Como evitar desperdício de alimentos em restaurante

Saber Como evitar desperdício de alimentos em restaurante é a tarefa do século, para que se possa ter uma idéia, segundo um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais , entre 30% e 40% de toda a comida produzida nos Estados Unidos é desperdiçada, o que acaba custando aproximadamente US $ 165 bilhões por ano. Um dos maiores contribuintes para o problema do desperdício de alimentos em restaurantes é a indústria de catering, e todo esse desperdício pode prejudicar sua lucratividade. 

Ao fazer algumas pequenas mudanças em seu restaurante, como fazer um inventário (Controle de estoque), alterar seus pedidos de comida e usar sua comida com criatividade para diminuir desperdício em restaurantes, você pode ter um grande impacto em sua margem de lucro.

Nesse artigo vamos passar dicas de Como evitar desperdício de alimentos em restaurante, fique conosco!

Controlar o custo dos alimentos

A redução dos custos com alimentos e resíduos começa com o monitoramento dos alimentos que chegam ao seu restaurante. Muitos restaurantes pedem comida a granel, mas pode ser difícil usar toda aquela comida antes que ela estrague. Para reduzir a deterioração, aqui estão alguns passos que você pode seguir:

Faça o inventário (controle de estoque)

Revisar seu inventário regularmente pode lhe dar uma ideia de como e em que taxa seu alimento está sendo usado ou desperdiçado. Por exemplo, se você notar que tem salame que não está sendo usado e está estragando ultrapassando os prazos de validade, mude sua ordem de comida para uma quantidade menor para reduzir o desperdício de comida que é jogado fora todos os dias. Pelo contrário, se você está ficando sem queijo muçarela antes do início do serviço de jantar, você precisa aumentar sua ordem de comida.

Para controlar estoque de produtos em seu restaurante, com certeza indicamos o GrandChef, com ele você controla o estoque e tem uma gestão eficaz do seu restaurante.

Evolua a gestão do seu restaurante com o GrandChef

Baixe o programa de graça!

Tenha uma Ficha Técnica

Com a posse de uma Ficha Técnica bem elaborada, você terá estabelecido um padrão para todas as receitas e serviços do seu estabelecimento.

A Ficha Técnica possibilita que você controle melhor as compras do seu bar ou restaurante, evitando assim possíveis desperdícios dos alimentos produzidos durante o processo.

Caso um dos seus clientes precise de uma alimentação mais específica ou de uma dieta mais restrita, a partir da ficha técnica, você poderá informar de forma precisa quais são os ingredientes utilizados no estabelecimento, bem como a quantidade usada em cada um dos pratos disponíveis no cardápio.

Abaixo iremos deixar um modelo de ficha técnica :

ficha tecnica para restaurante

Trabalhe em parceria com seus fornecedores de alimentos

Uma vez que você tenha uma ideia da quantidade de comida / matéria prima que seu restaurante utiliza a qualquer momento você pode trabalhar com seus fornecedores para reduzir seus custos com alimentos. Se possível, verifique o que os fornecedores da concorrência estão dispostos a oferecer. Se você tiver um bom relacionamento com seu provedor atual, peça um desconto ou combine os preços com seus concorrentes.

Outra opção seria desenvolver um plano de compra em massa, ter o pedido enviado em várias remessas, em vez de tudo de uma vez. A classificação de alimentos a granel pode ser lucrativa, mas pode levar à deterioração de alimentos, o que nega qualquer economia que você economizaria comprando a granel. Enviar suas remessas em várias parcelas garante que você esteja sempre servindo alimentos frescos, reduzindo a quantidade de comida desperdiçada e economizando seu dinheiro.

Participe de uma organização de compras em grupo

Se você não conseguir chegar a um acordo com seu fornecedor para comprar a granel, considere a possibilidade de ingressar em uma organização de compras do grupo. Organizações de compras em grupo reúnem os recursos de muitos pequenos restaurantes para obter produtos da melhor qualidade e manter os custos baixos. O capital combinado de muitos restaurantes individuais é significativo, o que dá à organização uma influência considerável ao negociar com fornecedores, garantindo que está obtendo um bom negócio.

como evitar desperdicio de alimentos em restaurante

Ao comprar alimentos, há também a opção de eliminar o intermediário e ir diretamente à fonte: fazendas locais e mercados agrícolas. Muitas vezes, os alimentos que são transportados de todo o país são recolhidos antes de estarem completamente maduros e congelados rapidamente, o que pode ter um efeito negativo no sabor. Comprando localmente garante que você está recebendo os produtos mais frescos possíveis ao mesmo tempo, apoiando sua economia local.

Como usar sua comida de forma eficaz

Uma vez que a comida esteja em sua despensa ou geladeira, você deve usá-la com sabedoria antes que ela estrague para conseguir ter sucesso no combate ao desperdício. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para prolongar a vida de sua refeição e aproveitar ao máximo suas compras de alimentos:

1. Controle de porções de restaurantes

Controlar as porções de sua comida é uma excelente maneira de reduzir o desperdício . Controle quanta comida está sendo jogada. Se seus clientes não puderem terminar um prato consistentemente, a porção é muito grande. Use ferramentas de controle de porções de restaurante, como balanças e colheres, para atender a quantidade certa de alimentos para seus clientes.

2. Use o método First In, First Out (FIFO)

O primeiro método de entrada e saída é bastante simples: primeiro use os primeiros ingredientes que você coloca em suas despensas e refrigeradores. Isso obriga você a usar primeiro os alimentos mais antigos, garante que ele sempre estará cheio de ingredientes frescos e ajuda a evitar que os alimentos expirem sem a necessidade de usá-los.

3. Use seus especiais do dia

As especialidades diárias podem ser uma ferramenta eficaz para reduzir o desperdício na sua cozinha. Quando você notar um alimento que está na despensa por um tempo, prepare uma receita que inclua ou use esse ingrediente e adicione-o à sua lista especial diária. Você também pode coordenar com sua equipe de linha de frente para incentivar os clientes a experimentar o especial diário, permitindo que você limpe seus estoques e, ao mesmo tempo, tenha lucro.

4. Mantenha sua equipe informada

É importante que sua equipe saiba o preço de sua comida e como suas ações podem afetar sua lucratividade. Durante o processo de preparação de alimentos, pode haver muitos resíduos desnecessários. O custo desses resíduos, mesmo que pareça insignificante na época, pode ser agravado até se tornar uma perda significativa. Portanto, se sua equipe está bem informada sobre quanto custa a comida e como usá-la corretamente, você será mais cuidadoso ao preparar a comida e servir os pratos.

Restaurante pode cobrar taxa de desperdício ?

A taxa de desperdício de alimentos é uma alternativa encontrada por muitos restaurantes do País para não permitir que clientes deixem sobras de comida no prato. O que poucos consumidores têm conhecimento é que essa prática vai contra o artigo 39 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), que configura esse tipo de cobrança são práticas abusivas. Além disso as multas para o descumprimento dessa norma podem chegar aos R$ 7 milhões.

De acordo com o diretor de fiscalização do Procon-SP (Fundação de Proteção de Defesa do Consumidor), Márcio Marcucci, é ilegal e é considerada abusiva, os clientes não podem “em hipótese alguma” ser cobrados pelos restos de comida deixados no prato, mesmo que o débito esteja sinalizado nas páginas do cardápio ou em uma placa dentro do estabelecimento. Conheça os direitos dos clientes em restaurantes abaixo.

— O consumidor já paga pela refeição. Então, não teria sentido ele ter que pagar por eventuais sobras. Muitas vezes, o consumidor não come a borda da pizza, a criança acaba não consumindo a refeição inteira ou o cliente não apreciou o prato, sendo que ele já pagou pela refeição integralmente.

Por fim, veja como é fácil controle de estoque de insumos com o GrandChef e evitar desperdício de alimentos em restaurante.

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Instalar Agora
%d blogueiros gostam disto: