Como Melhorar o Atendimento ao Cliente no seu Restaurante?
Montar um restaurante de sucesso em todos os quesitos é um grande desafio para os empreendedores. Mas, algo importante para uma gestão eficiente é o atendimento ao cliente.
Um bom atendimento impacta diretamente na lucratividade e imagem do restaurante.
Isso porque os clientes que têm uma boa experiência com seu restaurante tendem a retornar ao local, gastar bem em suas visitas e indicar o local.
O marketing boca a boca é algo que funciona a anos e traz ótimos resultados a qualquer estabelecimento. Acompanhe aqui passos para ter um bom atendimento ao cliente e destacar seu estabelecimento.
1. Tenha um bom planejamento
O primeiro passo para qualquer negócio ir pra frente é preciso ter planejamento para que a gestão seja eficiente.
Para isso é preciso definir bem como seu negócio irá operar, definir os processos para garantir um bom atendimento aos clientes.
Com isso, é possível garantir que eles tenham atendimento adequado, com educação, evitar entrega de pratos errados, filas e muito mais.
Portanto, é necessário planejamento adequado, avaliação do mercado, saber o público-alvo e o que pode trazer bons resultados ao restaurante.
2. Ofereça treinamento adequado aos atendentes
A experiência que o cliente terá dentro do restaurante influenciará em tudo. Para isso seu atendimento deve ser impecável, e seus atendentes devem ser gentis e saber lidar com as situações.
Ele precisam saber coisas como:
- Como corrigir erros e problemas;
- Lidar com críticas;
- Como lidar com clientes difíceis;
- Processos ideais de atendimento, desde a entrada do cliente até o pagamento da conta;
- Saber o perfil do consumidor local;
- Responder possíveis dúvidas;
- Conhecimentos básicos da região.
Com isso é possível garantir que seus clientes terão um bom atendimento e seus funcionários estarão preparados para lidar com o que vier acontecer.
3. Invista em tecnologia
A tecnologia é o grande aliado do atendimento, por meio dela é simples a pessoa ser atendida rapidamente e garantir eficiência.
Para restaurante e serviços de comunicação as mais comuns são:
Cardápio digital: permite que a pessoa confira seu cardápio por meio de um smartphone ou Tablet e realize o pedido por lá mesmo.
Sistema delivery: oferece o serviço de solicitação e entrega de pedidos no local de escolha do cliente.
Sistema PDV: oferece funcionalidades para otimizar tempo e a gestão do negócio, por meio dos processos de pedidos e pagamento do restaurante, tornando tudo muito eficiente.
Assim, um bom exemplo de tecnologias para isso é o GrandChef, um sistema de gestão completo que conta com sistema delivery, cardápio eletrônico, sistema pdv e muito mais.
O sistema GrandChef é completo e especializado no ramo gastronômico, como bares, restaurantes e similares.
Por meio dele você disponibiliza um cardápio digital a seus clientes personalizado a seu gosto e preferências e de acordo com sua marca.
O cardápio digital também dá espaço para aderir o sistema delivery, no qual o cardápio fica disponível em um site para os clientes realizarem os pedidos para entregas.
O link do delivery pode ser compartilhado por onde preferir e em quantas plataformas achar necessário.
Além disso, o GrandChef também conta com um sistema PDV eficiente que realiza o fechamento de caixa para você, agilizando seu atendimento.
O GrandChef conta com isso e muito mais, com todas as funções para tornar sua gestão eficiente e ter seu restaurante na palma de sua mão.
Portanto, com a tecnologia adequada seu atendimento é agilizado, tempo otimizado, agradar os cliente pela rapidez e tem maior rotatividade de mesas e recebe elogios.
4. Fique atento as reclamações
Por fim, é importante estar atento às reclamações, é por meio das críticas que se descobre o que precisa ser melhorado.
Assim, incentive feedbacks e esteja por dentro do que acontece em seu restaurante.
Receber essas informações de bom grado está ligado diretamente a fidelização do cliente, eles podem ver que você se importa e tenta atender às suas necessidades da melhor forma possível.
Além disso, se as reclamações forem justas podem sugerir melhorias muito boas a seu estabelecimento, pratos, divulgação, atendimento e muito mais.
Logo, atendendo as necessidades do cliente e se preocupando com sempre servir melhor eles, seu restaurante está sujeito a sempre estar cheio e ter uma boa imagem passada pelo boca a boca.
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