Como Melhorar o Atendimento ao Cliente no seu Restaurante?

Montar um restaurante de sucesso em todos os quesitos é um grande desafio para os empreendedores. Mas, algo importante para uma gestão eficiente é o atendimento ao cliente.

Um bom atendimento impacta diretamente na lucratividade e imagem do restaurante.

Isso porque os clientes que têm uma boa experiência com seu restaurante tendem a retornar ao local, gastar bem em suas visitas e indicar o local. 

O marketing boca a boca é algo que funciona a anos e traz ótimos resultados a qualquer estabelecimento. Acompanhe aqui passos para ter um bom atendimento ao cliente e destacar seu estabelecimento.

1. Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para qualquer negócio ir pra frente é preciso ter planejamento para que a gestão seja eficiente. 

Para isso é preciso definir bem como seu negócio irá operar, definir os processos para garantir um bom atendimento aos clientes.

Com isso, é possível garantir que eles tenham atendimento adequado, com educação, evitar entrega de pratos errados, filas e muito mais. 

Portanto, é necessário planejamento adequado, avaliação do mercado, saber o público-alvo e o que pode trazer bons resultados ao restaurante.

atendimento ao cliente

2. Ofereça treinamento adequado aos atendentes

 A experiência que o cliente terá dentro do restaurante influenciará em tudo. Para isso seu atendimento deve ser impecável, e seus atendentes devem ser gentis e saber lidar com as situações. 

Ele precisam saber coisas como:

  • Como corrigir erros e problemas;
  • Lidar com críticas;
  • Como lidar com clientes difíceis;
  • Processos ideais de atendimento, desde a entrada do cliente até o pagamento da conta;
  • Saber o perfil do consumidor local;
  • Responder possíveis dúvidas;
  • Conhecimentos básicos da região.

Com isso é possível garantir que seus clientes terão um bom atendimento e seus funcionários estarão preparados para lidar com o que vier acontecer.

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3. Invista em tecnologia

A tecnologia é o grande aliado do atendimento, por meio dela é simples a pessoa ser atendida rapidamente e garantir eficiência. 

Para restaurante e serviços de comunicação as mais comuns são: 

Cardápio digital: permite que a pessoa confira seu cardápio por meio de um smartphone ou Tablet e realize o pedido por lá mesmo.

Sistema delivery: oferece o serviço de solicitação e entrega de pedidos no local de escolha do cliente. 

Sistema PDV: oferece funcionalidades para otimizar tempo e a gestão do negócio, por meio dos processos de pedidos e pagamento do restaurante, tornando tudo muito eficiente. 

Assim, um bom exemplo de tecnologias para isso é o GrandChef, um sistema de gestão completo que conta com sistema delivery, cardápio eletrônico, sistema pdv e muito mais. 

O sistema GrandChef é completo e especializado no ramo gastronômico, como bares, restaurantes e similares. 

Por meio dele você disponibiliza um cardápio digital a seus clientes personalizado a seu gosto e preferências e de acordo com sua marca.

O cardápio digital também dá espaço para aderir o sistema delivery, no qual o cardápio fica disponível em um site para os clientes realizarem os pedidos para entregas.

O link do delivery pode ser compartilhado por onde preferir e em quantas plataformas achar necessário.

Além disso, o GrandChef também conta com um sistema PDV eficiente que realiza o fechamento de caixa para você, agilizando seu atendimento.

O GrandChef conta com isso e muito mais, com todas as funções para tornar sua gestão eficiente e ter seu restaurante na palma de sua mão. 

Portanto, com a tecnologia adequada seu atendimento é agilizado, tempo otimizado, agradar os cliente pela rapidez e tem maior rotatividade de mesas e recebe elogios.

4. Fique atento as reclamações

Por fim, é importante estar atento às reclamações, é por meio das críticas que se descobre o que precisa ser melhorado. 

Assim, incentive feedbacks e esteja por dentro do que acontece em seu restaurante.

Receber essas informações de bom grado está ligado diretamente a fidelização do cliente, eles podem ver que você se importa e tenta atender às suas necessidades da melhor forma possível.

Além disso, se as reclamações forem justas podem sugerir melhorias muito boas a seu estabelecimento, pratos, divulgação, atendimento e muito mais.  

Logo, atendendo as necessidades do cliente e se preocupando com sempre servir melhor eles, seu restaurante está sujeito a sempre estar cheio e ter uma boa imagem passada pelo boca a boca.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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