Como colocar seu restaurante no Google Maps

Você gerencia um restaurante mas não sabe como trazer novos clientes? Já parou para pensar que talvez os clientes não vem até você porque eles nem sabem que o seu negócio existe?

Todos os dias milhares de pessoas usam seus smartphones para encontrar novos lugares para visitar. E se sua empresa não estiver listada, ela não será pensada por centenas de potenciais clientes.

Neste artigo, vamos te ensinar como adicionar sua empresa no Google Maps sem pagar nada! Além disso, vai descobrir várias ferramentas úteis do Google para atrair ainda mais clientes.

Vantagens de listar sua empresa no Google

Captura de tela do Google Assistente em um smartphone. O usuário diz "restaurantes mais próximos" e o Google Assistente responde com um mapa e alguns restaurantes perto do local do usuário.

O Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo. Milhões de pessoas buscam nele todos os dias. E cada vez mais esse uso está se expandindo para além da busca de sites.

Hoje uma parte importante da busca no Google é a busca por locais. A listagem do Google Maps está cada dia melhor, mais completa e mais competitiva.

Basta dizer “Ok Google, restaurantes mais próximos” para obter uma lista dos melhores restaurantes na sua área. E se o seu restaurante não aparece no mapa, é um mal sinal.

Adicionar e gerenciar a ficha da sua empresa no Google Maps é gratuito, fácil e possui uma série de vantagens, como:

Controle sobre suas informações

Através do Google Meu Negócio, você pode editar todas as informações da sua ficha. Mantenha algumas informações, como seu endereço, número de telefone e horário de funcionamento sempre atualizados para evitar confusões.

Ouça e converse com seus clientes

Captura de tela do Google Maps em um smartphone. A tela exibe um resumo das avaliações de pessoas que já frequentaram um restaurante incluindo notas e alguns destaques de texto.

Depois que você estiver verificado no Google Meu Negócio e com as informações atualizadas, seus clientes começarão a fazer avaliações sobre a sua empresa.

Fique atento ao feedback que as pessoas te dão e responda sempre, seja agradecendo ou explicando uma situação negativa que possa ter acontecido.

Mas atenção, todas as respostas que você fizer serão públicas, então tome cuidado no tom usado ao responder uma avaliação negativa.

Acompanhe os resultados da sua ficha

Depois de algum tempo sendo buscado no Google você começará a receber alguns dados importantes. Você vai saber como os clientes pesquisaram sua empresa, quantos deles pediram uma rota até o seu estabelecimento e também quantos ligaram pra você direto da pesquisa do Google.

Essas informações poderão ser muito úteis caso você venha a começar uma campanha de anúncios paga através do Google Ads ou Google Ads Express.

Adicionando sua empresa no Google Meu Negócio

Cadastrando a sua empresa

Você pode criar uma nova ficha para sua empresa ou reivindicar uma ficha já existente do seu negócio. Mas atenção, só reivindique uma ficha que seja da sua empresa. Caso ela seja de outra empresa no mesmo endereço, faça uma sugestão de edição e marque ela como “permanentemente fechada”.

Para começar, basta acessar o Google Meu Negócio, clicar em Começar Agora e fazer login com sua conta do Google. Depois é só preencher as informações como nome da empresa, endereço ou área de cobertura, categoria, telefone e site.

Se você possui mais de 10 locais do mesmo restaurante (uma rede de franquias, por exemplo) pode utilizar o gerenciamento de locais em massa. Para mais informações, clique aqui.

Verificando a sua empresa

Antes de ver sua nova ficha publicada no Google, é preciso passar por um processo de verificação, para garantir que você realmente tem permissão para fazer alterações em nome da empresa.

Esse processo é feito através de um código que o Google vai enviar em um cartão-postal pelos Correios e entregue no endereço do estabelecimento que você cadastrou.

Logo depois do cadastro da ficha, clique em Enviar pelo Correio. Confira o endereço e confirme. Enquanto aguarda o recebimento você já pode ir cadastrando fotos e outras informações na sua ficha.

Otimizando a sua ficha no Google

Captura de tela do Google Maps em um smartphone. A tela exibe informações de um restaurante, incluindo fotos, endereço e botões para obter rotas e ligar para o estabelecimento.

Depois de colocar a sua empresa no mapa do Google, seus clientes vão contar com as informações na ficha do Google para entrar em contato com seu negócio. Agora, você precisa ficar atento para manter suas informações atualizadas.

Todas as vezes que você mudar seu endereço ou telefone, é importante atualizar essas informações na sua ficha. Você pode até atualizar seus horários de funcionamento para feriados e outras datas comemorativas.

Fez uma mudança no visual do seu estabelecimento? Atualize também as fotos do seu espaço. É possível adicionar até fotos em 360º do interior do seu restaurante.

Você também pode adicionar outras pessoas ou funcionários para gerenciar a sua ficha, modificando dados e respondendo comentários de clientes.

Fichas completas com descrições detalhadas, atualizadas e fotos atrativas tem mais chances de aparecerem nos primeiros resultados.

Conclusão

Agora você sabe como vale a pena manter uma ficha atualizada no Google. Com ela seu restaurante poderá alcançar milhares de potenciais clientes na sua área.

Para começar é só acessar: business.google.com e seguir as instruções na tela e as que passamos nesse artigo. Se precisar de mais informações, pode entrar no suporte do Google Meu Negócio em: support.google.com/business

About Jamilson Junior

Gestor de mídias sociais no GrandChef. Adoro passar os fins de semana jogando no Xbox ou devorando uma série na Netflix.

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