Como Montar um Restaurante de Comida Italiana?

O primeiro passo para montar um restaurante de comida italiana é conhecer a fundo essa gastronomia e cultura. 

Afinal, para montar um restaurante temático é preciso muito mais do que apenas a ideia, é preciso conhecer sobre  a temática do restaurante para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Essa culinária é muito popular no país por ter muitas massas e ser algo de costume de conhecer já, por isso, os brasileiros costumam ter preferência por restaurante de comida italiana.

Então, se está pensando em abrir um negócio desse ramo, fique ligado em algumas dicas e coisas que não podem faltar para seu restaurante ser um sucesso.

1 – Estude a Culinária Italiana

Antes de tudo, se você quer vender uma comida italiana de qualidade é preciso entender sobre ela e seus componentes.

E não, não é preciso ir a Itália para isso, existem muitos chefs e profissionais especializados nessa área que podem lhe dar cursos e te ensinar. 

Saiba os temperos e elementos fundamentais dessa gastronomia, e claro, é possível fazer adaptações para o paladar brasileiro. Mas tudo isso sem perder a essência principal. 

Assim, ofereça uma comida caseira de qualidade e saborosa que será irresistível a seus clientes. 

Portanto, conhecendo a culinária não terá erro na hora de preparar os pratos e decidir o melhor menu a ser disponibilizado.

Restaurante de Comida Italiana

2 – Defina seu Público e Localização

A comida italiana é preferência de muitos brasileiros, mas os italianos que vivem pelo país também não devem ser esquecidos. 

Assim, é fácil agradar a basicamente todos os públicos, ninguém resiste as massas e até mesmo as pizzas. 

Mas saiba definir seu público, ele será bem seletivo, para descendentes italianos que apreciam essa comida, será dirigido a brasileiros que apreciam essa boa culinária, definir seu público-alvo é muito importante.

Outra questão é a localização, caso em sua cidade exista bairros muito habitados por italianos ou com características desse país. É interessante procurar se estabelecer por lá, para criar um maior vínculo com a cultura.

Mas, caso isso não seja possível, siga as regras para a abertura de qualquer estabelecimento.

Tendo uma boa localização, de fácil acesso, com estacionamentos, espaço e que atraia ao público.

O local pode parecer algo que não mereça tanta atenção, mas é de extrema importância atentar-se a ele, uma localização ruim pode trazer mais prejuízos e críticas do que você possa imaginar. 

3 – Estrutura do Restaurante

Para que seu restaurante entre no clima de um restaurante de comida italiana, invista no ambiente ser característico disso. 

Assim, qualquer cliente que te visite terá uma experiência italiana completa, e não somente da comida. 

Para isso, tenha uma decoração típica, pesquise as características comuns de restaurantes italianos e capriche, crie um ambiente agradável e que remeta a Itália. 

A decoração vai desde as paredes até as mesas, traga a Itália até seu restaurante e cative seus clientes pela experiência e boa comida que proporciona a eles.

Restaurante de Comida Italiana

Além disso, toda abertura de restaurante necessita de equipamentos adequados para o atendimento correr bem e sem erros.

É preciso mesas e cadeiras, panelas, fogão e forno adequado, utensílios de cozinha e muito mais. Então também pesquise quais equipamentos serão necessários para montar um restaurante italiano e providencie. 

4 – Defina o Cardápio

Definir o cardápio é muito importante, lembre-se de que muitos produtos pode confundir o cliente, então estude a engenharia do cardápio e as melhores formas de o estruturar.

Você terá um restaurante de comida italiana, o ideal é ter comum menu centrado mais do que sua metade nessa culinárias, isso inclui a presença de vinhos e pratos típicos.

Então escolha as comidas que serão servidas, caso vá investir em pratos mais típicos como as massas não será tão interessante servir pizzas também, para não lotar de mais o menu.

Então saiba exatamente o que quer servir, e capriche em arrumar esses produtos de forma certa e por preços justos, cobrar preços excessivos não agrada os clientes e os fazem muitas vezes nem voltar.

Com todos os produtos que serão servidos em mente, os separe por categorias. Além de uma dica interessante ser colocar os produtos mais caros por primeiro para os outros parecerem bem mais acessíveis.

Logo, você terá um cardápio bem arrumado, com preços adequados e que agrada ao cliente.

Restaurante de Comida Italiana

5 – Tenha um Sistema Para te Auxiliar

Para todo estabelecimento funcionar bem e sem erros é importante ter um bom sistema por trás para auxiliar as tarefas. 

Um bom exemplo disso é o GrandChef, um sistema de gestão completo especializado no ramo alimentício, como restaurantes, bares, pizzarias e similares. 

O GrandChef, trás as melhores soluções aos seus clientes, sempre procurando a melhor forma de resolver seus problemas.

Assim, conta com inúmeras funcionalidades, para otimizar tempo e tornar sua gestão mais prática, como:

  • Controle de Caixa
  • Controle de Estoque
  • QR Code na Mesa
  • Comanda Eletrônica
  • Controle de Financeiro
  • Delivery Online
  • Backup em Nuvem
  • Pagamento Online

Tudo isso e muito mais você encontra no GrandChef, é bom de mais não é mesmo.

Ter um controle de gestão eficiente, e poder acompanhar de onde estiver sem se preocupar com nada somente com o GrandChef.

Portanto, não perca mais tempo, baixe agora, faça um teste grátis e comprove os benefícios que o GrandChef trás a sua gestão. 

Restaurante de Comida Italiana

Agora que já conferiu todas as vantagens de usar o GrandChef, não perca mais tempo e venha conferir como é ter seu restaurante na palma de sua mão. 

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: