Vale a Pena Oferecer Entrega Grátis no Restaurante?

Todo restaurante delivery passa pelo dilema de escolher trabalhar ou não com entrega grátis. 

Por mais que os gastos que você terá com a entrega jamais serão zero, a opção de um delivery sem taxas tenta o cliente. 

Assim, é cada vez mais comum encontrar plataformas de delivery que oferecem esse benefício. 

Porém, é preciso saber que por mais que seja uma ótima ideia, não são todos que podem adotar a entrega grátis sem ter prejuízo. 

Então, se está tentando descobrir se vale a pena, não cobrará do cliente o valor da entrega. Ou como oferecer isso sem perder dinheiro, vem que  a gente te explica nesse artigo.

Vantagens da entrega grátis

Para conseguir decidir se vale a pena investir em oferecer a entrega grátis, você deve pesar as vantagens e desvantagens do serviço.

1. Perfeito para atrair clientes

Nada atrai mais um cliente do que uma promoção, e o delivery grátis não deixa de ser uma. 

Assim, acredite na escolha entre vários estabelecimentos, a preferência pode ser por aquele em que irá economizar.  

Inclusive há vários relatos que comprovam a capacidade de aumento dos pedidos apenas pelo frete grátis. 

2. Fidelização

Depois de o cliente pedir, provar e gostar de seu cardápio, a entrega grátis se torna aquele empurrãozinho para ele continuar pedindo. 

E isso leva ao próximo pedido, que leva ao próximo e vira um ciclo que sempre se repete. O que é ótimo para você. 

Dessa forma, marcar a mente do cliente é bem mais fácil se der uma boa oferta a ele.

3. Aumenta o interesse a novos clientes

Oferecer aquele desconto pode ser o fator decisivo para fazer alguém que já esperava pela oportunidade de comer em seu restaurante pedir. 

A gente sabe como as pessoas estão sempre ligadas nas promoções e esperando o melhor momento para poder pedir um delivery.

Sendo assim, a oportunidade de economizar é uma das melhores formas de conseguir atrair clientes novos.

Desvantagens da entrega grátis

Agora vamos analisar algumas desvantagens de oferecer o delivery grátis em seu restaurante.

1. Preparação das finanças

Para ser bem sucedido utilizando essa estratégia, é preciso, antes de tudo, ter muito planejamento financeiro.

Pois acaba propondo algo que ande diretamente ligado às suas finanças, sem uma boa organização, pode trazer péssimos resultados. 

Por isso, para não afetar os resultados finais, tudo tem de ser bem calculado e pensado. 

2. Maior demanda para o entregador

Para o entregador é bem provável vir a aumentar a demanda, afinal a entrega grátis é irresistível. 

Por isso, as vendas podem aumentar bastante, o que automaticamente aumenta o trabalho do entregador. 

Assim, ele vai precisar ser bem orientado a fazer os percursos mais curtos e para conseguir entregar dentro do prazo.

3. Diminuição da margem de lucro

É bem possível que sua margem de lucro em cima de cada prato diminuía devido ao frete grátis. 

Afinal, a entrega não será cobrada, mas os custos para realiza-la ainda existirão. 

Entretanto, é possível que a alta demanda de pedidos possa vir a compensar esse prejuízo. Em alguns casos ocorre até de gerar maiores lucros.

Mas, qual plataforma utilizar para o delivery?

Atualmente o meio para oferecer entregas não está nem um pouco em falta. Há diversas opções para escolher com qual a situação do seu restaurante está combinando mais. 

Dessa forma, há marketplaces, o antigo delivery por telefone, whatsapp, redes sociais e os aplicativos próprios. 

Todos são boas opções, mas dar certo em seu estabelecimento é uma questão do tamanho da demanda recebida. 

Assim, no caso de oferecer entrega grátis para aumento de pedidos é preciso considerar uma melhorada no sistema de pedidos. Afinal, de que adianta querer aumentar a demanda se não conseguir suportá-la?

Por isso, a plataforma de delivery deve ser bem pensada, é muito raro conseguir atender grande fluxo apenas por telefone. E para conseguir é preciso uma boa equipe somente para isso. 

É aí que a opção de um site próprio para delivery entra, com ele os clientes acessam seu cardápio escolhem o pedido e o enviam para a cozinha. 

Muito simples e muito fácil, é o caso de deliverys como o do GrandChef. Onde você monta um site próprio totalmente personalizável. 

Colocando fotos dos pratos, sua logo, deixando a cara de sua marca, adicionando descrições encantadoras e otimizando processos.

 

Esse cardápio sempre fica disponível ao cliente para ele conferir e no horário certo realizar o pedido. 

Atende a altas e pequenas demandas, uma solução perfeita para seu delivery.

E ainda conta com pagamento online e integração com marketplaces para o caso de decidir usar algum. E centra tudo em um único local. 

Portanto, não perca mais tempo baixe agora o GrandChef e comprove todos os benefícios que ele trará a você e sua gestão. 

Além disso, ainda conta com um sistema de gestão completo totalmente integrado ao delivery. E fica com seu restaurante na palma de sua mão.

Como trabalhar com entregas grátis?

Existem várias maneiras de oferecer entregas grátis. Muito restuarante costumam deixá-la apenas para alguns produtos selecionados, que acham vantajoso. 

Já alguns acreditam que deixar a todos os pedidos é a melhor escolha . E para descobrir qual a melhor para você é preciso muito planejamento. 

Assim é importante considerar, produtos que a diminuição da margem de lucro pode ser reduzida. Alguns combos do cardápio e os itens favoritos dos clientes.

Ou seja, quando estabelece para apenas alguns itens, você minimiza as desvantagens para você e proporciona vantagens pro cliente. 

Portanto, consegue se beneficiar, diminuindo chances de prejuízo, ganha novos cliente e arrasa nas vendas. 

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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