Como Montar uma Pizzaria?

A pizzaria é a queridinha de todo mundo, seja nos momentos de preguiça de cozinhar, confraternizações de amigos, tudo sempre acaba em pizza.

E assim ela é responsável pela independência financeira de muitos brasileiros, essa culinária trazida pelos imigrantes italianos caiu no gosto do povo e hoje em dia é uma das comidas mais pedidas. 

Nesse caso, se você é um empreendedor e está afim de começar a empreender com pizza ou se já tem uma pizzaria, este artigo foi feito para você.

Iremos listar aqui tudo o necessário para começar no ramo, desde equipamentos, até ideias de negócio e inclusive mostrar clientes GrandChef que arrasam nas vendas com pizza. 

Portanto, se está interessado no ramo das pizzarias, continue por aqui e venha entender tudo.

O que é preciso para começar uma pizzaria?

Investir no ramo alimentício também significa ter que investir em equipamentos para preparar a comida. 

Assim, em uma pizzaria não seria diferente, por isso listamos abaixo alguns itens que não podem deixar de faltar em sua cozinha.

  • Forno: As pizzas precisam ser assadas. Ele pode ser a gás, a lenha ou elétrico de acordo com sua preferência. Se tem dúvidas na escolha confira nosso artigo sobre o assunto: Melhor forno para pizzarias
  • Processador de Alimentos: ele agiliza os processos e economiza mão de obra
  • Masseira: Para ajudar no processo e agilidade de esticar massas.
  • Fogão: podendo ser um comum no início
  • Geladeira: A escolha do tamanho médio e grande vai de acordo com seu orçamento
  • Freezer: No começo qualquer uma cima de 400L é suficiente
  • Mesas para o trabalho: Podem ser de granito ou inox
  • Refrigerador para bebidas: Os fornecedores muitas vezes os oferecem, o que gera uma economia
  • Espátulas, conchas, facas grandes, tábuas de corte, rolos de polietileno e similares
  • Recipientes plásticos: para armazenar os ingredientes
  • Panelas e outros acessórios de cozinha
  • Mesas, cadeiras e tolhas para o salão (caso tenha)
  • Estoque de embalagens
  • Mochilas de entrega ( caso trabalhe com delivery).

Modelos de negócio no ramo de pizzas

1. Pizzaria a La Carte

É o formato de pizzaria mais comum, onde o cliente escolhe a pizza a partir do cardápio.

Neste modelo ele analisa as opções e pede a de sua preferência. 

Como é o caso do nosso cliente MR Alves Pizzaria, que oferece pizzas muito saborosas por um cardápio. Tendo um cardápio digital também possibilitando os clientes de o conferirem.

2. Pizzaria rodízio

A pizzaria rodízio, veio da onda dos rodízios que faz sucesso por todo o país. Trabalha com um preço fixo e oferece uma camada variada de pizzas por dia.

É um modelo que também se tornou comum em pizzarias de La Carte, sendo escolhido um dia da semana para realizar rodízio.

3. Pizzaria com modelos diferentes de pizza

Outros aspectos a se pensar nesse modelo são diversos formatos de pizzas para trazer um diferencial. Por mais que a tradicional pizza redonda seja bem aceita e reconhecida por todos, novas formas podem chamar a atenção. 

Como é o caso de nosso cliente Urbana Pizzaria, que investiu em pizzas quadradas e inovou, assim consegue chamar a atenção dos clientes e ter um diferencial cativante.

Outra variedade já muito aceita e utilizada é a Pizza de Cone se diferenciando total do modelo tradicional e traz uma incrível novidade para o cliente.

Você pode acreditar que não, mas a inovação de modelos e ruptura com padrões tradicionais atrai muito os clientes.

Assim seguindo um conceito de fast food, a pizza em cone é feita dentro de um cone do formato de casquinha de sorvetes e recheado com os sabores das pizzas. 

Um ótimo exemplo deste tipo de pizza é o cliente GrandChef: Cone e Burguer, que traz essa novidade a seu estabelecimento. 

4. Pizzaria Fast Food

O modelo de pizzaria Fast Food traz o conceito de comida rápida às pizzarias. Assim normalmente é comercializado pedaços de pizzas para consumo imediato. 

Mas outros produtos que tomam lugar em fast foods pode ser a mini pizza ou até esfihas abertas, produtos próprios para uma única pessoa comer.

5. Pizzaria Delivery

A pizzaria delivery trabalha com entregas de pizza, esse modelo pode ser adotado por qualquer estabelecimento do ramo.

Porém, vai da escolha do proprietário ter também o salão ou apenas o delivery. 

Uma grande sacada desse modelo é possibilitar ao cliente analisar o cardápio e montar a pizza com os sabores e tamanho que deseja sem sair de casa. Como é o caso da Na Lenha Pizzaria.

 

Localização do ponto comercial

Sabendo qual tipo de pizza irá servir e por qual tipo de serviço é preciso escolher seu ponto comercial. 

O ponto deve ser bem pensado e de acordo com o que planeja, se terá estabelecimento físico tem de ser um local com bom fluxo de pessoas e boa visibilidade e acesso. 

Podendo ser em uma praça de alimentação de shopping, loja de rua, container e até quiosque. Vá de acordo com o que sua criatividade mandar.

É importante estar visível e ter um bom local para os clientes visitarem, ou seja, ser fácil de acessar e ser um bom lugar para confraternizar com entes queridos. 

E caso for optar apenas por delivery, o ponto pode ser até sua própria casa, desde que a cozinha seja adaptada  e com as regras da vigilância sanitária.

Sistema para pizzaria

Ter um sistema para gerir um estabelecimento é muito importante. Assim, com um sistema de gestão você consegue ter as funções necessárias para controlar sua pizzaria. 

Um bom exemplo é o GrandChef, um sistema de gestão completo especializado no ramo gastronômico como pizzarias, restaurantes, bares e similares.

Com o GrandChef você tem um controle de estoque recebendo notificações quando seus produtos estão acabando.

E da mesma forma possibilita controle de fluxo de caixa com relatórios detalhados, cadastro de clientes, fornecedores e produtos.

Trazendo inúmeras facilidades ao cotidiano de seu negócios, como o cardápio digital, comanda eletrônica, QR code na mesa e muito mais. 

Além disso, ainda existe o delivery para pizza online, que irá automatizar seus pedidos e entregas.

Assim, com o GrandChef, seus clientes podem fazer os pedidos que vão diretamente para a cozinha facilitando seu trabalho. E sabe o melhor de tudo sem taxas por pedidos. 

Venha conhecer o sistema GrandChef, que possibilitará gestão, automação e evolução completa para sua pizzaria. 

pizzaria

Portanto, baixe agora e comprove todos os benefícios que o GrandChef trará a sua gestão e veja como é ter seu restaurante na palma de sua mão.  

Divulgação

Outro ponto muito importante e que não pode faltar é sua divulgação eficiente, crie perfis nas principais redes como: Instagram, Facebook e até WhatsApp.

As pessoas precisam te conhecer na internet, afinal hoje em dia ela é um dos maiores canais de comunicação existentes.

Assim, use imagens criativas, legendas, divulgue promoções e seus produtos, faça as pessoas sentirem vontade de comer suas pizzas.

Logo, com um perfil sendo sempre alimentado e tendo boa interação com os clientes suas vendas são garantidas.

Caso precise de ajuda para elaborar conteúdo, temos uma página do blog direcionada a isso, com modelos personalizados prontos para você utilizar. 

Você pode acessá-la clicando a seguir em: Pacote de artes para pizzaria.

Ideias de decoração

Um estabelecimento físico precisa ser bem decorado para chamar mais atenção e trazer mais conforto aos clientes. 

A sua pizzaria não pode ser diferente, é importante pensar em cada detalhe que pode trazer vantagens ao local.

Dessa forma, suas mesas devem ser posicionadas estrategicamente possibilitando passagem pelo recinto, pois, os garçons e pessoas terão de circular.

E não se esqueça de ter mesas grandes devido ao tamanho da pizza precisar de mais espaço para comer. 

As cores quentes para toalhas de mesa também são um grande chamativo, como os clássicos quadriculados que remetem à toalha. 

Decorar as paredes e banheiros, com quadros e adesivos temáticos de pizza é uma ótima ideia também.

Além de a iluminação ter de ser bem feita e sugerir um local agradável e confortável ao cliente e possibilitar também que eles tirem fotos, podendo te render até marketing gratuito. 

Uma iluminação mais diferenciada pode ser feita com luminárias, para trazer mais charme ao lugar e já servir de decoração. 

Como deve ter sido possível observar não existe uma regra básica para decorações, o que achar interessante e viável pode ser a sua decoração.

Tenha equipe capacitada

Algo muito importante também é treinar sua equipe para o atendimento, tenha garçons capacitados e treinados para atender. 

E se trabalhar com delivery e receber ligações é importante ter um atendente educado e que saiba lidar com as pessoas. 

Além disso, não se esqueça de ter um pizzaiolo bom e que saiba montar os tipos de pizza que escolheu e uma equipe de cozinha com experiência que consigam atender a demanda.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: