Carta de Vinhos: Como Elaborar uma Para seu Restaurante

Não é todo tipo de estabelecimento que oferece uma carta de vinhos. Quando esse produto é apresentado em pequenas quantidades com apenas algumas opções se torna mais viável apresentá-los no cardápio principal. 

Mas, quando as opções de vinhos são maiores e um tanto refinadas, aí vale a pena criar uma carta de vinhos para mostrá-los.

Ela torna as coisas mais fáceis, apresenta bem as opções e ajuda na tomada de decisões. 

Assim, não há muitos segredos para montar uma carta de vinhos, mas ela precisa ser bem estruturada. Um bom entendedor de vinhos ficará bem feliz ao pegar um menu de vinhos bem estruturado e separado. 

Portanto, separamos este artigo para te dar dicas de como estruturar bem sua carta de vinhos e arrasar em vendas. um cardápio bem estruturado por muitas vezes é a chave do negócio.

O que levar em conta para oferecer a carta de vinhos?

Antes de começar a montar as opções para vinhos é sempre importante conferir algumas coisas bem importantes antes, como: 

Confira a capacidade de sua adega de comportar vinhos nas condições adequadas em que eles devem ficar. 

Após isso, pense sobre qual seu público-alvo também, seu público precisa gostar de vinhos para isso se tornar uma boa opção. 

Por fim, é sempre bom ter vinhos que combinem com a personalidade do restaurante e com o que é servido. 

Para conseguir tudo isso, pode acabar contratando um sommelier, um profissional que entende do assunto. Ou, no caso de sentir-se apto a elaborar tudo sozinho é uma possibilidade também. 

Com isso em mente, vamos passar as dicas de como montar uma carta de vinhos bem elaborada.

carta de vinhos

Layout

O design e layout da carta de vinhos deve seguir um layout que já existe no cardápio. Não é bem necessário inventar algo completamente novo.

Assim, pode seguir a base do que já existe combinando com o estilo do restaurante e sem ter trabalho redobrado.

Dessa forma, pode personalizar e inovar um pouco, mas seguindo um certo padrão para que não pareçam coisas completamente diferentes. Afinal, sua carta de vinhos será como uma extensão de seu cardápio. 

O importante na hora de escolher o layout é que sua carta de vinhos precisa ser simples, muito intuitiva e fácil de ler. Assim, até quem não entende muito de vinhos consegue olhá-lo.

Melhor ainda acaba sendo quando é possível fazê-la em apenas uma folha, nem que seja frente e verso.

Ordem ideal

Existe uma ordem correta de apresentar os vinhos dentro da carta. Sim, o cardápio de vinhos exige uma certa atenção em sua ordem e em alguns detalhes. 

Mas, esta ordem não é difícil de seguir, então vamos te mostrar como montar tudo direitinho. 

Em primeiro de tudo, tem de ser separado por ordem geográfica. Dessa forma, inicia pelos vinhos da região e país onde o restaurante está localizado. 

Ou iniciado pelo país do qual a culinária de seu restaurante oferece (como comida francesa). 

Posteriormente, deve seguir a seguinte ordem, seguindo uma divisão por gêneros:

  • Aperitivos;
  • Fortificados;
  • Espumantes;
  • Vinhos brancos;
  • Rosés;
  • Tintos;
  • Sobremesa;
  • Digestivos.

Menu Explicativo

Algo importante e que mexe muito com a experiência do cliente é já conter a dica de com que refeição aquele vinho harmoniza. 

Isso, se torna ainda mais importante para aqueles clientes que não tem muito conhecimento desta parte, mas gostam de tomar um bom vinho de vez em quando. 

Assim, pode-se colocar a parte de harmonização no cardápio principal, como: esse prato combina com tal vinho. Ou criar uma categoria especial na carta de vinhos com as informações. 

Optando pela segunda opção você terá que providenciar um cardápio de vinhos explicativo. Uma boa carta de vinhos tem de ser completa.

Dessa forma, o ideal que você ofereça:

  • Espumantes: um nacional, um champanhe, um prosecco e um rosé, da nacionalidade que preferir;
  • Tintos: Não pode faltar Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinot Noir, além disso são muito aceitos algumas mais regionais como: chilena Carmenére ou a argentina Malbec;
  • Nacionalidade: também devem constar variedades de vinhos, tendo cerca de dois rótulos de cada país como: Espanha, Portugal, Itália, França, Argentina, Chile e não esqueça dos brasileiros.
carta de vinhos

Porque investir em oferecer vinhos?

Principalmente para quem mora em locais em que as temperaturas baixam, o inverno e os vinhos combinam perfeitamente. 

O inverno é a estação do ano com maior vendas de vinhos no Brasil, ou seja, uma época em que pode sempre vender bem. 

As pessoas gostam de degustar vinhos, sozinhas, ao confraternizar com amigos e outras ocasiões. 

Dessa forma, nos dias frios há grande chances de vender seus rótulos de vinhos. 

Vinhos também são boas opções para fazer vendas casadas, algumas promoções específicas e até montar oportunidades de presente. 

Portanto é só utilizar a criatividade que os vinhos se tornam uma oportunidade perfeita.

Tenha opção de delivery de vinhos

O vinho é uma bebida compatível com inúmeras ocasiões, mas para que limitar a opção apenas a seu restaurante? 

O delivery é um território grande e vasto no país que cresce cada dia mais, e tem grande potencial de vendas. 

As pessoas já se tornaram adeptas a pedir as coisas e receber na porta de sua casa. 

Portanto, um delivery de vinhos é uma boa ideia e pode ser muito bem aceito. Mas, para dar certo precisa ter um bom sistema de delivery.

Como é o caso do sistema GrandChef, oferece um sistema delivery completo, completamente especializado em estabelecimentos gastronômicos e sem taxas.  

Por meio dele você cria um site de delivery online, completamente personalizado, a seu gosto e a cara de sua marca. 

Assim, conta com fotos, categorias, descrições de produtos, promoções, integração com iFood, logo e muito mais. 

Além disso, o GrandChef sempre trabalha para oferecer o melhor aos seus clientes, dessa forma o delivery conta com entrega agendada, para que você venda 24 horas por dia. 

Ainda tem entrega por Km, que calcula a taxa de entrega de acordo com a quilometragem estabelecida, te poupando aquele tempo de cadastrar todos os bairros. 

Outro diferencial, são as rotas de entrega onde basta selecionar um ou mais pedidos e o sistema te aponta qual a melhor rota de entrega a realizar. Economizando tempo de entregas. 

O GrandChef é a melhor opção no mercado para gestão de restaurantes e delivery online, facilita e agiliza processos com sua gestão toda integrada. 

Portanto, para de perder tempo e baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove a transformação que ele faz em sua gestão. 

carta de vinhos

Descubra como ter o delivery mais completo e seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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