Cores Para Restaurantes: Como elas Podem Aumentar suas Vendas?
A utilização das cores para restaurantes não é brincadeira, desde a logomarca até o cardápio, as cores têm um papel fundamental.
Elas são responsáveis por atrair os clientes, seduzi-los e instigá-los e compras entre outros serviços.
Por isso, hoje vamos falar sobre algumas cores influentes em bares e restaurantes e qual a sua importância ou cuidados que deve tomar.
Mas afinal, qual a real importância das cores para restaurantes?
Pode parecer que não, mas elas têm mais influência sobre as pessoas do que se imagina. Afinal, as cores trabalham com o subconsciente, na maioria das vezes nem é perceptível.
Desde criança as mídias visuais levantam certas impressões sobre o que sentir quando alguma cor é utilizada.
Assim, quando crescemos inconscientemente já temos opiniões formadas a respeito de cada cor e quando a visualizamos automaticamente aquele sentimento vem à tona.
Dessa forma, é importante optar por cores que refletem as características principais de seu ambiente. E conhecer seu público, para que as cores influenciam diretamente a eles.
Portanto, as cores para restaurantes são o principal fator para influenciar na experiência dos clientes e levá-los a compras. Venha entender como utilizá-las.
Cores Quentes
Perfeitos para usar em fast foods e outros estabelecimentos de alimentação mais rápida.
Porque esses tons trazem dinamismo para o ambiente, uma característica instigante e que o cliente grava.
Vermelho
O vermelho é uma das cores mais quentes que existe. Ele tem um papel fundamental de criar urgência nos clientes.
Por isso é um tom muito usado nos fast foods, por causar no cliente necessidade de ter algo rapidamente.
Além disso, o olhar capta o vermelho com muito mais facilidade se destacando dentre outras cores, dando um chamativo ao restaurante.
Assim, apesar de ser ótimo para chamar atenção, é recomendado não ser utilizado em excesso.
Amarelo
Também usada com frequência, é uma cor que estimula a fome e prende a atenção dos consumidores.
Ela também é útil para quem deseja uma maior rotatividade dos clientes.
Por exemplo, com as paredes do ambiente pintadas de amarelo, a cor irrita facilmente os clientes, o que faz com que eles não demorem a ir embora.
Laranja
O laranja é uma cor secundária, formada da combinação de vermelho com amarelo, uma ótima opção para dar ao ambiente um clima mais alegre, comunicativo e agradável.
O laranja é a cor perfeita para despertar o lado compulsivo do cliente, é comum que os restaurantes que apostem nessa cor tenham pedidos mais expressivos.
Além disso, estimula fome no cliente, e assim como todas as cores tem de usar com cautela.
Cores Frias
As cores frias acabam sendo um pouco menos comuns em bares e restaurantes, elas são mais discretas e chamam menos atenção.
Mas se usadas com sabedoria trazem truques especiais ao ambiente, elas transmitem seriedade, calma e natureza.
Verde
O verde remete diretamente à natureza, por isso é tão comum em estabelecimentos de produtos naturais, vegetarianos e veganos.
Ela traz tranquilidade e estimula o conforto e relaxamento, com uma sensação de natureza presente.
Perfeito, para restaurantes com uma comida mais saudável e ligada ao natural.
Azul
A cor do céu e do mar está constantemente relacionada a restaurantes de frutos do mar ou localizados na beira d’água.
Mas deve ser usada com bastante cautela, o azul estimula produtividade e inibe a fome, não use em abundância.
Roxo
As tonalidades de roxo podem trazer vários resultados negativos pros negócios, o subconsciente relaciona essa cor a venenos e toxinas.
O que pode causar falta de apetite. Porém ele também pode dar um toque de luxo ao local.
Logo, deve ser usado muito pouco e com cuidado para não passar a ideia errada.
Cores neutras
As cores neutras com certeza fazem a diferença. trazem ares agradáveis e leveza. Deve ser usada na medida certa assim como todas, ainda sendo uma boa opção.
Branco e Cinza
Duas cores monótonas, o branco representa paz e pode dar um toque especial se trabalhado corretamente.
Já o cinza, tira a personalidade do ambiente, ou seja, ambas as cores não devem ser usadas em excesso.
Afinal, um local com muito branco ou muito cinza fica sem vida, e não traz a melhor sensação ao consumidor.
Preto
Uma cor com restrições, mas seu uso traz sofisticação ao ambiente. O preto é moderno , deixa o espaço mais descolado, jovem, mas o ambiente também fica muito escuro.
Cores no cardápio
As cores não são importantes apenas no ambiente. Tudo precisa ser bem pensado e analisado.
Um cardápio bem pensado com cores combinando e estimulando o cliente ao que você deseja vender muito mais.
Por isso, aproveite o conhecimento da psicologia das cores e coloque em prática no seu cardápio também.
Para montar um cardápio bem legal, é interessante criar um cardápio digital, assim deixa as cores que preferir além de todo o resto da personalização.
O GrandChef por exemplo, possibilita que crie um cardápio digital a seu jeito, com as imagens que desejar, descrições, categorias e fácil de alterar sempre que precisar de mudanças.
Assim, você pode por as estratégias em ação e começar a vender.
Da para usar o cardápio digital do GrandChef de forma tradicional, disponível por meio de Tablets e celulares, ou por QR Code na mesa.
Todos serviços eficientes, rápidos e práticos. E para você que trabalha com delivery, ele ainda pode funcionar como um site de delivery próprio.
Imagina ter um local onde expor todos seus pratos estrategicamente e poder usar da forma que preferir e tudo em um único local?
Caso ainda não conheça o GrandChef é um sistema de gestão completo, especializado no ramo gastronômico como bares, restaurantes e similares.
Portanto, não perca mais tempo, baixe o GrandChef e comece a bombar sua gestão e a colocar em prática as estratégias aprendidas.
Ter seu restaurante na palma de sua mão e com o que necessita não tem preço.
Cores na decoração
A decoração do ambiente também pode ser bem viva, o colorido traz alegria e bom humor.
Portanto, não precisa ter medo de utilizar cadeiras coloridas ou mesas, claro que devem combinar com o resto das cores do ambiente.
Mas as cadeiras coloridas, combinadas com uma boa iluminação, trarão aconchego a seu cliente.
Por fim, você também pode abusar de objetos decorativos caso prefira, dando mais cor às paredes e ao ambiente. Quadros, plantas, adesivos, tudo traz ar de vida.