Comanda eletrônica para restaurantes

O que é uma comanda eletrônica?

Uma comanda eletrônica é um tipo de comanda digital que serve para lançar pedidos que os clientes façam enquanto estão no restaurante.

É geralmente acompanhada de um código de barras, e usada para substituir as antigas comandas impressas ou manuscritas.

Com a comanda eletrônica o garçom pode registrar os pedidos no sistema, e o caixa pode usar a comanda para ver os pedidos e efetuar o pagamento.

Como funciona a comanda eletrônica?

Vamos ver como você pode usar a comanda eletrônica no seu restaurante:

Quando o cliente entra no seu restaurante ele recebe um cartão, o garçom abre o sistema mobile (GrandChef) e lança todos os produtos que são realizados pelo cliente, também tem a possibilidade de fazer diferente, o garçom pode ler o código de barras das comandas e já lançar os pedidos pelo terminal (computador). O pedido de cada cliente pode ser feito diretamente na tela de um smartphone ou tablet, sendo enviado em seguida a uma impressora conectada por uma rede.

Quando o cliente se dirigir ao caixa para efetuar o pagamento, basta passar o código de barras no leitor ligado ao sistema para ver todos os pedidos feitos.

Esse método agiliza os processos dos restaurantes que trabalham com comanda eletrônicas.

Alem de ter uma Comanda eletrônica para aumentar a agilidade no atendimento de restaurantes, lanchonetes e similares. O GrandChef disponibiliza um modelo de comanda para ser impressa, para facilicar o controle de pedidos no seu restaurante.

Com a comanda eletrônica, o atendimento será exclusivo, visto que o cliente terá em mãos uma identificação de consumo.

Em outros casos, como bares noturnos, hamburgueria  é necessário utilizar as comandas eletrônicas pré-pagas, onde o cliente insere créditos para depois utilizar no seu restaurante, veja como funcionar no vídeo abaixo:

Não só isso garante uma maior rapidez na hora de atender consumidores como ajuda a aumentar a confiança do serviço. Além de os pedidos poderem ser conferidos pelo cliente antes de serem enviados, os documentos gerados também servem como uma forma de obter um controle maior sobre os itens comercializados durante um dia de trabalho.

Vantagens da comanda eletrônica

Economia

Com o uso de um sistema de comandas eletrônicas, você pode reduzir despesas no seu restaurante.

Em um ano a economia com papeis de comanda em relação a um sistema informatizado pode ser de até 10% no primeiro ano, segundo este estudo da Unicamp (http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/nova/index.php/be310/article/viewFile/234/180).

Percepção dos clientes

Pode não parecer, mas os clientes percebem as vantagens das comandas eletrônicas, conforme um estudo da Universidade Federal de Sergipe. (https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/545)

Apesar de não considerarem ela um fator-chave na hora de decidir onde comer, a maioria deles considera a ferramenta digital superior à comanda em papel e que não tiveram problemas em experiências anteriores.

Evita prejuízos e fraudes

Com a comanda eletrônica a maioria das fraudes pode ser impedida.

Você pode determinar que pedidos só possam ser cancelados com senha e justificativa enquanto a cozinha e o bar só receberão pedidos que forem registrados no sistema.

Existem equipamentos de controle de entrada e saída (catraca) com comanda, onde ao entrar a pessoa já recebe automaticamente uma comanda e só pode sair com uma comanda limpa ou paga.

Controle em tempo real

Você pode acompanhar em tempo real pelo computador todas as mesas, pedidos e valor gasto.

Pedidos feitos descontam imediatamente os insumos do estoque e você pode ver tudo o que foi consumido por um cliente ou todos eles.

Evita erros

Dependendo da caligrafia do seu garçom pode ser difícil para a cozinha compreender o pedido. Se a casa estiver cheia, então nem se fala.

Usando a comanda eletrônica seu garçom consegue anotar o pedido rápido, sem rasuras, e a cozinha recebe os pedidos em ordem na fila de pedidos.

O GrandChef inclui um aplicativo móvel para garçons fazerem o atendimento, incluindo tecnologia de reconhecimento de voz. Saiba mais aqui. (https://help.grandchef.com.br/comanda-eletronica-reconhecimento-de-voz/)

Como começar a usar

Para começar a usufruir das vantagens da comanda eletrônica no seu serviço de alimentação você vai precisar, obviamente, das comandas.

É possível obter comandas de plástico personalizadas, com a marca do seu restaurante em uma gráfica.

Você também pode utilizar as catracas com comandas, para que seus clientes recebam uma comanda assim que entrarem, e depositem na saída.

Para usar essas comandas, você vai precisar de um sistema para gerenciar pedidos em comandas. Nós recomendamos o GrandChef porque, além de possuir suporte a comandas eletrônicas, também inclui diversos recursos essenciais para qualquer restaurante.

Baixe o GrandChef para testar a comanda eletrônica e todos os recursos de graça por 30 dias. É só fazer o download aqui: https://www.grandchef.com.br/downloads/

Vídeo demostrativo > Comanda eletrônica

Com o GrandChef, você tem esses recursos palma da sua mão, teste por 30 dias gratuitos agora mesmo

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

One thought on “Comanda eletrônica para restaurantes”

Deixe uma resposta

Ainda não conhece o GrandChef? Teste gratuito por 30 dias
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: