas postagens 

O Instagram é uma rede voltada para a publicação de fotos e, ao disponibilizar imagens de qualidade dos seus pratos, certamente você despertará o desejo de consumo no seu público. 

03. Invista nos Stories 

Apesar de serem conteúdos que ficam disponíveis apenas por 24 horas, a ferramenta causa grande impacto nos usuários, que poderão fazer um pedido por meio dos canais de atendimento divulgados no perfil. 

As dicas abordadas neste artigo podem ser fundamentais para o sucesso do seu restaurante. 

Por isso, não deixe de utilizá-las para impulsionar o estabelecimento e, assim, certamente você conquistar cada vez mais clientes para o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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