O que é o Guia Michelin e sua Importância Para Restaurantes?

O Guia Michelin além de ser um dos primeiros exemplos de marketing de conteúdo da história é um projeto que dura por muitos anos. 

Em seu início juntando uma paixão de carros pela gastronomia, e até hoje muitos restaurantes se empenham em ganhar uma estrelinha. 

Principalmente quem é interessado por boa comida e lugares um pouco requintados, com certeza, já deve ter se deparado com o famoso livro do Guia Michelin. 

Afinal ele é responsável por referenciar os melhores restaurantes ao redor do mundo, por meio de seu guia gastronômico. 

Assim, neste artigo vamos te explicar melhor o que é o Guia Michelin, sua importância para restaurantes e também suas categorias. 

Então, segue com o GrandChef para descobrir mais desse universo das estrelinhas que qualquer restaurante gostaria de ter.

O que é o Guia Michelin?

Foi originado nos anos 1900 na França, que estava em constante expansão, pelos irmãos André e Édouard Michelin. 

Os irmãos eram donos de uma empresa de pneus para bicicleta, mas passavam por processos de expansão para pneus de carros. 

Entretanto, ainda encontravam um problema, na época as ruas não eram cheias de carros como hoje em dia, então precisavam incentivar as pessoas a comprarem mais carros para terem clientes. 

E assim, surgiu a grande ideia, de como incentivar o processo, fazendo as pessoas viajarem. Dessa forma surgiu o famoso guia Michelin que retrata todos os melhores restaurantes e hotéis a se visitarem em seu primeiro momento, retratando apenas restaurantes da França. 

O que aconteceu é que desta pequena estratégia para aumento de vendas, acabou gerando um livro gastronômico idolatrado e atualizado até os dias de hoje. Muitos restaurantes batalham para entrar nele. 

Portanto, estar dentre os melhores restaurantes e mais bem avaliados do mundo é uma honra para qualquer estabelecimento do ramo.

Porque o Guia Michelin é tão importante?

Para quem é do ramo da gastronomia o Guia Michelin acaba funcionando como uma medida de quão excelente o lugar e sua comida é. 

Ele dita regras e determina o posicionamento de um restaurante dentro de uma escala de três, podendo aumentar a reputação do restaurante a um nível mundial.

Quais são os critérios de avaliação do Guia?

As visitas nos restaurantes para a avaliação para o guia são feitas de forma anônima, e essa regra é seguida à risca. O avaliador vai ao local, prova, aproveita do ambiente, paga por sua própria refeição e posteriormente avalia toda a experiência. 

E em casos de o avaliador precisar conhecer outros ambientes do local, como a cozinha, ele irá se identificar somente após ter realizado toda a avaliação. 

Os critérios de avaliação são, qualidade do produto, domínio do sabor e técnicas culinárias, personalidade do chef de sua cozinha, relação entre a qualidade e preço e consistência entre visitas. 

Assim, as pessoas que fazem a avaliação para o guia possuem grande experiência de gastronomia, com formação, grandes conhecimentos de viagem e mais.

O que significa as estrelas do Guia?

Cada restaurante pode vir a receber de uma a três estrelas, levando em consideração os critérios que já foram citados. 

Uma estrela significa que a cozinha é requintada, vale a pena conhecer. 

Dessa forma, os restaurantes com uma estrela são conhecidos por ter uma cozinha boa e bem preparada, usar alimentos com boa qualidade e ter uma regularidade em executar os pratos.

Já quando ganha duas estrelas, uma cozinha excelente, vale o desvio. 

Quando o restaurante chega a ganhar duas estrelas ele não fica apenas reconhecido como só por usar alimentos de boa qualidade e pratos deliciosos. O diferencial aqui é além de tudo isso ter um chef talentoso e experiente. 

E as três estrelas, significam uma cozinha excepcional, vale a pena a viagem. 

Quando um restaurante tem três estrelas possui um chef renomado e seus pratos são verdadeiras obras de arte. 

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: