Como fidelizar clientes com delivery próprio
Atrair ou fidelizar clientes é só o primeiro passo na jornada de um restaurante. Para garantir o seu caixa no fim do mês, é de extrema importância que você faça esses clientes voltarem a consumir no seu estabelecimento.
Se você trabalha com vendas em delivery vai descobrir neste artigo algumas dicas de como fidelizar a sua clientela e continuar recebendo pedidos desses clientes.
Fidelização de clientes vai muito além de apenas preparar uma boa comida e ter um bom atendimento. Existem diversos mecanismos muito utilizados que retém os consumidores e os fazem permanecer comprando no seu restaurante.
Tenha um site de delivery próprio
Existem diversas plataformas de delivery online no mercado. Podemos citar alguns exemplos conhecidos como iFood, Delivery Much e Uber Eats. Elas até funcionam muito bem, mas o problema está no formato dessas plataformas: o marketplace.
No formato de marketplace, diversos restaurantes compartilham a mesma plataforma e os clientes podem navegar pelo cardápio de dezenas de restaurantes muito facilmente. Isso é bom na hora de obter um novo cliente, mas não para fidelizá-lo.
Depois que você já obteve um cliente, é fundamental que você o leve para um espaço reservado, onde seu cliente vai conversar e pedir diretamente com você. Dessa forma, você evita que seu consumidor se distraia com outros restaurantes e deixa de ter que pagar taxas e comissões por venda para as plataformas.
Aqui no GrandChef desenvolvemos nossa própria plataforma de delivery online, fora do modelo de marketplace. Seu restaurante tem um site para chamar de seu, todo customizado para o seu negócio.
No GrandChef Delivery, seu cliente pode fazer o pedido pelo computador ou celular de um jeito rápido, você recebe o pedido direto no seu sistema de gestão e não paga comissão por venda, apenas um valor fixo por mês.
Tenha um programa de fidelidade
Essa é uma estratégia de fidelização bastante simples e muito utilizada. Consiste basicamente em recompensar o seu cliente pela sua fidelidade, dando pontos, cupons e recompensas ao comprar com você.
Existem diversas formas de se implementar um programa de fidelidade, seja online ou offline, e vamos dar algumas ideias para você:
- Cartões de pontos: na hora de entregar a comida, você pode dar um cartão para o seu cliente. Ao acumular uma certa quantidade de cartões, ele pode ser trocado por uma refeição grátis, um desconto ou outro benefício.
- Desconto no próximo pedido: depois do primeiro pedido, ofereça um desconto ou outra recompensa no próximo pedido. Dessa forma, seu cliente vai pensar primeiro em você na hora de fazer seu próximo pedido de delivery.
Ofereça um serviço excelente
As estratégias para fidelizar clientes que citamos acima podem dar um gás no seu delivery, mas elas podem não servir de nada se o seu serviço não for de qualidade.
Lembre-se, o mercado de delivery não para de crescer, e você precisa ter um serviço cada vez melhor para se destacar.
Revise sempre os pedidos: nunca deixe que seja entregue um pedido errado, que não respeita as observações do cliente, ou que falte algum item do pedido.
Se não for possível atender exatamente o que foi pedido, ligue para o cliente e pergunte se pode fazer alguma alteração.
Fique atento a forma de pagamento: garanta que todos os seus entregadores estejam preparados para receber os pagamentos da forma que for mais cômoda para seu clientes. Tenha sempre o troco disponível e maquininha de cartões funcionando o tempo todo.
Seu cliente tem pressa: tenha uma equipe de entregadores compatível com a sua demanda. Vale aumentar a equipe nos dias e horários de pico nas entregas, para sempre garantir uma entrega rápida.
Comida quentinha: cuide das suas embalagens, sua comida não pode chegar toda caída ou murcha. Use embalagens que mantenham a aparência e temperatura dos seus pratos. Se possível, isole pratos quentes das bebidas geladas.
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