Passo a passo para emitir nota fiscal eletrônica para bar e restaurante

Nesse post vamos direto ao ponto e detalharemos tudo que você precisa nota fiscal eletrônica para bar e restaurante. O primeiro ponto é saber que para você o que importa é a NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica). A NFC-e vem para substituir as antigas impressoras fiscais permitindo que você emita notas sem ter que comprar impressoras fiscais.

 

Quais equipamentos eu preciso comprar?

Para emitir nota fiscal eletrônica para bar e restaurante tirando o estado de São Paulo você precisa apenas de um computador ligado à internet, você vai precisar de uma impressora que imprima imagem e de um Sistema para emitir as nota fiscal eletrônica para bar e restaurante. São Paulo obriga que a emissão da nota fiscal eletrônica seja feita através de um equipamento auxiliar chamado SAT.O GrandChef não está homologado para SAT.

Certificado Digital

Agora que você já sabe quais equipamentos precisará, vamos falar sobre o que nota fiscal eletrônica para bar e restaurante, precisa informar para o GrandChef emitir as notas fiscais. O primeiro item é o certificado digital, nenhuma empresa consegue emitir nota fiscal sem um certificado digital, então o primeiro passo é procurar na sua cidade uma empresa que emita certificados digitais. O preço varia de estado para estado ficando em uma média de R$200 a R$250 por ano e normalmente não demora para ser emitido. Existem 2 modelos de certificados A1 e A3.O GrandChef trabalha com certificado A1.

O que é CSC e como obter?

CSC é o Código de Segurança do Contribuinte. Para emitir NFC-e você precisa dessa informação que pode ser obtida na SEFAZ do seu estado. Essa operação normalmente pode ser feita através do site da SEFAZ do seu estado usando o seu certificado digital (O seu contador pode te ajudar nessa tarefa). No GrandChef precisamos do CSC de homologação (testes) e produção.

O que é CFOP, ICMS?

São dados tributários dos produtos que você vende. Cada item do seu cardápio deve ter esses dados e mais uma vez quem deve ajudar você nesse ponto é o seu contador. No GrandChef você consegue, com a ajuda do seu contador, realizar o aproveitamento de ICMS e outros detalhes tributários no momento do cadastro para que seu estabelecimento tenha melhores resultados com a emissão. Isso é muito importante para que você não perca dinheiro e esteja sempre dentro da lei.

Resumo

No GrandChef o processo é bem simples, temos um vídeo completo mostrando como configurar o GrandChef:

Tendo seu certificado digital, CSC e dados tributários em mãos você configura o GrandChef em 5 minutos. Preparamos essa lista com tudo que você precisa para emitir nota fiscal no seu estabelecimento utilizando o sistema GrandChef:

 

  1. · Computador ligado à internet com sistema GrandChef instalado (Tirando SP que obriga utilizar o SAT)
  2. · Certificado digital (Modelo A1) e senha.
  3. · CSC (Homologação e Produção).
  4. · Razão social, Inscrição estadual.

No Início de cada mês basta entrar no GrandChef e enviar por e-mail as notas emitidas no mês anterior para o seu contador. Para fechar as dicas vale a pena ressaltar a importância do seu contador nesse processo, esse é um profissional de extrema importância e vale a pena ter ele sempre ao seu lado. Espero que tenham gostado das dicas e se tiverem dúvidas é só postar nos comentários ou entrar em contato com nossa equipe

 

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

One thought on “Passo a passo para emitir nota fiscal eletrônica para bar e restaurante”

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Instalar Agora
%d blogueiros gostam disto: