Estratégias Para Fidelizar Clientes no Seu Restaurante


Atrair clientes a seu restaurante é fundamental para que seu fluxo de vendas continue bem, porém para manter essas pessoas é preciso fidelizar os clientes.

Porém fidelizar esses clientes não é a tarefa mais fácil que existem, afinal lidar com pessoas exige um pouco de preparo e treinamento. 

Por isso é tão comum encontrar aqueles programas de fidelidade nos estabelecimentos gastronômicos, eles cativam o público e faz com que eles voltem.

Mas, é importante saber que estratégias de fidelização não são apenas cartões fidelidades, e outras bonificações, vai muito mais além e incluem muito mais ações.

Por isso, separamos neste artigo algumas dicas de como fidelizar clientes e fatores externos que interferem diretamente para formar  a opinião do cliente. 

Portanto, se está querendo saber o que pode melhorar em seu restaurante para fidelizar clientes continue lendo.

Estratégias para fidelizar clientes

1. Tenha uma equipe motivada

Uma impressão que com certeza fica é a do atendimento, seja ele bom ou mal, além de ser a cara que o cliente leva para a vida sobre seu restaurante. 

Por isso é importante ter uma equipe motivada e bem disposta a atender os clientes, eles precisam saber resolver conflitos e lidar com o cliente sendo simpáticos e atenciosos.

Além disso, seus funcionários devem conhecer a fundo seu cardápio, para fazer indicações e responder a dúvidas que possam surgir, treme completa autonomia sobre o produto que vendem. 

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Assim, é importante um treinamento resultando em uma equipe bem capacitada que lide com os conflitos do dia a dia. E principalmente cause uma boa impressão ao cliente.

Acredite se ele vier a ser tratado mal alguma vez, ou qualquer erro que não seja resolvido devidamente marcará profundamente a imagem de seu restaurante como algo negativo na cabeça daquele cliente, fazendo com que ele não volte e nem te recomende. 

2. Crie um ambiente agradável

Com certeza você já foi a restaurantes em que não gostou muito do ambiente e isso marcou sua vida. 

É por isso que é importante criar um ambiente agradável, para assim o cliente entrar se sentir acolhido e querer ficar.

Por mais que digam que não se deve ler um livro pela capa, muitas pessoas ainda fazem isso e julgam pela aparência. 

Assim, o ambiente agradável se torna peça chave para fidelizar clientes e isso vai além da harmonia das cores e decoração. A música ambiente, temperatura e limpeza também contribuem diretamente com isso. 

Afinal, todo mundo se sente tentado a voltar a um local no qual se sente bem, ainda mais se a comida for saborosa. 

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3. Tenha um cardápio atrativo

Para evitar que o cliente tenha uma decepção com seu cardápio ele deve ser bem pensado e montado.

Contendo comidas que combinam com seu público-alvo e seus restaurantes, tudo combinado em um cardápio atraente que cative o cliente.

A preferência é que seu cardápio tenha um aspecto que instigue a vontade de comer, assim tudo parecerá extremamente saboroso quando o cliente bater o olho.

Assim, as fotos são uma boa opção para mostrar as opções do menu de uma forma mais real e para o cliente ter uma base de o que esperar. 

Agora para influenciar ainda mais na experiência do cliente é interessante que tenho um cardápio por QR Code, onde o cliente lê o código e tem acesso ao seu cardápio digital visualizando tudo na tela de seu próprio celular. 

Naquele ambiente será apresentado os pratos, com fotos, descrições tudo corretamente em uma experiência inovadora para o cliente e com muito mais liberdade, como no cardápio QR Code do GrandChef.

Caso não saiba do que se trata o GrandChef, é uma plataforma de gestão completa especializada no ramo gastronômico, que inclui dentro de suas funcionalidades o cardápio por QR Code na mesa. 

O código é liberado e você pode dispor dele no local que desejar da mesa, ele direciona diretamente ao seu cardápio para que o cliente faça o pedido que vai direto para a cozinha. 

Fácil, rápido, prático e inovador trazendo aquele diferencial que seu cliente adora. 

Além disso, você ainda conta com todas as funcionalidades de gestão para auxiliar os processos de seu restaurante e otimizar tempo.

Portanto, não perca mais tempo, teste o GrandChef e comprove todos os benefícios que ele trás à sua gestão.

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4. Ofereça promoções

Uma fica um pouco batida, mas que sempre funciona, as promoções são ótimas para chamar os clientes e fazer eles voltarem também.

E ao contrário do que muitos pensam as promoções podem ser bem lucrativas, afinal você não está dando algo gratuito ao cliente, ele faz por merecer aquilo.

Portanto, os combos, compre um e leve dois, descontos na compra de determinados produtos são as promoções queridinhas do consumidor e que funcionam. 

As promoções também são ótimas para vender os produtos que não tenham muita saída, oferecer eles juntamente de produtos bem vendidos fará aumentar as vendas e o ticket médio.

5. Aproveite as redes sociais

Aceitei que as redes sociais vieram para ficar e temos de nos adaptar a isso e usar a nosso favor, pelo seu grande público elas são ótimas para divulgação e fisgar clientes.

Por isso, crie perfis, mostre seus produtos, mostre o que propõe a seus clientes e como eles são tratados bem. 

Além disso, mostre seu espaço, comidas e deixe um local aberto para receber feedbacks e opiniões dos clientes. 

Logo, irá cativar os clientes e instigar eles a te visitarem e posteriormente voltarem sendo fidelizados.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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