Como Montar um Restaurante Fast Casual?

A modalidade Fast Casual lembra tanto Fast food quanto o Causal Dining, mas, tem seus diferenciais e particularidades.

O Fast Casual é interessante por ser econômico ao público, pois proporciona a experiência da comida “gourmet” com ticket médio mais baixo do que o restaurante à la carte.

Porém, o ticket médio é maior comparado com a modalidade Fast Food.

Para que não conhece, o restaurante à la carte tem como destaque a variedade de pratos e bebidas oferecidos.

Portanto, a comida do Fast Casual tem a qualidade superior em relação aos Fast Foods, entretanto, conta com o mesmo serviço rápido e prático.

Além disso, foge dos padrões dos restaurantes gastronômicos.

Mas, o que é o conceito Fast Casual?

O Fast Casual mantem a ideia de comida rápida como é o caso do Fast Food, mas se diferencia pela as vantagens aos clientes, como:

  • Comida mais elaborada;
  • Ambiente diferenciado;
  • Cozinha aberta.

Os pratos são gourmetizados, isto não quer dizer que a comida seja chique, mas sim bem requintada, contado com os melhores ingredientes e uma apresentação impecável. 

Já o ambiente tem que está de acordo com a qualidade da comida servida, nada de ambiente monótono ou repetitivo, o Fast Casual se destaca pelo seu ambiante diferenciado e agradável.

A cozinha aberta já faz toda a diferença para esse ambiente! No Fast Casual os pedidos são realizados no balcão e retirados por meio de senha.

Fast Casual

Visto que, enquanto o cliente aguarda e pode visualizar o seu prato sendo preparado, tornando a experiência do cliente ainda mais interessante.

Portanto, esse tipo de estabelecimentos conta com uma equipe pequena, sem serviço de mesa e cardápio simples.

Vantagens em investir no Fast Casual

Esse tipo de modalidade conta com diferenciais para atrair clientes, pois o público se propõem pagar um pouco mais para vivenciar uma experiência personalizada e saborear uma comida com sabor único.

Um grande benefício para os donos de restaurantes é a possibilidade de trabalhar com uma equipe pequena, já que, não existe o atendimento na mesa, não há necessidade de contratar garçons.

Entretanto, o cuidado com os colaboradores da cozinha devem ser redobrados, afinal, o cliente está acompanhando todo o preparo e esse processo deve ter o poder de fidelizar o cliente ao Fast Casual.

Além disso, como já dito anteriormente o ticket médio é mais alto comparado com dos estabelecimentos Fast Food, o que faz total diferença em seu faturamento.

Logo, estará optando por uma modalidade mais lucrativa, que atrela os conceitos de comida gourmet, sustentabilidade e/ou vida saudável para atrair uma clientela mais refinada;

Exemplos de Redes

No Brasil, algumas das principais redes de Fast Casual são:

  • Spoleto: o cliente escolhe uma massa pré cozinha e os ingredientes frescos vão para a frigideira juntamente com o molho.
  • Koni Store: os itens como o temaki é preparado por um sushiman.

Ambos oferecem um ambiente bem mais aconchegante e refinado para melhorar a experiência do cliente.

Já que, nos Estados Unidos, a rede Shake Shack é um destaque por servir hambúrgueres gourmet com total agilidade.

Portanto, não temos dúvidas que do poder do atendimento mais personalizado.

Com o Fast Casual a operação do seu negócio é mais ágil e eficiente, o custo com funcionários é menor e ticket médio alto.

E para cuidar da gestão do seu negócio é preciso de um sistema que irá otimizar ainda mais os processos dentro do seu negócio, possibilitando um atendimento ágil e com cálculos do seu ticket médio , pensando nesses detalhes lhe indicamos o GrandChef.

O GrandChef é um sistema de gestão completo que disponibiliza vários relatórios detalhado, cadastro de clientes, entre outras funcionalidades que proporcionará a evolução do seu negócio.

Conheça o GrandChef gratuitamente e veja a evolução do seu negócio.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: