Fluxo de Caixa Para Restaurante: Tudo o que Você Precisa Saber

Qualquer negócio que lide com entrada e saída de dinheiro precisa de controle constante e receber muita atenção. E é aí que entra o fluxo de caixa para o restaurante. 

Bares e restaurantes são alguns dos principais negócios que lidam com uma movimentação financeira diária, assim, precisam de estratégias para manter tudo controlado. 

Afinal, se o fluxo de caixa não estiver indo bem, o restaurante irá encontrar problemas rapidamente.  

Assim, se busca uma vida financeira saudável e sem muitas dores de cabeça sem solução o ideal é realizar controle de caixa.

Essa prática lida com todos os dados que tenham relação à movimentação de dinheiro, o que entra e sai, as contas a pagar e recebidas, tudo.

Outro ponto importante é que o fluxo de caixa deve começar bem antes de o restaurante abrir, afinal em seu preparo estará sendo utilizado dinheiro que precisará ser reembolsado em algum momento.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é nada mais que uma ferramenta contábil que possibilita acompanhar as finanças, investimentos e os rendimentos. 

Registra todas as entradas e saídas que há dentro do restaurante, bar ou similar dentro de certo período de tempo. Esse processo é muito importante para rastrear onde o dinheiro está, como foi gasto e o que entrou de volta. 

Por meio disso, consegue acompanhar os lucros do período e se os negócios estão indo bem ou não. Definindo em poucas palavras é o registro de tudo que acontece com o financeiro de seu restaurante. 

Quando o fluxo de caixa é positivo significa que ao final do dia, há mais dinheiro no caixa do que quando começou o expediente. E há também o contrário, onde no final do dia há menos dinheiro que no início, o que não é muito bom.

Para que serve o fluxo de caixa?

Não é apenas para ter um controle financeiro  mas usar desse controle para planejar o funcionamento de seu bar ou restaurante. 

Saber quanto dinheiro tem disponível no momento e quanto terá no futuro é fundamental. Quando coletamos dados é preciso dar utilidade deles posteriormente, planejando rapidamente as estratégias. 

Os planejamentos podem ser para os mais variados fins, compra de equipamentos, melhoria do local, decoração, funcionários, o que estiver necessitando e precisando ser melhorado no momento.

enefícios do Controle de Caixa

Ajuda o Processo de Tomada de Decisões: Para tomar qualquer decisão importante para a empresa, é preciso avaliar como ela está. E o controle de caixa te auxilia nisso, com ele é possível acompanhar as finanças e saber com precisão se é um bom momento a tomar certas decisões.

Auxilia a Gerenciar os Gastos: acompanhando detalhadamente o fluxo do caixa é possível saber quais gastos estão sendo desnecessários e tomar iniciativa para reduzi-los. Além de saber em quais setores deve ser investido ou em quais o investimento deve diminuir um pouco.

Planejamento do Financeiro: Sabendo os fluxos passados te permite fazer planejamentos futuros bem pensados e com um bom tempo para preparação. Pode prever meses que tem impacto negativo e positivo, criando medidas para melhorar isso.

Saber a Hora Boa Para Investimentos: O controle de caixa te proporciona todo o conhecimento sobre o que a sua empresa tem de saldo live, assim, você fica por dentro do momento exato em que possa realizar investimentos sem atrapalhar no bom andamento ou causar problemas financeiros.

Garante o Controle de seu Financeiro: Com o controle do que entra e sai todos os dias, o gerenciamento de seu financeiro é garantido, mas, se quiser fazer isso sem falhas e de forma mais simples pode investir em um sistema de gestão que o faça para você.

GrandChef é um bom exemplo, seu módulo de controle de financeiro, o sistema irá cuidar de tudo que entra ou sai de seu restaurante, te dando relatórios detalhados do processo.

O GrandChef é um sistema de gestão completo, especializado no ramo alimentar, como restaurantes e bares.

Ele realiza os cálculos automáticos de seu fluxo de caixa te deixando livre de possíveis erros. Por meio dele, você também conta com controle de estoque, comanda eletrônica e muito mais.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: