Como fazer a estocagem de alimentos em restaurantes

Ter cuidado com a estocagem de alimentos no restaurante é essencial para o seu funcionamento, por isso quando se trata de estoque tem que se atentar aos detalhes. 

É preciso pensar em todos os pontos, validade do produto, temperatura do ambiente onde armazena, limpeza, possibilidade de vazamentos e qualquer outra coisa que interfira na qualidade. 

Pode parecer que não, mas, o armazenamento de estoque influencia diretamente na lucratividade do negócio de várias formas. 

Então, vem ver alguns quesitos que precisam de atenção na estocagem de alimentos. 

1. Preserve o ambiente de armazenamento

O espaço para estocagem de alimentos deve estar sempre limpo, ter circulação de ar e ter uma iluminação boa, mas que mantenha a temperatura adequada. 

Além disso, o local de armazenagem deve estar sempre limpo de pragas como insetos e ratos e ser limpo periodicamente. Essa higiene é o que garante que os insumos fiquem em condições adequadas para serem usados posteriormente. 

O teto, pisos e paredes devem estar sempre mantidos sem infiltrações, ou problemas estruturais. Isso pode resultar em problemas sérios e perda de muitos produtos. 

Inclusive é recomendado que o armazenamento de produtos de limpeza e demais resíduos do estilo seja feito separado dos insumos.

estocagem de alimentos

2. Fique atento se há empilhamento

Isso diz respeito a tomar cuidado para não colocar pesos em cima que comprometam a qualidade do que está em baixo. 

Dessa forma, enlatados também não devem ser empilhados junto de grãos ou cereais para evitar ter problemas com insetos. 

Além disso, alimentos crus, tem seu próprio jeito de armazenagem, sendo recomendado colocá-los distantes um do outro, para evitar contaminação cruzada.

3. Tenha cuidado com as embalagens

Após retirar os insumos da caixa grande em que vêm embalados, é importante identificá-los, ou ao menos com o nome, o fabricante e a data de validade para manter controle e identificá-los. 

As caixas, principalmente quando são de madeiras, não devem permanecer pela área de armazenamento, pois dá trabalho para higienizá-las e podem soltar farpas. 

Portanto, suas embalagens sempre devem estar em bom estado, cuidado para não contaminar alimentos e tudo organizado.

4. Tenha cuidado com o que é refrigerado

Alimentos que ficam em refrigeração são por tempo limitado, costumam utilizar um pouco acima do estado de congelamento entre 1 a 10 graus.

Isso porque temperaturas bem baixas diminuem a ação de micróbios, assim, a faixa de refrigeração abaixo de 10 graus é a mais adequada. 

Dessa forma, donos de restaurante devem se atentar a estocagem de alimentos em freezer. Tem especificidades certas para usá-lo, e formas de manusear.

5. Mantenha os equipamentos organizados

A ordem de organização dos alimentos deve ser aquela que favoreça o uso e consumo adequado. 

Sempre colocando os mais velhos para uso mais imediato, atentando a prazos, além de por ordem de utilização. Portanto, essa parte deve ser bem analisada e cuidada.

6. Faça controle adequado

Para um melhor controle de tudo isso e de forma simplificada, invista em um sistema que controle o estoque para você. 

Hoje em dia não automatizar processos é perda de tempo, e perda de tempo gera perda de dinheiro. 

Um bom exemplo para te auxiliar é o GrandChef, um sistema de gestão completo, especializado no ramo gastronômico, que conta dentre suas funcionalidades com controle de estoque. 

Com o controle de estoque o sistema acompanha tudo que entra e sai para você e te proporciona relatórios atualizados, facilitando seu trabalho. 

Assim, com o GrandChef você automatiza o processo e sempre saberá o que precisa renovar sem maiores problemas. 

Além de poder usufruir de outras funcionalidades e melhorar ainda mais sua gestão, confira mais algumas funcionalidades do GrandChef.

Não perca mais tempo, teste gratuitamente agora, e veja os benefícios que o GrandChef trará a sua gestão. 

estocagem de alimentos

Portanto, confira como é ter seu restaurante na palma de sua mão.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: