Sistema fiscal para restaurante, tudo que você precisa saber!

Você é especialista no seu negócio. Consegue lidar com sua equipe, clientes e pratos. Mas quando chega a hora de emitir notas fiscais, é necessário escolher um sistema fiscal para restaurante, nesse momento, bate a dúvida?

Relaxa, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre : Como emitir notas fiscais em meu restaurante!

Tipos de nota fiscal

Primeiramente, é preciso saber que os tipos de notas fiscais emitidas variam de acordo com o estado. Os mais utilizados no segmento para bares e restaurantes são:

  • NFC-e: Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (principal)
  • ECF: Emissor de Cupom Fiscal (cupom fiscal eletrônico)
  • SAT: Sistema Autenticador e Transmissor

Apesar de estes três sistemas coexistirem atualmente, tanto o ECF e o SAT estão gradualmente sendo substituídos pela NFC-e. Entretanto, os estados do Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo usam modelos diferentes de NFC-e. A partir de 2019, Minas Gerais passará a utilizar NFC-e.

Saiba mais dicas de gerenciamento de restaurantes

O que é a NFC-e?

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). A NFC-e é um documento eletrônico, representado por um arquivo XML, mas possui uma outra representação legível: o DANFe.

DANFe? O que é isso?

Modelo de DANFe para NFC-e

O DANFe é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. No caso da NFC-e ela é emitida no ato da venda e é muito semelhante a um cupom fiscal. Nele contém, além dos itens comprados, uma chave de acesso de 44 dígitos bem como um QR-Code. Estes itens permitem que o consumidor consulte a nota fiscal pela internet. Para consultar, acesse o site da SEFAZ do seu estado.

Consulta a NFC-e pela internet

Benefícios de se emitir notas fiscais NFC-e

Emitir notas fiscais com NFC-e decerto traz alguns benefícios, dentre eles:

  • Não necessita de impressora fiscal. Você pode usar qualquer impressora laser ou térmica;Pode integrar mais facilmente plataformas de vendas presenciais e virtuais;Se acaso a conexão com a internet falhar na hora da venda, é utilizada a contingência offline. Assim que a conexão for reestabelecida, a nota será automaticamente transmitida para a SEFAZ.

Mas atenção! Você ainda precisa armazenar os arquivos XML das notas por pelo menos 5 anos!

O que é necessário para sua empresa emitir notas fiscais?

Para emitir uma NFC-e você vai precisar de um programa emissor, como o GrandChef, visto que a SEFAZ não fornece um software próprio.

Também vai precisar de um certificado digital (modelo A1) que pode ser obtido em diversas certificadoras, como a Serasa e a Certisign. O certificado digital é necessário para que seja possível assinar digitalmente a nota fiscal, garantindo que ela foi emitida pela sua empresa.

Para que seja gerado o QR-Code da NFC-e será preciso obter o CSC (Código de Segurança do Contribuinte). Este código é obtido na SEFAZ do seu estado pela internet.

Também serão necessários alguns dados dos produtos:

  • NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): Código e nomes específicos para cada produto, conforme uma tabela comum. Veja a tabela completa aqui.
  • Origem do produto: código usado para identificar a origem do produto com o propósito de calcular o ICMS. Tabela disponível aqui.
  • CFOP: Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços (sim, isso tudo mesmo). Código utilizado para operações fiscais e que trata sobre tributação, movimentação de estoque e financeiro. Para ver os códigos mais utilizados, clique aqui, ou para ver a tabela completa clique aqui.
  • CST/CSOSN: Código de Situação Tributária/Código de Situação da Operação do Simples Nacional. É usado para identificar o regime de tributação na operação. Você pode ver a tabela aqui.

Como obter um programa emissor de nota fiscal?

Como falamos anteriormente, você vai precisar de um sistema fiscal para restaurante.

Utilizando um software separado, você irá precisar cadastrar cada cliente e produto para venda no sistema.

Se você já usa um software de gestão, isso significa o dobro de trabalho e muito tempo perdido.

A melhor solução para isso é utilizar um software de gestão com emissão de NFC-e integrada.

Assim, cada vez que você fizer uma venda, você terá todas as operações gerenciais (envio para produção, controle de estoque, etc) e fiscais (emissão de nota e transmissão para SEFAZ) feitas de uma só vez.

Isso garante rapidez na venda e redução de erros na hora de fazer as operações.

Com o Sistema GrandChef você tem todos os recursos de gestão para o seu restaurante, logo é o sistema indicado para emitir notas fiscais em seu restaurante!

Confira algumas funcionalidades do Grandhef:

  1. Sistema Delivery
  2. Fluxo de caixa
  3. Comanda eletrônica
  4. Controle total do estoque
  5. Controle de mesa e comandas
  6. Sistema Delivery online

Pronto para emitir notas fiscais com a NFC-e? Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que a gente responde.

Continue lendo: Sistema para restaurante: Custo ou investimento?

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

5 thoughts on “Sistema fiscal para restaurante, tudo que você precisa saber!”

  1. Tenho um restaurante, buffet por peso, e preciso gerar o cupom fiscal das vendas e gostaria de fazer isso já na minha máquina de cartão, Cielo lio, gostaria de saber se seu sistema faz isso?

    1. Olá, atualmente não é possível realizar a entrada no estoque pela nota, mas em breve essa função estará disponível no GrandChef 2.0.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Instalar Agora
%d blogueiros gostam disto: