Dicas de como Aumentar o Ticket Médio do Restaurante
Saber o que é o ticket médio e como aumenta-lo pode ser a salvação de seu negócio em muitos casos.
Com ele é possível saber o quanto você fatura por cliente e acompanhar melhor as finanças do restaurante, ter consciência de se está gerando lucros ou prejuízos, entre outras coisas.
Sendo assim, você precisa saber como calcular o ticket médio de seu restaurante e descobrir quais são as deficiências e oportunidades de lucrar mais.
O que é o Ticket Médio?
O ticket médio é referente ao valor médio das vendas realizadas em um determinado período.
Ele mostra o desempenho da empresa, de acordo com o valor consumido por clientes.
Sendo assim, é indicado que se separe um período para realização do cálculo, como dia, semana ou mês, afim de facilitar o processo de acompanhamento.
Mas não se preocupe, é um cálculo muito simples de ser realizado e não há necessidade de quebrar a cabeça para faze-los.
Como Realizar o Cálculo
O cálculo do ticket médio é muito prático de ser feito, sem nenhum segredo.
É necessário apenas identificar quantas vendas foram realizada em determinado período.
Logo depois, dividir o valor total das vendas pela quantidade de clientes que fizeram compras nesse período. Fazer os cálculos por dia, pode ser mais vantajoso.
Assim, você acompanha a média de lucros, vê o porcentual dos produtos que mais saem e os que mais rendem, podendo criar estratégias de aumento de vendas em cima desses dados.
Mas, caso bata uma preguiça de realizar os cálculos, não se preocupe, há sistemas que executam o cálculo para você, tornando a gestão do seu negócio mais fácil, como é o caso do GrandChef.
O GrandChef é um sistema de gestão especializado em restaurantes, bares, pizzarias e similares, dessa forma, sabem exatamente como solucionar seus problemas.
Com o GrandChef sera fácil gerenciar o seu empreendimento e ficar por dentro do cálculo médio, teste grátis e confira por si próprio.
Não tenha duvidas, agilize os processos de seu restaurante com o GrandChef, e se beneficie de todas as suas funções.
A importância do Ticket Médio
Com o resultado do valor do ticket médio acompanha-se o rendimento do restaurante, auxilia a saber o fluxo de caixa, assim, te ajudando a decidir melhores momentos para realizar investimentos.
Assim, acompanha-se o ganho do restaurante e possibilita ver se o fluxo de vendas está bom, ou se é necessario investir em melhorias de seus funcionários para aumento de vendas.
A lógica para o ticket médio funcionar, não é apenas empurrar produtos a seus clientes, mas sim, saber oferecer opções de produtos na hora certa, garantindo maiores vendas.
Então, conhecendo o valor médio de renda do restaurante você se torna capaz de gerenciar o que está dando certo ou não, assim como, o que deve ser mantido e descartado.
A partir do momento em que se tem controle da saída dos produtos, e do lucro que eles trazem, você cria conhecimento para quais são os produtos em que deve-se investir no aumento das vendas.
Por fim, para manter um melhor controle dos cálculos faça um acompanhamento e avaliação constante da renda média dos produtos e clientes, continuando avaliando o que está dando certo.
Estratégias para Aumentar o Ticket Médio
Criar opções de combos no cardápio
Os combos não são nenhuma novidade no ramo gastronômico mas, sempre ajudam a influenciar na decisão do cliente.
A oportunidade de se obter mais de um produto, por um preço razoável e menor do que a compra dos mesmos separadamente, instiga o cliente a compra.
Portanto, pense em ideias lógicas de combos, que sejam comodas a você e seu cliente, oferecendo variedades. Como opções de adição de molhos ou bebidas.
Mas, não tente passar a perna em seu cliente, cada dia mais eles estão atentos as promoções enganosas. Então seja justo, e crie combos que realmente valham a pena.
Cupons de descontos ou cartões fidelidade
As pessoas são atraídas por promoções e oportunidades de ganhar com algo.
Desta forma, não precisam ser cupons com descontos muito elevados, 10% a 15% são mais que suficientes.
Sendo assim, esse desconto pode influenciar o cliente a pedir pratos mais caros do que o habitual ou fazer o dobro de pedidos. Aumentando as vendas e atraindo os clientes que estavam só a espera de uma oportunidade para decidir te visitar.
A mesma coisa acontece com os cartões fidelidade. Eles chamam o cliente a ir a seu restaurante com mais frequência e gastar afim de ganhar um beneficio no final.
Indique itens relacionados
Treine sua equipe a fazer sugestões e indicar itens relacionados ao pedido do cliente.
Como exemplo, acompanhamentos, sobremesas, bebidas que combinem com a comida, sugestões feitas com gentiliza, para influenciar o cliente de forma natural.
Aumentando assim os pedidos realizados por clientes, subindo seus lucros.
Mantenha bom relacionamento com o cliente
Não é novidade nenhuma que clientes exigem bom atendimento e podem deixar de frequentar um local se as expectativas não forem atendidas.
Portanto, invista em bom relacionamento, principalmente com os clientes antigos.
Afinal, a probabilidade deles voltarem é muito maior que a de ganhar novos clientes.
Logo, mantenha uma boa postura de atendimento, seus clientes antigos já conhecem o estabelecimento e exigem menos esforços para serem convencidos de algo.
Disponibilize frete grátis
Se você possui serviço de delivery, ofertar frete grátis pode ser o que irá atrair os clientes a você.
Adéque essa opção a um valor minimo de compra, sendo que, o cliente prefere gastar com produtos do que com transporte.
A visão de ter de gastar com entrega não é tão bem vista, a maioria dos clientes preferem gastar um valor a mais em produtos e obter frete grátis, do que ter gastos estras com transporte.
Sendo assim, é possível obter uma margem de lucro mesmo não cobrando taxa de entrega em certos pedido, tenha noção dos valores cobrados de entrega e da minima possível para disponibilizar frete grátis.
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