Vender pelo WhatsApp: Como usar no seu delivery

Você possui um restaurante ou pizzaria e quer alavancar as vendas do seu delivery, ou seja vender pelo WhatsApp? Combinando o GrandChef Delivery e o WhatsApp você pode vender muito mais!

Nesse artigo você vai aprender uma dica de “marketing digital” e como disparar mensagens promocionais via WhatsApp para diversos contatos e como automatizar suas vendas com respostas automáticas e respostas rápidas no WhatsApp Business.

Você utiliza o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu restaurante?

Se ainda não utiliza, você está perdendo dinheiro.

Os números falam por si só. Segundo o Facebook, que comprou o WhatsApp em uma transação bilionária em 2014, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma. No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o whatsapp. É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo. O potencial de mercado para vendas utilizando esse aplicativo é enorme.

Recentemente, o mercado passou a oferecer cursos voltados para negócios no WhatsApp e o aplicativo entrou de vez no planejamento de vendas das empresas e na palma da mão do cliente, nesse caso vender pelo WhatsApp já faz parte das estratégias de marketing Digital.

Pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia.

E você vai ficar de fora desse mercado? Selecionamos dicas de como usar o aplicativo para impulsionar as vendas do seu restaurante.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um novo aplicativo do WhatsApp desenvolvido para pequenas empresas. Ele inclui todos os recursos do WhatsApp web ou normal e adiciona recursos úteis para empresas.

Dentre esses recursos temos alguns que vamos apresentar aqui, como as respostas rápidas e respostas automáticas.

As respostas rápidas permitem que você crie uma série de mensagens prontas e que podem ser inseridas automaticamente na conversa ao digitar “/” seguido de uma palabra-chave. Por exemplo: “/cardapio” pode inserir automaticamente uma mensagem sobre o menu do dia.

Já as respostas automáticas são muito úteis para informar um cliente de que seu estabelecimento está fechado ou para passar uma informação instantâneamente, como um link para o seu cardápio online.

GrandChef Delivery: a solução para o seu delivery

Se você já vende por delivery através do WhatsApp, já sabe o trabalhão que isso dá, não é mesmo? Mensagens chegando sem parar e tendo que responder todas elas manualmente. Envia cardápio, anota pedido, pede endereço, confirma forma de pagamento…

São muitas coisas para dividir sua atenção e apenas um funcionário pode atender de cada vez. Mas e se você pudesse retirar a maior parte dessa carga e deixar que seus clientes enviem os pedidos direto para o seu sistema de gestão sem ter que falar com ninguém da sua equipe?

Foi pra isso que desenvolvemos o GrandChef Delivery. Um sistema web para receber pedidos online. Com ele seu restaurante tem um site próprio para exibir o seu cardápio e vender online.

Seu cliente acessa o seu link, por exemplo nomedoseurestaurante.grandchef.com.br, escolhe os produtos, informa o endereço e a forma de pagamento e confirma. O pedido aparece instantâneamente na sua fila de pedidos e com um clique você já envia para produção.

Sem fila de espera no atendimento, sem erros e pode ser usado por qualquer pessoa. Usando o GrandChef Delivery você desafoga o seu WhatsApp e além disso pode continuar usando ele para tirar dúvidas ou suas atividades de marketing digital.

Agilizando seu atendimento no WhatsApp com o GrandChef Delivery

Agora que você já conhece as vantagens do WhatsApp Business e do GrandChef Delivery, veja como implementar essas ferramentas para aprimorar o seu atendimento.

Primeiro passo: Instale o WhatsApp Business

Para começar, baixe o WhatsApp Business no seu smartphone. No momento o aplicativo está disponível para Android e possui uma versão beta para iOS. Clique aqui pelo seu celular para abrir a página do WhatsApp Business na Google Play Store.

Depois de instalado, abra o aplicativo – ele aparecerá como WA Business na sua lista de aplicativos. Siga as instruções na tela para configurar seu número de telefone. Se você já estiver utilizando o WhatsApp ele irá sugerir a migração dos dados para o WhatsApp Business.

Segundo passo: Prepare o GrandChef Delivery

Ao fazer a compra da sua licença do GrandChef Delivery é preciso escolher o seu domínio. Ele será 3o link que seus clientes vão acessar para entrar no seu delivery online e fazer os pedidos. Por exemplo: forneriadapizza.grandchef.com.br

Siga as instruções deste artigo para configurar seus horários de funcionamento, taxas de entrega e outros itens antes de abrir seu delivery online.

Terceiro passo: Definindo a resposta automática

Quando você recebe uma mensagem no WhatsApp do seu restaurante, na maioria das vezes é para fazer um pedido de entrega, não é mesmo? E se você pudesse deixar que o WhatsApp cuide automaticamente dessa primeira interação?

Para isso, abra o WhatsApp Business, toque no menu (no canto superior direito), vá em Configurações da Empresa e depois em Mensagem de Saudação.

Nessa tela, habilite a opção Enviar Mensagem de Saudação e escreva sua mensagem no campo abaixo. Por exemplo: “Olá! Bem-vindo a Pizzaria Italiana! Para fazer o seu pedido, toque no link abaixo: forneriadapizza.grandchef.com.br“. No final, toque em Salvar no canto superior direito.

Depois disso, toda vez que o seu restaurante receber uma mensagem pelo WhatsApp, o cliente receberá uma resposta automática com o link para o seu site delivery. Instantâneamente e sem intervenção humana.

Utilize listas de transmissão e não grupos

O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso é muito legal porque você abordagem de venda pelo whatsapp e ter a atenção do seu cliente que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra com um pós venda.

Em termos de interação com o cliente, os resultados de uma lista de transmissão quando comparados com os de grupos é muito bom. Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado com uma mensagem em forma de corrente que foi enviada para o grupo? Ou com aquele card de um bom dia? Até para fazer uma moderação em grupo é complicado, colocar regras nem sempre funciona e o seu negócio pode virar uma bagunça como qualquer outro..

Claro que existem grupos que funcionam muito bem, um grupo de suporte técnico ou de tira dúvidas, mas falando de vendas, as pessoas tendem a se incomodar com a frequência de mensagens de um grupo.

É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

Cabe ressaltar que para criar uma lista de transmissão é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e você tenha também os contatos delas salvo no seu aparelho.

Conclusão

Vender pelo WhatsApp é uma obrigação no seu restaurante, combinando o uso do WhatsApp e o GrandChef Delivery você consegue vender mais, com menos trabalho. Baixe já o WhatsApp Business gratuitamente e assine o GrandChef Delivery para aproveitar esta facilidade.

Para mais informações sobre o GrandChef Delivery, acesse: 

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

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