Vale a Pena Vender pelo Instagram?
Para vender pelo Instagram é preciso criar uma intimidade com um público e, assim, conquista-los.
Basta caprichar nas imagens dos produtos,descrição, explorar hashtags para ter mais alcance e interagir com o público.
Mas fique calmo, isso pode ser mais fácil do que parece, confira nesse artigo como inserir sua empresa no Instagram.
Por que Vender pelo Instagram?
A internet revolucionou o comportamento do consumidor, visto isto, investir em redes sociais como o Instagram pode aumentar suas vendas e a visibilidade da sua marca.
Então, se você ainda não usa essa ferramenta pode estar perdendo vendas, pois de acordo com estudo da Socialbakers o Instagram superou o Facebook em número de usuários.
Para que você possa imaginar o alcance da ferramenta, confira esse exemplo da Netflix Brasil.
A marca teve o maior engajamento no Instagram em território nacional no ano de 2019, atingindo mais de 20 milhões de interações, já que, o perfil tem 16,8 milhões de seguidores.
Além disso, exitem pesquisa que demonstra 50% dos usuários já compraram determinado produto ou contratou algum serviço que conheceram no Instagram.
Portanto, é uma ótima plataforma para o seu público conhecer sua marca e consumir o seu conteúdo.
Em outras palavras, será possível chamar a atenção dos seguidores, ficar mais perto dos potenciais clientes, consequentemente, pode levar o usuário a comprar.
Como Vender no Instagram?
1. Tenha um Perfil Comercial
Opte pelo Instagram Business, a ferramenta proporciona vantagens únicas para aumentar suas vendas.
Com isso, o perfil comercial possibilita o acesso das métricas e pode fazer anúncios interativos super criativos para atrair o público.
Logo, se usar um perfil pessoal para vender, está limitando tanto sua atuação quanto seus resultados.
Então, converter o perfil para comercial, é muito simples:
- Acesse configurações do seu Instagram;
- Escolha a opção “Alternar para o perfil comercial”;
- Sincronize a conta com sua fan page do Facebook (é necessário ter uma);
- Insira seus dados empresariais na opção “Configurar seu perfil comercial”.
2. BIO (biografia ou descrição) e Foto de Perfil
Na biografia do Instagram você deve contar o que tem a oferecer para o seu cliente, ou seja, como pode ajudá-lo.
A descrição do seu negócio deve ser feita com o intuito de conversar com seu público. Então, em alguns pontos como o diferencial da marca, o segmento no qual atua, o link do site ou Whatsapp.
Por fim, a foto de perfil deve lembrar sua empresa, então, uma boa opção é utilizar logotipo da sua empresa.
3. Publique Conteúdo Relevante
Perfil criado e agora o que deve ser postado?
Mantenha-se calmo, é hora de analisar o seu público e os formatos de conteúdo que são utilizados nessa rede social.
É importante levar em consideração que o Instagram é uma ferramenta visual, então, os usuários seguem as marcas para olhar os produtos.
Os principais formatos de publicação no Instagram são fotos e vídeos, compartilhe textos e conteúdos de credibilidade que enriquecem o seu perfil.
E se você trabalha com delivery online, pode compartilha o link do seu site próprio de delivery para aumentar suas chances de vendas.
Por exemplo, o GrandChef é um sistema de gestão completo para segmentos gastronômicos que conta um delivery online.
Além disso, disponibiliza um site próprio que se comporta como aplicativo que pode ser divulgado em todas as redes sociais.
Fotos
Anuncie os produtos da sua marca no seu Instagram, mas é preciso publicar fotos de qualidade e bem pensadas, abuse da sua criatividade.
Por exemplo, se você tem uma doceria, poste fotos do bolo inteiro e sendo cortado para que público conheça o produto por completo.
Além disso, você pode pedir que os clientes postem fotos saboreando determinado prato para que você faça o reposte no seu feed e nos stories.
Assim, poderá realizar um interação com os usuários e, ainda, faram propaganda por você.
Vídeos
Utilize os vídeos a favor da sua marca, criando conteúdos educativos, recheados de informações dos seus produtos.
Por exemplo, se você vende açaí é uma ótima oportunidade para falar sobre os benefícios da fruta.
Aproveite dos recursos que o próprio Instagram disponibiliza para criar o conteúdo, como o boomerang.
4. Estabeleça uma Frequência nas Publicações
O Instagram é super dinâmica e disponibiliza várias publicações rolando soltas no feed dos usuários diariamente.
Por isso, garantir sua presença online é crucial que sua marca não seja esquecida e escondia pelas outras.
Embora não exista nenhuma regra é interessante seja publicado pelo menos um por dia, até porque quem não é visto não é lembrado.
Por fim, conheça o seu público para que saiba a forma correta para se comunicar e horário que estarão disponível para garantir mais visualizações.
5. Crie sua loja
O Instagram está se aprimorando para atender as necessidades dos empreendedores na plataforma.
Com isso, foi criado o Instagram Shopping, onde você pode cadastrar seus produtos e vender diretamente por lá.
Facilitando a compra do seu cliente, ou seja, é possível vender pelo Instagram diretamente.
Mas, é preciso cadastrar os produtos no marketplace do Facebook e fazer a marcação nos seus posts.
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