O que é Fechamento de Caixa?

Efetuar o fechamento do caixa faz parte da rotina dos operadores, no entanto, é uma atividade que exige foco e atenção para não gerar dúvidas.

Visto isto, é preciso ter estratégias e soluções para que o fechamento do caixa seja feito de maneira correta, tornando esse processo um aliado da gestão eficiente do negócio.

Basicamente, o Fechamento de caixa é um processo administrativo que verificar os movimentos do caixa em um determinado período, ou seja, todas as entradas e saídas de recursos.

Ao fechar o caixa, você deve conferir se os valores estão corretos e, caso necessário, corrigir o saldo resultante quando necessário.

Logo, o processo parece ser algo simples mas requer atenção, ainda mais, que é possível encontrar erros, enganos ou furo de caixa.

 Por isso, é de extrema importância que o fechamento seja feito de maneira adequada.

O que é Fundo de Caixa e Sangria de Caixa?

O fundo de caixa, também conhecido como fundo de troco ou “caixinha”, é um determinado valor que fica no caixa, como se fosse uma reserva, para dar troco ou pagamento de pequenas despesas do dia a dia.

O fundo de caixa pode funcionar de duas maneiras:

  1. Cada operador de caixa tem sua própria reserva, assim, o operador é responsável por gerar e separar seu próprio fundo de caixa;
  2. O proprietário é responsável pelo de caixa, ou seja, prepara e entrega o fundo de troco para os operadores. Assim, o dinheiro é renovado diariamente e, normalmente, existe um valor fixo a ser entregue.

Já que, a sangria de caixa é retirada de dinheiro que não foi programa e que pode ser feita várias vezes ao decorrer de um dia.

Mas, mesmo não sendo programada, a sangria deve ser contabilizada no total de transações na hora de efetuar o fechamento de caixa.

fechamento de caixa

Qual a Principal Função do Fechamento de Caixa?

Com o fechamento do caixa você terá:

  • Controle sobre todos os valores que entram e saem do caixa (pagamentos e sangrias);
  • Evitar retirar dinheiro do caixa que não foi programado ou não foram registradas, especialmente para o pagamento de despesas pessoais;
  • Identificará possíveis erros de cobrança equivocada, como falhas no troco ou no preço dos produtos;

Como fazer um Controle de Caixa Eficiente?

1° Faça a abertura do caixa

Primeiramente, é importante inserir o valor inicial da reserva, ou seja, do fundo de caixa, no qual será usado para dar o troco aos clientes.

Se acaso, o valor venha lançado automaticamente, é importante verificar se o saldo está de acordo com o que realmente está no caixa.

2° Registre todas as entradas e saídas do caixa

Nesta etapa deve ser registrado todas as movimentações durante o expediente do operador.

As entradas serão todas as vendas que aconteceram ao longo do dia e as saídas envolve os trocos e tudo aquilo que foi pago pela empresa.

Logo, algo que pode facilitar o fechamento de caixa é separar todos os comprovantes, por exemplo, separa as vendas com débitos, tickets, cheques e demais pagamentos.

3° Confira os valores do caixa

No momento, o operador de caixa deve somar os valores de acordo com o tipo de movimentação e contar a quantidade de vendas a prazo, por exemplo:

  • Dinheiro (notas e moedas);
  • Cheques (à vista e pré-datados);
  • Comprovantes de vendas em cartão (crédito rotativo, parcelado e débito);
  • Tickets;
  • Pagamentos diversos.

Além disso, é preciso somar os pagamentos que foram realizados, como vales para empregados e outras despesas.

Contudo, nesta é etapa é possível achar alguns erros, como o troco que foi entregue errado, houve algum lançamento incorreto ou a ausência dele, sangrias não registradas.

4° Efetue o fechamento de caixa

Por fim, basta somar o total de entradas e diminuir todas as saídas. O resultado deve ser exatamente igual ao saldo anterior do caixa.

O ideal é que o controle de caixa seja feito por meio de sistema de gestão eficiente, que efetue a abertura e fechamento de caixa com relatórios detalhado, como é o caso do Sistema GrandChef. Assim, todos os processos são feitos de forma automatizada, sem dores de cabeça.

Ficou interessado? Teste o Sistema GrandChef por 30 dias grátis.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: