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Relatórios gerenciais indispensáveis para restaurante

Os relatórios gerenciais para restaurantes são um processo fundamental para conseguir ter um bom andamento da gestão. 

Assim, são peças indispensáveis na hora de realizar tomadas de decisões, aproveitar as oportunidades certas e manter uma gestão estável. 

Por meio deles é possível obter informações atualizadas diariamente e realmente acompanhar o andamento das coisas. 

Esses relatórios próprios e que o administrador consiga ver como está funcionando cada setor e o que precisa ser mudado ou mantido. 

Portanto, montamos este artigo para te mostrar quais funções e controles você não pode deixar de ter.

E o que são relatório gerenciais para restaurantes?

Relatórios gerenciais são os documentos que mostram a avaliação do desempenho de algum setor do restaurante ou até resultados da operação em geral.

As informações contidas nesses relatórios tem de dar base ao administrador de como andam as coisas, para a tomada de decisões.

Esses relatórios precisam ser feitos sem erros, pois as informações contidas ali servirão de base para comparações de um mês para o outro e demais diagnósticos.

Logo, vamos passar a conhecer quais são esse relatórios que você não pode deixar de ter em seu restaurante.

1. Relatório de faturamento diário

Para ter a certeza que o dinheiro está entrando, é preciso fazer um acompanhamento diário.

Assim, consegue ver se o dinheiro realmente entrou, e se está na quantidade desejada. De preferência fazer relatórios que possam ser comparados com os de outros meses, para ver como está o fluxo do caixa. 

Dessa forma, descobre se melhorou, se houve queda e qual medida tomar em cada situação. 

2. Relatório de estoque

O relatório de estoque é o principal para saber se o produto está disponível para a venda, e não deixar de perder nada por conta da falta de estoque. 

Esse controle de estoque é fundamental para que acompanhe tudo que contém por ali, para realizar seus pratos sempre com sucesso e não ter de falar a frase que clientes não gostam nem um pouco de ouvir como “este produtos estão em falta”. 

Assim, com relatórios de controle sempre saberá o que tem e qual quantidade, podendo repor o estoque antes que ele acabe mantendo o bom funcionamento do restaurante. 

Para isso é indicado utilizar um software de gestão, como o GrandChef, que automatiza o processo para você. 

Assim, fica livre de possíveis erros. Tendo controle total de tudo que entra e sai a cada venda. 

Além disso, ainda conta com avisos no sistema quando algum produto está prestes a acabar para renová-lo, e evita fazer comprar coisas demais que resultem em produtos vencidos depois. 

E pode conferir quais os produtos de maior rotatividade e os de menor, saber a média de quanto tempo dura em estoque, tudo completo. 

Automatização é a melhor opção para controle deste tipo de processos. Portanto, é vantajoso investir em um sistema de gestão como o GrandChef.

3. Relatório de contas a pagar/receber

Um relatório de controle financeiro que mostra os compromissos e pendências do restaurante. 

Ele permite avaliar como está o capital da empresa, e como ficará para o presente momento também.

Com ele é possível identificar compras de mercadorias, insumos, serviços, salário, impostos, contribuições, entre outros. 

e mais uma vez para contar com esses relatórios é preciso um sistema de gestão adequado, como o GrandChef.

4. Relatório de DRE

Os relatórios de demonstração de resultados de exercício, são usados para identificar quais os pontos fortes e fracos do negócio. 

Ele é um dos relatórios gerenciais mais importantes do restaurante, pois os resultados contidos ali podem auxiliar em todos os assuntos financeiros. 

Como saber se pode apontar mudanças no cardápio, avaliar a quantidade de funcionários, diminuir custos e otimizar seus processos. 

Inclusive eles podem ser realizados pelo prazo de tempo que desejar, como curto período de um mês, e também aparecendo de forma resumida. 

Com a DRE você registra o movimento de receitas, despesas, lucros, impostos e prejuízos de seu restaurante. 

Ou seja, o relatório ideal para manter o funcionamento de seu negócio.

5. Relatórios de fluxo de caixa

O relatório de fluxo de caixa permite visualizar a movimentação das entradas e saídas do seu restaurante. Assim, decisões estratégicas podem ser tomadas a partir dele. 

A estruturação deste relatório te mostra detalhadamente todo o fluxo que ocorreu no caixa, oferecendo uma visão melhor de tudo que aconteceu. A opção certa para o gestor ficar por dentro de tudo. 

Com essa visão ele consegue encarar a realidade do negócio e traçar os planos de mudanças e melhorias, saber como anda o faturamento, com o que gasta mais, quais gastos podem ser cortados e muito mais. 

O fluxo de caixa faz contas diárias e mensais, assim acompanha o andamento geral e consegue avaliar os dados diariamente e conseguir comparar os dados caso necessite. 

Dentro dele são apresentadas todas as categorias que tiveram movimentações no período. Separando tudo em saldo inicial, receitas, despesas e saídas. 

Para o acompanhamento ser erros desses relatórios, automatizado trazendo a maior tranquilidade para a gestão, invista em um sistema de gestão.

Como o GrandChef, completamente especializado em estabelecimentos gastronômicos, trazendo as melhores solução para seus clientes.

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