O que é XML de nota fiscal?

O arquivo XML é um formato de documento fiscal bastante utilizado para se armazenar e transmitir vários conjuntos de dados. Ele é usado pela Receite Federal para padronizar a emissão de notas fiscais em todo o país. Portanto, quando falamos de notas fiscais ou documentos fiscais, o XML é a própria nota fiscal, só que agora em meio digital.

O Arquivo XML carrega todas as informações de uma nota fiscal: dados da nota (número, série,data da emissão etc.), dados do emitente, do destinatário, dos produtos e serviços, informações sobre os tributos, transporte e cobrança da mercadoria.

Todos os tipos de notas fiscais eletrônicas usados no Brasil, incluindo a NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica), fazem uso do formato XML para armazenar suas informações. É esse arquivo XML que deverá ser transmitido para a Receita Federal na ato de cada venda.

Mas e o consumidor? Ele também recebe o XML da nota fiscal? Não, o seu cliente deverá receber a DANFe, que vamos te explicar agora. Nesse caso a nota fiscal eletrônica é obrigatória para quem vender produtos e serviços.

O que é a nota fiscal eletrônica danfe?

DANFe é a sigla para Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Ele é um documento gerado e impresso no ato da venda, junto com o XML e emissão da nfc-e . Trata-se de uma versão para leitura da nota fiscal, com as mesmas informações contidas no XML, mas de uma forma que qualquer pessoa pode compreender.

A impressão da DANFe é obrigatória no ato da emissão da nota fiscal e ela sempre deve ser entregue ao consumidor final. A DANFe também possui uma chave de acesso de 44 dígitos e um QR CODE que pode ser inserida no portal da Receita para visualizar todos os dados na nota fisca em tempo real.

Como emitir a Nota Fiscal?

Para emitir a NFC-e no seu restaurante, você vai precisar de um CNPJ, certificado digital e um software emissor. O certificado digital é o que irá garantir que apenas a sua empresa possa emitir notas fiscais contra o seu CNPJ. Estes certificados digitais são feitos por Autoridades Certificadoras, como a Certisign e a Serasa.

O software emissor é o programa que fará a emissão das notas fiscais, criando os arquivos XML que será transmitida para a Receita Federal e também a DANFe que será impressa e entregue ao cliente.

Você também precisará fazer um cadastro junto a Secretaria da Fazenda do seu estado para obter a chave necessária para o programa emissor emitir as notas fiscais.

Você deverá guardar os arquivos XML das suas notas fiscais por no mínimo cinco anos. Não é necessário guardar cópias da DANFe, já que o XML as substitui totalmente.

No seu restaurante, você pode ter um sistema de gestão completo do seu negócio, com controle de mesas, comandas, estoque, delivery e emissão de notas fiscais! Experimente o Sistema GrandChef de graça por 30 dias! Saiba mais no nosso site: www.grandchef.com.br

About Jamilson Junior

Gestor de mídias sociais no GrandChef. Adoro passar os fins de semana jogando no Xbox ou devorando uma série na Netflix.

Deixe uma resposta

Ainda não conhece o GrandChef? Teste gratuito por 30 dias
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: