Confeitaria Delivery: Tenha um Estabelecimento de Sucesso
A confeitaria delivery ou tradicional garante os lucros em qualquer época, ao contrário de outros estabelecimento que tem períodos de alta e baixa procura como as sorveterias que se abalam suas vendas no inverno.
Doces, bolos e outros confeitos são pedidos e amados por todos em todas as épocas.
Os tipos de bolos que vão ser vendidos depende do proprietário, padeiro ou cozinheira que irá trabalhar no local e de sua criatividade.
Por exemplo, existem estabelecimento que oferecem bolos de noivas, personalizados ou com produtos sem lactose, doces fitness e entre outros. Variedades de ideias não faltam.
Afinal, o ramo da alimentação vem se inovando cada vez mais, então, você precisará ter diferenciais e se inovar para continuar se destacando.
E a confeitaria delivery vai fazer toda a diferença no seu atendimento, afinal, ninguém resisti a um docinho, mas a falta de tempo até se locomover ao local faz com que o cliente desista da compra.
Assim, o delivery facilita o dia a dia das pessoas, proporcionando a comodidade de receber o seu produto em qualquer lugar.
Logo, uma confeitaria pode matar a vontade das pessoas de comer aquele docinho, sem ter de sair de casa. Ou até salvar a festa supressa de um aniversariante.
Portanto, separamos para vocês algumas dicas para que você monte uma confeitaria delivery de sucesso sem dificuldades.
Como funciona uma confeitaria delivery?
O serviço de entrega é bem simples, o cliente irá solicitar determinado produto, você se encarrega de preparar e entregar até o local desejado. Nem é tão diferente do que acaba acontecendo na loja física, só inclui uma entrega a mais.
Esse processo já acontece em pizzarias, lanchonetes e outros estabelecimentos do ramo alimentício a muito tempo.
Além disso, o fato de você não vender no local faz com que você diminua o custo inicial do seu negócio e, assim, se prepare para oferecer uma solução super interessante e atraente para os consumidores.
Visto que, você não precisa ter um local específico para receber o cliente com mesas, cadeiras e nenhuma vitrine para bolos.
Portanto, você terá condições em investir em um sistema de gestão e delivery, além de montar um cardápio adequado. Ou seja, investir em garantir um atendimento sem defeitos.
Passo a passo para abrir uma Confeitaria Delivery:
1. Defina o seu cardápio
O primeiro passo é determinar o que você você irá oferecer ao seu clientes, caso esteja iniciando, invista em poucos itens e vá aumentando gradativamente conforme for tendo condições.
Você pode montar seu cardápio com bolos, tortas, cupcakes, brigadeiros, copos recheados, entre outros.
E como sua venda vai ser online, é preciso criar uma cardápio digital para que você envie ao cliente e eles consigam realizar os pedidos.
Mas, como criar um cardápio digital?
Não se preocupe, o próprio sistema de delivery permite que você monte o cardápio, como é o caso do Sistema GrandChef.
Assim, tem tudo que precisa em um único local, o GrandChef é um sistema de gestão integrado com delivery especializado em estabelecimentos gastronômicos.
Por isso, sabe quais são suas necessidades e te proporciona as soluções adequadas.
Logo, com Sistema GrandChef você consegue cadastrar todos os seus produtos, inserindo descrições e imagens personalizadas e atraentes. O delivery e cardápio digital perfeito para realizar suas vendas.
Além disso, otimiza os processos dentro do seu estabelecimento pois com o cardápio digital o cliente visualiza, efetua o pedido e o envia automaticamente para o setor de produção na cozinha e posteriormente é direcionado na tela de entrega.
2. Determine os locais de entrega
A localização da sua confeitaria deve ser pensada de acordo com seus objetivos, se você pretende atender apenas delivery ou no local também.
Se tratando de vendas no local é preciso ter uma estruturar maior para receber o cliente e preparar os produtos, além de normalmente ter de alugar um ponto comercial.
Já ao trabalhar com delivery você deve delimitar os seus pontos de entrega, levando em consideração que o produto deve ser entregue em um tempo adequado e em perfeitas condições de consumo.
Outro fator relevante para suas vendas, por exemplo, se for vender bolos de casamento e de aniversários, o ideal é que fique perto de lojas de vestidos de noivas ou casa de festas. Assim, esse público te acha mais facilmente.
Em geral, é interessante que sua confeitaria tenha fácil acesso e boa visibilidade, para que possa vender delivery e retirada no local.
3. Tenha equipamentos básicos
Para conseguir produzir tudo da melhor forma possível é preciso contar com o mínimo de equipamentos necessários, como:
- Fornos: deve ser grande para caber as várias formas e com a temperatura adequada para o que vai ser produzido;
- Mesa/balcão: para preparar e abrir as massas seja de doces ou bolos;
- Batedeiras: para atingir a consistência das massas e misturas mais rápido e da forma ideal;
- Formas: tenha em bastante quantidade e formatos para produzir os bolos;
- Potes de plástico: para reservar alimentos;
- Embalagens: devem ser adequadas para que o produto chegue em boas condições de consumo, invista nas próprias para os doces que produz;
- Freezer/geladeira: tanto para a produção, quanto para as vendas (se caso for vender no local);
- Utensílios de cozinha: Espátulas, talheres, rolo, bicos, cortadores, e demais;
- Balança: para vender por kg.
4. Forme sua equipe
Na confeitaria delivery você vai precisar de uma equipe eficiente para lhe auxiliar, composta por:
- Confeiteiro: para preparar os bolos;
- Serviços gerais: garante a limpeza do local;
- Entregador: realiza as entregas;
- Atendente: recebe os pedidos e realiza entregas no local;
- Gerente: cuida da gestão dos seus negócio;
- Assistente de cozinha: para auxiliar no preparo dos produtos.
5. Tenha um sistema delivery
Deixar o cliente esperando horas por uma resposta não é legal, até porque se você demorar demais para responder abre margem para que ele procure o concorrente que atenda as suas necessidades.
Sem contar que você precisa ter o controle de suas vendas, para seu estabelecimento ser organizado.
Pensando nisso, um sistema delivery é a sua salvação na hora de proporcionar um atendimento ágil e de qualidade.
Por meio do sistema você consegue atender vários cliente ao mesmo tempo, com os pedidos deles enviados diretamente para aa cozinha e muito rápido.
Por exemplo, o Sistema GrandChef oferece um site de delivery próprio que se comporta como um aplicativo no celular do usuário.
Então, você pode enviar automaticamente o link do seu delivery pro WhatsApp do cliente, assim que ele entrar em contato com você.
Além disso, como já dito anteriormente, o delivery tem integração com o sistema de gestão.
Logo, os dados são sincronizados, em outras palavras, ao editas seus produtos no GrandChef, eles serão atualizados no Delivery instantaneamente.
Portanto, baixe agora o GrandChef gratuitamente e confira a evolução do seu negócio.
6. Divulgue sua confeitaria
As pessoas precisa saber que sua confeitaria existe para sentir vontade de conhece-la.
Por isso, o marketing digital pode se tornar seu aliado, atualmente vivemos em um mundo digital e se as pessoas estão conectadas nas tecnologias, o seu negócio também deve estar.
As redes sociais é uma boa estratégia para atrair e engajar o seu público-alvo.
Portanto, você deve criar conteúdos criativos que demonstre seus produtos, preparando os bolos ou até mesmo assuntos de interesse do seu cliente.
Agora você tem todas informações para montar um confeitaria delivery de sucesso, boa sorte!