Soft Opening: Veja as Vantagens Desse Modelo de Inauguração

Você fez toda a preparação, treinou os funcionários, fez um planejamento, mas ainda não está certo de se está pronto para abrir ao público geral, então provavelmente a melhor opção é fazer uma soft opening.

Essa palavra é um termo em inglês que significa “abertura suave” em uma melhor tradução é uma pré inauguração, para um público selecionado.

Nesse processo, você deve conversar com o público e funcionários a fim de receber um feedback sincero.

Com esse feedback dos clientes você identifica pontos que precisam ser melhorados.

E no atual momento de pandemia em que vivemos, o soft opening também é uma ótima escolha para limitar o público em seu estabelecimento, afinal, atualmente “casa cheia” não é a melhor opção.

Além disso, seus funcionários têm a oportunidade de testar na prática se o atendimento será eficiente e a melhor forma de realizá-lo.

Portanto, se você quer saber se está tudo certo e ter uma ideia de como será o grande dia, o soft opening é a opção ideal para testar tudo e ser um sucesso na inauguração.

soft opening

Quem Convidar Para o Soft Opening?

Convide familiares, amigos, mídia específica (como jornalistas gastronômicos) e pessoas influentes.

Seus convidados devem gerar uma mídia espontânea a você, instigar pessoas a quererem conhecer seu restaurante na inauguração ao público.

Afinal, pessoas influentes te divulgando gera confiança e credibilidade a seu estabelecimento.

Então, convide pessoas que irão contribuir com seu negócio, clientes formadores de opinião e que não terão medo de passar a situação real a você. 

Como Fazer o Seu Soft Opening?

Para realizá-lo você precisa abrir seu estabelecimento com o funcionamento que teria caso fosse a inauguração ou um dia normal, com todo o planejamento feito anteriormente para esses momentos. 

Então tenha tudo planejado com sua equipe para o atendimento ocorrer normalmente. Afinal o soft opening é um teste sobre a funcionalidade de seu restaurante.

Então para realizá-lo como já citado convide familiares e amigos, pessoas em quem você pode confiar nas críticas.

Incentive seus funcionários a convidarem seus familiares e amigos também, mas não deixe sua soft opening virar tumulto. Limite uma certa quantidade de público que estará presente. 

No início não faça tanto uso de marketing digital, afinal, sua primeira inauguração será restrita. Então limite seu conteúdo a coisas mais sobre seu estabelecimento e atendimento e menos foco na inauguração inicial. 

soft opening

Organize o ambiente, seu estabelecimento deve estar limpo e organizado, deixe-o apresentável a seus clientes, inclusive com decorações que irá usar, deixe o local aconchegante para influenciar novos clientes.

Tenha a equipe preparada, sua equipe vai além dos garçons, deve haver também cozinheiros, treine os antes com os processos do restaurante.

Além disso, tenha um cardápio montado e pré estabelecido, saiba o que irá servir, defina os pratos, sobremesas, bebidas e deixe os clientes fazerem pedidos de maneira fácil. 

Sendo assim, certifique-se que seu estoque terá os ingredientes necessários para preparar os pratos do cardápio, faltar produtos logo no início não passa uma boa imagem.

Por fim, tenha um sistema para gerir seu negócio, assim você proporciona um atendimento de qualidade, automatizado desde os pedidos até o pagamento, como o caso do GrandChef

Sistema GrandChef

O sistema GrandChef é um sistema de gestão especializado no ramo gastronômico, como restaurantes, bares, pizzarias e similares.

Ele traz as melhores soluções a seus clientes, facilitando o atendimento e tornando tudo mais prático. Afinal, ficar no atendimento tradicional ocupa muito tempo e pode desagradar os clientes. 

Então contará com automatização desde a coleta dos pedidos com a comanda eletrônica, até as formas de pagamento como exemplo o uso de pagamento online. Veja algumas outras funcionalidades:

  • Controle de Caixa;
  • Controle de Estoque;
  • Venda Balcão;
  • Mesas e Comandas;
  • QR Code na Mesa;
  • Delivery Online;
  • Cardápio Digital;
  • Entre muitas outras.

Então não perca mais tempo, baixe gratuitamente e confira todas as vantagens que o GrandChef trará a sua gestão.

Portanto, agora que já viu todas as vantagens de usar o GrandChef, venha ter seu restaurante na palma da sua mão.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: