fbpx

Aprenda Como Administrar um Restaurante e Ter Mais Sucesso

Para saber a melhor forma de como administrar seu restaurante é preciso ficar acompanhando todos os processos e saber onde encontrar os problemas. 

O principal para administrar um restaurante é saber organizar os processos e principalmente a gestão. 

Analisando cada processo financeiro, de vendas e como está seu estabelecimento e equipe. 

É essencial jamais esquecer de sua administração, ou as coisas podem acabar saindo um pouco do controle.

Então segue por aqui para ver algumas partes indispensáveis de como administrar um restaurante para manter tudo em ordem.

Dicas de como administrar um restaurante

Antes de qualquer coisa para ter uma boa gestão é importante ter uma reserva de caixa. Ela é uma quantia utilizada para fazer aquele fluxo de pagamentos e investimentos na empresa. 

Além disso, é calculada de acordo com o gasto e receita de cada mês. quando você consegue ter essa dinâmica com seu financeiro  é capaz de ampliar e gerir melhor seu restaurante. 

1. Qualidade de atendimento e valorizar funcionários

O atendimento é sempre um grande destaque na hora de escolher em qual restaurante irá comer, afinal ninguém deseja sair de casa para presenciar atendimento ruim. 

E quando os funcionários estão motivados e felizes tendem a tratar os cliente de uma forma bem melhor. 

Quando se torna comum ter rotatividade de pessoas em seu restaurante, vai significar que algo não está indo tão bem. Aliás, essa é uma área onde não é desejado que isso ocorra, devido a garçons irem criando aquela intimidade com os clientes.

Para isso é necessário proporcionar boas condições a eles, pagar salários compatíveis, garantir boa relação, um local agradável para trabalho e principalmente contratar pessoas qualificadas.

2. Respeite a legislação

Se está pensando em como administrar um restaurante, não pode deixar de fora a parte de cuidar delicadamente de todas as legislações obrigatórias para operar. 

As leis sanitárias exigem bastante coisas de restaurantes, e sem segui-las pode ser impossível manter a qualidade e às vezes até o negócio aberto. 

Assim, quando se está começando um negócio é importante seguir todas as legislações à risca, para evitar problemas. 

Portanto, cumprir com as leis trabalhistas na contratação de funcionários também é uma forma de seguir o que a lei manda.

3. Aposte na tecnologia

Muitos especialistas afirmam que os restaurantes que, ainda, não aderiram à tecnologia, não vendem pela internet e nem automatizam o atendimento. E assim, acabam suscetíveis à falência. 

O perfil do cliente atual exige uso de tecnologia, as pessoas não gostam mais de ficar horas esperando, ligar para realizar pedidos, dentre outras coisas. 

Dessa forma precisa de um software de gestão para propor o melhor serviço a seus clientes, da maneira que eles desejam. 

Consegue ter um atendimento fácil e rápido automatizado por comandas eletrônicas, delivery online e venda de balcão facilitadas.

Tudo isso é possível com o GrandChef, um sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos. 

Com ele consegue ter fluxo de caixa automatizado que ajuda você a administrar o seu restaurante de forma mais assertiva, poupar horas anotando e fazendo contas de forma manual.

4. Gestão de estoque

A gestão ou controle de estoque é realizada para controlar e organizar a quantidade existente de cada produto armazenado.

Assim, ele monitora o fluxo de entrada e saída dos produtos, no caso do restaurante, dos alimentos que entram e saem.

Dessa forma, você pode prever quando há a necessidade de comprar produtos, reduz vencimentos de produtos, além de poder acompanhar a quantidade de cada coisa em estoque.

Além disso, há descoberta de quais alimentos tem mais saída e os de menos, sabendo quais produtos seu vendem mais.

Logo, terá controle de seu restaurante, ajudando em seu financeiro e possibilitando planejamentos.

como administrar um restaurante

Com um sistema de gestão você passa a ter visão geral dos produtos e a contagem é mais prática e rápida, feitas no momento que eles entram e saem.

Além disso, o sistema disponibiliza relatórios detalhados e alerta de estoque mínimo para que saiba que está na hora de ir as compras. E o melhor de tudo sem perder nenhuma venda. Como é o caso do Sistema GrandChef.

Com o controle de estoque do GrandChef, você não terá mais surpresas desagradáveis, como produtos acabarem, não ter ingredientes específicos.

Todas as soluções que faltavam para saber como administrar seu restaurante e não perder mais tempo. Então baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove todos os benefícios trás a sua gestão administrativa.

como administrar um restaurante

Tenha seu restaurante na palma de sua mão, com tudo sob controle da forma mais prática possível.

5. Relatórios de gestão

Outra funcionalidade que ajuda muito você a saber como administrar seu restaurante são os relatórios. 

Eles ajudam  a gerir o restaurante da melhor forma possível, sem preocupações e sem correr risco de ter dados errados. 

Assim, são relatórios de fluxo de caixa, DRE, estoque, e muito mais, que te passam dados certos e sempre atualizados te ajudando a manter o financeiro em dia. Sabendo quanto dinheiro há, o que tem a receber e a pagar.

Dessa forma, consegue ter visão ampla de como seu restaurante está e manter tudo em ordem da melhor forma. Nunca perdendo o controle da situação.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: