Atendimento ao Cliente: Benefícios de Padronizá-lo
A padronização do atendimento ao cliente pode ser essencial para que o negócio atraia mais clientes e consiga alcançar as metas.
Afinal os clientes são a maior riqueza de um restaurante, são eles que compram os seus produtos.
Essa clientela anda cada vez mais exigente, exigindo melhor atendimento e você não pode correr o risco de perdê-los e queimar o nome de sua marca.
E assim, quando se trata de atendimento ao cliente sempre surgem dúvidas se deve padronizar-lo, se isso realmente traz benefícios.
Além disso, a questão de padronizar o atendimento é melhor que personalizá-lo?
Então aqui vamos esclarecer sua dúvida, mostrar essas duas formas de atendimento e todos os benefícios do atendimento padronizado.
O que é atendimento padronizado?
O atendimento padronizado é uma espécie de código que regula a interação se ter com o cliente. Ou seja, criar uma espécie de roteiro de atendimento.
Esse tipo de atendimento possui muitos benefícios e vamos te apresentar alguns deles a seguir.
1. Reforça a marca
A sua marca tem que ser muito mais que um slogan ou logotipo. Deve conter um espaço, forma de atendimento tudo.
Assim, quando o cliente olha sua marca ou escuta o nome, se lembra de algo muito bom.
Por isso, ao padronizar o atendimento ao cliente, é possível se comunicar mais facilmente e reforçar a sua marca.
Dessa forma, os atendentes interagem com o público seguindo a política do restaurante, de maneira mais descontraída ou séria. Até a educação pode entrar na padronização.
Quando soma isso a outros elementos da marca, impacta muito na experiência do cliente.
2. Aumento da satisfação do cliente
Muito mais do que o espaço físico, a comida, ou alto preço, o que mais afasta clientes é um atendimento ruim.
Um restaurante tem muito a perder por ter um atendimento ruim. Por isso, o conceito tem de ser revisto e padronizar o tratamento.
Inclusive quando percebem que o processo de atendimento ao cliente é fluido e eficiente, viram inclusive promotores de sua marca. Indicando para familiares, amigos e conhecidos.
3. Mais agilidade
Quando há uma base de roteiro a ser seguido é mais fácil atender os clientes. Mesmo que as falas não sejam sempre as mesmas e haja uma interação.
Ele já sabe o que perguntar e como prosseguir. Assim, perde menos tempo tentando achar respostas certas.
Agora a maior padronização de atendimento pode se dar por meio da tecnologia. Imagine o padrão ser o cliente conseguir visualizar tudo e fazer o pedido sozinho.
Dessa forma, agilidade de atendimento dobra, e a satisfação dos consumidores é garantida.
E isso é possível por meio do cardápio por QR code na mesa. Onde você disponibiliza um código, o cliente escaneia ele com o próprio celular e pronto, confere tudo e faz o pedido.
Afinal, montar um QR code é muito fácil e vai ser a maior padronização de atendimento já feita, crie ele com um software de gestão como o sistema GrandChef.
Um sistema de gestão totalmente especializado no ramo que conta com as melhores soluções para seus clientes.
Por meio dele, você cria um cardápio digital e disponibiliza-o por meio de QR code na mesa. Assim, os cliente acessam o pedido que vai direto para a cozinha.
Além de ter todas as funções de gestão integradas juntas, facilitando controlar tudo.
Então não espere mais não, padronize seu atendimento com o GrandChef. Baixe ele gratuitamente e confira os benefícios de todos os seus controles de gestão.
Dessa forma, descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão. E sobrar mais tempo para interagir com os clientes de forma despreocupada sem se preocupar em tirar pedidos.
4. Melhora a resolução de problemas
Com processos todos bem alinhados é muito mais fácil para quem lida diretamente com o público resolver problemas que apareçam.
Essa é uma maneira de promover a fidelização, pois reduz as chances de haver clientes insatisfeitos.
Assim, a padronização do atendimento ao cliente torna os processos mais ágeis e melhora os processos do restaurante.
E toda sua equipe acaba ganhando mais autonomia para resolver problemas e tem facilidade para responder a questionamentos comuns.
Pois, vão conhecer todo o processo de atendimento de seus produtos e serviços.
O que preciso para padronizar o atendimento ao cliente?
Os itens necessários para uma padronização de atendimento, é uma equipe bem engajada, educada e com conhecimentos. Podem ser listados em:
- Conhecer o estilo dos clientes para a abordagem ser certeira;
- Terem conhecimento total dos produtos;
- Se certificar de que todos entendam o que é padronização;
- Elaborar lista de o que não pode faltar no atendimento;
- Treinamento de garçons.
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