5 Dicas Para Melhorar a Gestão Financeira do Seu Restaurante

Um dos maiores cuidados que deve haver em bares e restaurantes é com a gestão financeira.

Afinal, uma gestão mal feita pode levar a quebrar o negócio, inclusive em poucos meses e anos. 

Assim, com um financeiro em dia e com tudo certo sobra dinheiro para investir em outras áreas e possibilita a realização de planos para o futuro. 

E para a gestão financeira funcionar e correr tudo bem em seu restaurante, basta saber aplicar estratégias corretas e entender como controlá-la da melhor forma. 

Portanto, venha conferir algumas dicas para um boa gestão de financeiro em seu restaurante neste artigo e fique por dentro de tudo que queira saber.

Gestão Financeira

1. Planejamento

Para todo negócio prosperar é preciso planejamento, ele é a base para tudo dar certo e te dá metas a cumprir. 

Para isso trace objetivos, estratégias e projeções que poderão te guiar e te levar a tomada de melhores decisões. 

E claro, que em alguns momentos alguns planejamento devem ser adiados para posteriormente, porém, o ideal é sempre tentar cumpri-los em dia.

2. Acompanhe o fluxo de caixa

No final de cada expediente as contas de seu restaurante devem fechar e os cálculos baterem.

Pois, assim funciona um bom fluxo de caixa, com tudo correto e correndo bem, e para isso é importante acompanhá-lo de perto. 

Dessa forma, o controle minucioso de tudo é o ideal, seja ele feito por planilhas ou por um software que te auxilie nisso.

Gestão Financeira

O ideal é que seja por um software, além dele possibilitar resultados melhores e mais rápidos, economizar tempo e se tornar mais confiável. Um bom exemplo disso é o GrandChef

Com ele você tem controle completo de seu fluxo de caixa, sabendo tudo que entra e sai, e com relatório periódicos sempre, sendo fácil acompanhar tudo. 

O fluxo de caixa pode ser acompanhado diariamente, semanalmente ou mensalmente, mas é recomendado a  revisão diária.

Afinal se no final do dia algo não conferir é muito mais fácil de ir atrás do que descobrir uma semana ou um mês depois. 

Portanto, a melhor ideia é um sistema de gestão como o GrandChef que anota o saldo inicial e todas as entradas e saídas, mantendo tudo bem organizado.

3. Redução de Custos

Reduzir os custos significa cortar gastos que não sejam necessários, para isso é preciso um bom planejamento como já foi citado.

Pode parecer fácil, mas diminuir as despesas é um serviço complicado, pois sua qualidade de serviços não pode cair por causa disso.

Então, é necessário cortar custos mantendo o nível do estabelecimento, para isso é preciso ficar atento a gastos como luz, água e gás. Outra saída é usar tecnologias que induzam a um consumo consciente de tudo.

Tudo que possa te auxiliar a reduzir gastos é válido.

Gestão Financeira

4. Controle seu estoque

Quando o assunto é gestão financeira, não é apenas para se pensar em movimentação de dinheiro.

É possível reduzir custos realizando uma boa gestão de estoque. Por mais que isso pareça estranho, o controle de estoque é um grande passo para melhorar a gestão financeira. 

Como nosso foco é o ramo alimentício, por exemplo um restaurante, deve-se lembrar que os produtos possuem prazos de validade. 

Assim, para garantir a segurança dos cliente os prazos de validade devem ser seguidos com rigor, por isso, seus produtos devem estar sempre bem organizados.

Para, conferir tudo isso, impedir a compra de produtos de mais ou menos, o que gera prejuízo, é preciso um sistema de controle de estoque eficiente.

Um ótimo exemplo para um controle de estoque ideal é o GrandChef, o sistema de gestão possui controle de estoque que conta cada produto presente nele.

Basta cadastrar os produtos comprados com a quantidade certa, e a cada compra e retirada que houver no estoque o sistema atualiza os valores te dando relatórios detalhados.

Além disso, ainda recebe notificações quando algum produto estiver acabando para poder programar a compra.

Dessa forma, com o GrandChef sempre terá seus produtos em quantidades certas no estoque, nunca comprando a mais correndo o risco de estragar e perder dinheiro, nem a menos para ocorrer de faltar produtos e perder vendas. 

Portanto, o controle de estoque correto e eficiente está diretamente ligado a gestão financeira de seu restaurante e redução de custos. 

Não perca mais tempo tendo uma má gestão, baixe o GrandChef e comprove todos os benefícios que ele traz ao seu estabelecimento. 

Gestão Financeira

Venha descobrir como é ter seu restaurante na palma de sua mão.

5. Entenda seu Ticket Médio

O ticket médio de seu restaurante é um indicador de desempenho, que mostra um valor médio consumido por cada cliente em seu estabelecimento.

Então já dá pra imaginar que se o ticket médio aumentar seu lucro também e aí mora a importância desses cálculos.

Realizar o cálculo é bem simples, basta pegar o valor total das vendas por um período e dividir pelo número de cliente que teve neste mesmo período. 

Com essas informações em dia é possível fazer estratégias para aumentar seu ticket médio, conseguindo manter sua gestão financeira da melhor forma.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

One thought on “5 Dicas Para Melhorar a Gestão Financeira do Seu Restaurante”

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: