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Como Efetuar Entregas Rápidas?

Até o início deste ano, muitos restaurantes tratavam as entregas como um serviço complementar. 

Alguns estabelecimentos até mesmo se davam ao luxo de abrir mão dessa alternativa de venda. 

Nenhum gestor apostaria que, em poucas semanas, esse cenário iria se transformar de forma absoluta. 

Com a chegada da pandemia causada pelo novo Corona vírus, milhões de restaurantes ao redor do mundo tiveram que se adaptar, do dia para a noite, ao fato de que eles estariam impedidos, por tempo indeterminado, de receber clientes.

Para atender a esses consumidores, o chamado delivery se tornou a única solução para eles. 

De repente, o que era secundário, virou prioridade. 

Aos empreendimentos que ainda relutavam em praticar as entregas, somente restou se adaptarem. 

O que, por óbvio, trouxe desafios. 

Um deles é montar um cardápio que pudesse funcionar por meio do sistema de entregas. 

Outro obstáculo, e talvez o maior deles, é a logística.

Para se manter competitivo no mercado, além de apresentar um prato saboroso, o delivery precisa ser rápido.

Bem diferente das entregas feitas por um e-commerce, em que 20 minutos de atraso são irrelevantes, as remessas de pedidos de um restaurante precisam chegar à casa do cliente o quanto antes.

Isso é decisivo para o sucesso de um negócio desse tipo.

Abaixo, em destaque, estão algumas dicas sobre como efetuar entregas rápidas.

Entregas rápidas

Análise da área de entrega

O físico alemão Albert Einstein dizia que o tempo é relativo. 

Mesmo que pareça distante, essa afirmação tem tudo a ver com o delivery de um restaurante.

Mais do que executar uma entrega no menor tempo possível, é necessário que o cliente tenha a percepção de que o serviço é rápido.

Para ajudar nisso, um sistema que integre o delivery é o ideal, um bom exemplo é o GrandChef, um sistema de gestão especializado no ramo gastronômico e que conta com um módulo de delivery.

Dessa forma, os pedidos ficam armazenados todos em uma única plataforma e é fácil acompanhar, sem ter a necessidade de responder a mensagens e outros fatores que demandam tempo. 

Por meio de um delivery como o do GrandChef, você não corre o risco de perder vendas por não conseguir responder o cliente a tempo.

Basta apenas criar um cardápio digital, enviar o link por mensagens automáticas no WhatsApp ou até disponibilizá-los em suas redes sociais e pronto os clientes podem pedir.

Assim, todos os pedidos feitos por lá vão direto a cozinha para a tela de preparo e posteriormente ao sistema para a entrega. Delivery com o GrandChef é muito fácil e prático.

Além disso, para que as entregas aconteçam de forma rápida, os restaurantes devem analisar qual é a melhor área para a entrega. 

Se para determinado bairro a distância é longa ou o trânsito é intenso, talvez seja melhor ter foco nas entregas próximas de onde a refeição é produzida. 

Dessa forma, esses consumidores terão poucos motivos para reclamar sobre a demora do serviço. 

Além disso, caso estejam satisfeitos, eles podem sugerir o restaurante como uma rápida opção para pessoas que vivem na mesma região.

Cozinha e área exclusiva para preparação das embalagens

O almoço de domingo é uma ótima chance para os restaurantes elevarem o seu faturamento, sobretudo com o delivery. 

Agora, caso o recinto esteja lotado, isso pode impactar na velocidade das entregas. 

Uma das soluções é dividir a cozinha, com parte da equipe a preparar as refeições para os clientes presentes, e outra seção a fazer os pratos para os consumidores que estão em casa.

Nem sempre realizar essa operação é possível, ainda mais para os restaurantes menores. 

Por outro lado, ter uma área específica para organizar as embalagens é algo que quase todos podem fazer.

Esse espaço, claro, deve estar o mais próximo possível da cozinha. Além disso, há outras considerações importantes:

  • O restaurante deve criar um padrão para a execução dessas embalagens. Assim como na indústria, as etapas têm de ser ordenadas. Com o tempo, isso leva rapidez a todo o processo;
  • A área para a preparação da embalagem deve ser de fácil acesso para os entregadores; 
  • Se possível, a equipe que faz as embalagens deve contar sempre com os mesmos profissionais;
  • Caso o orçamento permita, o restaurante pode também indicar um profissional apenas para conferir se o pedido da embalagem está correto. Isso, além de evitar re-entregas, garante a satisfação do cliente.

Ter contato com o cliente é fundamental

Muitas vezes o restaurante prepara a refeição em tempo recorde, e mesmo assim a entrega atrasa. 

Isso ocorre porque, em muitos casos, o endereço do cliente está desatualizado.

Dessa forma, os entregadores perdem minutos preciosos até acharem o local onde necessitam deixar o pedido. 

Uma das soluções para que esse problema seja evitado é usar um software de CRM

Com ele, o restaurante mantém todos os dados sobre o cliente, como o endereço, perfil de compra, entre outras informações, sempre atualizados. 

Se, no meio do percurso do entregador, ocorrer algum imprevisto, o estabelecimento pode tirar proveito também de ferramentas como o WhatsApp CRM, perfeito para trocar mensagens com o consumidor, independentemente do aplicativo escolhido por ele.

Dessa forma, qualquer dúvida sobre o endereço de entrega será solucionada em minutos.

Quanto mais parceiros, mais rápida será a entrega

Hoje, a maioria dos clientes usa aplicativos exclusivos para a entrega de refeições. 

Para os restaurantes, isso apresenta diversas vantagens. 

A primeira delas é a redução de custos. 

Afinal, o processamento do pedido e a oferta de entregadores é de responsabilidade das empresas que gerenciam esses apps.

Além disso, com mais entregadores disponíveis, a saída dos pratos é muito mais rápida. 

Sem contar que, quanto mais eficiente for a entrega, mais esses profissionais recebem por corrida.

O que é um incentivo para eles chegarem cada vez mais rápido ao destino dos clientes.

Por Pedro Capistrano Ribeiro: Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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