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Atendimento ao Cliente: Benefícios de Padronizá-lo

A padronização do atendimento ao cliente pode ser essencial para que o negócio atraia mais clientes e consiga alcançar as metas. 

Afinal os clientes são a maior riqueza de um restaurante, são eles que compram os seus produtos. 

Essa clientela anda cada vez mais exigente, exigindo melhor atendimento e você não pode correr o risco de perdê-los e queimar o nome de sua marca.  

E assim, quando se trata de atendimento  ao cliente sempre surgem dúvidas se deve padronizar-lo, se isso realmente traz benefícios. 

Além disso, a questão de padronizar o atendimento é melhor que personalizá-lo?

Então aqui vamos esclarecer sua dúvida, mostrar essas duas formas de atendimento e todos os benefícios do atendimento padronizado. 

O que é atendimento padronizado?

O atendimento padronizado é uma espécie de código que regula a interação se ter com o cliente. Ou seja, criar uma espécie de roteiro de atendimento.

Esse tipo de atendimento possui muitos benefícios e vamos te apresentar alguns deles a seguir. 

1. Reforça a marca

A sua marca tem que ser muito mais que um slogan ou logotipo. Deve conter um espaço, forma de atendimento tudo. 

Assim, quando o cliente olha sua marca ou escuta o nome, se lembra de algo muito bom.

Por isso, ao padronizar o atendimento ao cliente, é possível se comunicar mais facilmente e reforçar a sua marca.

Dessa forma, os atendentes interagem com o público seguindo a política do restaurante, de maneira mais descontraída ou séria. Até a educação pode entrar na padronização. 

Quando soma isso a outros elementos da marca, impacta muito na experiência do cliente.

2. Aumento da satisfação do cliente

Muito mais do que o espaço físico, a comida, ou alto preço, o que mais afasta clientes é um atendimento ruim. 

Um restaurante tem muito a perder por ter um atendimento ruim. Por isso, o conceito tem de ser revisto e padronizar o tratamento. 

Inclusive quando percebem que o processo de atendimento ao cliente é fluido e eficiente, viram inclusive promotores de sua marca. Indicando para familiares, amigos e conhecidos.

3. Mais agilidade

Quando há uma base de roteiro a ser seguido é mais fácil atender os clientes. Mesmo que as falas não sejam sempre as mesmas e haja uma interação. 

Ele já sabe o que perguntar e como prosseguir. Assim, perde menos tempo tentando achar respostas certas. 

Agora a maior padronização de atendimento pode se dar por meio da tecnologia. Imagine o padrão ser o cliente conseguir visualizar tudo e fazer o pedido sozinho. 

Dessa forma, agilidade de atendimento dobra, e a satisfação dos consumidores é garantida.

E isso é possível por meio do cardápio por QR code na mesa. Onde você disponibiliza um código, o cliente escaneia ele com o próprio celular e pronto, confere tudo e faz o pedido. 

Afinal, montar um QR code é muito fácil e vai ser a maior padronização de atendimento já feita, crie ele com um software de gestão como o sistema GrandChef. 

Um sistema de gestão totalmente especializado no ramo que conta com as melhores soluções para seus clientes. 

Por meio dele, você cria um cardápio digital e disponibiliza-o por meio de QR code na mesa. Assim, os cliente acessam o pedido que vai direto para a cozinha. 

Além de ter todas as funções de gestão integradas juntas, facilitando controlar tudo. 

Então não espere mais não, padronize seu atendimento com o GrandChef. Baixe ele gratuitamente e confira os benefícios de todos os seus controles de gestão.

Dessa forma, descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão. E sobrar mais tempo para interagir com os clientes de forma despreocupada sem se preocupar em tirar pedidos. 

4. Melhora a resolução de problemas

Com processos todos bem alinhados é muito mais fácil para quem lida diretamente com o público resolver problemas que apareçam. 

Essa é uma maneira de promover a fidelização, pois reduz as chances de haver clientes insatisfeitos. 

Assim, a padronização do atendimento ao cliente torna os processos mais ágeis e melhora os processos do restaurante. 

E toda sua equipe acaba ganhando mais autonomia para resolver problemas e tem facilidade para responder a questionamentos comuns.

Pois, vão conhecer todo o processo de atendimento de seus produtos e serviços.

O que preciso para padronizar o atendimento ao cliente?

Os itens necessários para uma padronização de atendimento, é uma equipe bem engajada, educada e com conhecimentos. Podem ser listados em:

  • Conhecer o estilo dos clientes para a abordagem ser certeira;
  • Terem conhecimento total dos produtos;
  • Se certificar de que todos entendam o que é padronização;
  • Elaborar lista de o que não pode faltar no atendimento;
  • Treinamento de garçons.

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