Como Montar o Cardápio de um Restaurante?

O cardápio de um restaurante é a essência do estabelecimento, é por meio dele que o cliente tem a experiência de o que você tem a oferecer. 

Por isso, é muito importante tomar cuidado na hora de montá-lo, pense bem em tudo que irá constar no cardápio para fazer o projeto dele. 

Na hora de criar o cardápio é preciso que seja relacionado a sua marca e a experiência do cliente. De acordo com o que você serve.

Assim, tenha um menu variado para trazer um diferencial para o cliente.

E mesmo assim, as quantidades precisam ser fracionadas e tudo bem pensado. Criar um cardápio para cada dia é cansativo, por isso os restaurantes à la carte e semanais se tornaram famosos. 

Por meio deles, os pratos são basicamente fixos, não precisando criar sempre algo novo e trabalhoso. 

Portanto, separamos um guia rápido para você poder criar o cardápio de um restaurante.

1. Crie seus pratos com cuidado

Para criar o menu do restaurante é importante que use a inteligência e não crie mais do que realmente comporta no local.  

Afinal, é comum se empolgar e querer criar coisas demais, mas, manter o estoque para tudo isso não é nem um pouco viável.

Acredite, é possível variar sem a necessidade de ter tantos produtos em estoque.

Utilizando de componentes parecidos em pratos variados, fazendo com que nunca tenha baixa saída deles.

2. Preparo no tempo certo

Se há uma coisa pela qual as pessoas não gostam de esperar tanto é por comida.

Por isso, sua cozinha tem de ser ágil e seus pratos também. Não adianta ter pratos renomados que demoram demais para ser preparados e no fim acaba não agradando os clientes pelo tempo. 

Dessa forma, faça uma mistura entre ambos, comidas boas e com tempo de preparo razoável.

Garante assim a satisfação do cliente que recebe um prato delicioso em menos tempo do que imaginava. 

3. Atenção com os preços

Antes de colocar preço em seus pratos considere o custo que terá os ingredientes para produzir, o custo administrativo e sua margem de lucro. 

A margem de lucro varia muito de estabelecimento para estabelecimento, mas especialistas dizem que o custo com os insumos não deve passar de 35% de seu valor de venda. 

Entretanto, não é possível prever quando os preços das coisas irão subir, mas é preciso pensar bem antes de calcular os preços. 

Remarcações em cardápio são feias e tiram a credibilidade do restaurante, e o cardápio do seu restaurante tem de passar a imagem correta.

4. Utilize fotos reais do seus pratos

Ao contrário do que possa parecer, o cliente prefere uma foto menos elaborada e real do que ver algo muito bom e quando o pedido chega não ser tudo aquilo.

Sim, as pessoas precisam sentir o desejo ao ver suas fotos, mas não pegue algo da internet para isso. 

Capriche em produzir seu prato de forma agradável para a foto. Dessa forma, o cliente sente o desejo de comer e não se decepciona nem um pouco na hora de receber o pedido na mesa ou em casa. 

A regra é válida para qualquer tipo de estabelecimento, seja uma lanchonete, pizzaria, restaurante ou bar. 

Tudo isso deve combinar com uma bela arte de cardápio que ressalta as características de sua marca.

5. Revise tudo

Antes de partir para a impressão revise todo o conteúdo, leia e depois, leia novamente para ver se tudo está correto. 

Caso restem dúvidas peça para alguém de fora conferir, a pessoa que não leu o texto antes está mais apta a ver erros. 

Dessa forma, revise o design do cardápio se está tudo como deseja, analise as fotos, tudo. 

No fim somente depois de conferir tudo, o imprima, gastar com reimpressão não deve estar em seus planos e deixar o cardápio riscado ou com fitas não é visualmente agradável.

Afinal, seu restaurante e clientes merecem um cardápio de restaurante perfeito.

6. Cardápio digital

A última dica é sobre o cardápio digital, essa modalidade é essencial para se destacar dos concorrentes. 

Por meio dessa ferramenta automatiza várias funções do cardápio, por meio de um sistema de restaurante, como o GrandChef.

Assim, diminui os erros, aumenta seu faturamento, trás a velocidade e facilidade de atendimento. 

De sua chance ao cardápio digital integrado em um sistema de gestão e não se arrependa. 

Sendo assim, automatizar o atendimento é a saída para a facilidade e agilidade. Reduza os gastos e aumente a rotatividade das mesas. 

O GrandChef é especializado na gestão do segmento alimentício, trazendo as melhores funcionalidades para bares, restaurantes e similares. 

Não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios do cardápio digital e um sistema de gestão. 

Portanto, venha saber como é ter seu restaurante na palma de sua mão.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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