Qual a Importância em Ter Controle de Caixa?

Toda empresa deve cuidar de seu controle de caixa, pois, é essa ferramenta que auxilia o empresario a ter total controle de suas transações financeiras.

Por meio dele, é possível acompanhar detalhadamente o desenvolvimento da empresa, com tudo que entra ou sai.

Assim, evita erros com gastos que não são recomendados para o momento que podem vir a causar prejuízo.

Portanto, é fundamental ter um controle de caixa em seu restaurante, venha entender mais detalhadamente o porque.

O Que é Controle de Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é um instrumento usado para controlar o financeiro da empresa.

Através dele é possível acompanhar a relação de entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em determinados momentos.

Assim, os períodos de realização dele podem ser variados, podendo ser diários, semanais ou mensais.

Dessa forma, o mais recomendado são os diários, pois, te dão uma análise mais detalhada e torna mais fácil o acompanhamento, inclusive solução de problemas futuros que possam vir.

Logo, o controle de caixa otimiza processos da gestão financeira, confira a baixo todos os benefício que ele trás.

Benefícios do Controle de Caixa

Ajuda o Processo de Tomada de Decisões: Para tomar qualquer decisão importante para a empresa, é preciso avaliar como ela está. E o controle de caixa te auxilia nisso, com ele é possível acompanhar as finanças e saber com precisão se é um bom momento a tomar certas decisões.

Auxilia a Gerenciar os Gastos: acompanhando detalhadamente o fluxo do caixa é possível saber quais gastos estão sendo desnecessários e tomar iniciativa para reduzi-los. Além de saber em quais setores deve ser investido ou em quais o investimento deve diminuir um pouco.

Planejamento do Financeiro: Sabendo os fluxos passados te permite fazer planejamentos futuros bem pensados e com um bom tempo para preparação. Pode prever meses que tem impacto negativo e positivo, criando medidas para melhorar isso.

Saber a Hora Boa Para Investimentos: O controle de caixa te proporciona todo o conhecimento sobre o que a sua empresa tem de saldo live, assim, você fica por dentro do momento exato em que possa realizar investimentos sem atrapalhar no bom andamento ou causar problemas financeiros.

Garante o Controle de seu Financeiro: Com o controle do que entra e sai todos os dias, o gerenciamento de seu financeiro é garantido, mas, se quiser fazer isso sem falhas e de forma mais simples pode investir em um sistema de gestão que o faça para você.

O GrandChef é um bom exemplo, seu módulo de controle de financeiro, o sistema irá cuidar de tudo que entra ou sai de seu restaurante, te dando relatórios detalhados do processo.

O GrandChef é um sistema de gestão completo, especializado no ramo alimentar, como restaurantes e bares.

Ele realiza os cálculos automáticos de seu fluxo de caixa te deixando livre de possíveis erros. Por meio dele, você também conta com controle de estoque, comanda eletrônica e muito mais.

Como Fazer um Melhor Controle de Caixa?

O primeiro passo fundamental, é fazer registro de entrada e saída, e usar livro de registro ou planilha do Exel já não é a função mais prática para seu negócio.

Para fazer esse acompanhamento, tenha um sistema de gestão eficiente, como o GrandChef, que otimizará tempo pra você, fazendo os processos automáticos.

E por meio dele você consegue acessar o relatório de fluxo de caixa, que te ajudará a verificar mais algumas coisas importantes.

Como sempre saber o saldo inicial do período, assim, você pode ter uma melhor noção de como esta o andamento do financeiro.

Dessa forma, também é de igual importância ter o fechamento de caixa, é muito importante fecha-lo e conferir se esta tudo em ordem.

O GrandChef, também pode te ajudar com isso, tendo um fechamento de caixa eficiente.

Assim como, para ter melhor controle de caixa é preciso saber a origem e destino de todo o dinheiro que entra e sai , além de acompanhar recebimentos e pagamentos feitos pelo restaurante.

Um erro muito comum em restaurante, é utilizar o dinheiro do caixa para uso pessoal. Jamais faça isso, assim você acaba misturando dinheiro da empresa com o seu pessoal.

Além de, ser esses detalhes que podem acabar a vir causar transtornos no final do dia no fechamento de caixa.

Portanto, mantenha uma boa gestão de controle de caixa e invista em um sistema de gestão para te ajudar com os processos.

Agora que já conferiu todas as vantagens do GrandChef, não perca mais tempo baixe agora e aproveite de todos os benefícios.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: