Como Aumentar o Ticket Médio do seu Restaurante?

Acompanhe suas métricas e crie ações para aumentar o desempenho das vendas, por meio do ticket médio.

Sem dúvidas, saber do ticket vai fazer toda a diferença em um planejamento relacionado ao aumento das vendas.

Por exemplo, você pode aumentar o seu faturamento, sem aumentar diretamente o número de clientes.

Mas, para isso, você precisa compreender o valor que cada cliente em seu restaurante e procurar formas de fazer ele consumir mais.

Continue lendo, para aprender tudo sobre o ticket médio do seu restaurante.

Você sabe o que é Ticket Médio?

O ticket médio é um indicador de desempenho de vendas.

Basicamente, o ticket trata-se do valor gasto pelo os clientes dentro do seu restaurante.

Assim, é possível calcular o ticket dividindo o faturamento total pelo número de vendas.

Ticket Médio

Existem outras maneiras de fazer o cálculo, determinando o ticket médio de produto, serviço ou categoria, conforme a necessidade da empresa.

De modo geral, o aumento do ticket é um ótimo sinal para o seu estabelecimento, pois indica que os seus clientes estão gastando mais em cada compra.

E aumentar esse ticket é essencial para alavancar o faturamento, considerando que, é mais fácil vender para os clientes existentes do que conquistar novos.

Portanto, no momento de avaliar o ticket médio deve considerar as métricas de lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição, além de, outros indicadores da área de vendas, finanças e marketing.

Pois você obterá informações valiosas para a elabora o planejamento de vendas, melhorar os resultados e lucros.

Cálculo do Ticket Médio

O ticket médio é simples de ser cálculo, por isso, não perca a oportunidade de fazer esse cálculo e descobrir como anda suas vendas.

Então, as seguintes fórmulas para calculá-lo são:

Ticket Médio = faturamento bruto / volume de vendas =  R$ 150.000 / 500 = R$ 300

Ou

Ticket Médio = total de vendas em R$ / número de clientes = R$10.000,00 / 50 = R$200,00

Lembre-se que, para realizar o segundo cálculo, é preciso determinar uma data, por exemplo 30 dias.

Ticket Médio

Além disso, o correto é fazer o cálculo todos os dias, mas, se caso bater a preguiça não se preocupe, existem sistemas que executa esse cálculo para torna a gestão do seu negócio ainda mais fácil, como é caso do GrandChef.

O GrandChef é um sistema gestão especializados para restaurantes, pizzarias, bares e similares, assim, sabem exatamente como solucionar os seus problemas.

Com GrandChef será simples gerenciar o seu empreendimento, teste grátis e confira com os seus próprios olhos.

Sistema para calcular Ticket Médio

Por que o ticket médio é uma métrica importante?

O ticket médio é uma métrica importante para que você consiga entender e projetar o crescimento do seu restaurante.

O ideal é que o seu ticket médio seja alto, pois isto significa que sua performance de vendas está ótima.

Para analisar o ticket é preciso ser estuda-lo dentro de um contexto, então, para saber se o ticket está satisfatório ou não, além do tipo de venda, o histórico da própria estabelecimento e os custos que cada venda gera.

Portanto, o ticket médio que cobre os Custos de Aquisição de Clientes(CAC) e garante uma margem de lucro é o objetivo de qualquer empreendedor.

E se o seu ticket aumenta mês a mês, isso indica que os clientes estão gastando mais a cada compra com você, sendo um sinal positivo para o seu negócio!

Como Aumentar o Ticket do seu Restaurante?

Ofereça uma Variedade de Produtos

Uma boa forma de aumentar o ticket é oferecendo uma maior a quantidade de produtos que instiga o seu consumidor, assim, será chance de compra também será maior.

Então , com mix de produtos, o cliente irá encontrar todos os itens que precisa em um único local, no caso o seu restaurante. Isso poderá deixá-lo tão satisfeito o suficiente para comprar mais do que o planejado.

Por exemplo, você pode oferece sobremesas como pudim ou acompanhamentos como maionese para que os seus clientes tenham mais produto para comprar.

Posicione os produtos de forma estratégica

O cardápio é uma ferramenta crucial para aumentar o seu faturamento, por isso, exige conhecimento e planejamento.

Já que, se os produtos for disponibilizado de maneira estratégica também é uma ótima maneira de aumentar o ticket médio do seu negócio.

Sabemos que começar uma estratégica não é tão fácil, mas a engenharia do cardápio pode lhe ajudar, assim, saberá quais são os seus produtos mais popular e lucrativo.

Além disso, é possível identificar como aumentar a venda de um determinado prato que não está sendo vendido.

Portanto, ao estimular a compra dos produtos irá elevar o ticket médio do seu restaurante.

Então, não é só posicionar os produto de qualquer forma, é preciso despertar a atenção do seu cliente, use a criatividade para construir esse estímulo.

Não deixe o cliente esquecer alguns itens

Muitas vezes, o cliente não quer só um prato de comida, quer beber uma refrigerante e, até mesmo, uma sobremesa.

Então, é preciso ficar atento para proporcionar todos os itens que o seu cliente precisa.

Por exemplo, depois do cliente efetuar o pedido, volte na mesa e pergunte se quer mais alguma coisa, cite pelo menos 3 itens.

Essa é uma ótima estratégia para aumentar o seu ticket e fazer com que o consumidor associe que no seu restaurante é possível encontrar tudo que precisa, facilitando a sua vida do consumidor.

Logo, será possível aumentar o lucro e, ainda, fidelizar o cliente de forma natural.

Faça promoções e ofereça descontos

Se você conhece sua margem de lucro, você sabe um forma mais assertiva trabalhar com promoções e descontos.

Gere benefícios para o seu cliente oferecendo brindes, por exemplo, na compra de dois hambúrguer ganha um refrigerante.

Ao trabalhar dessa forma, você obterá aumentos expressivos em seus ticket médios, oferecendo determinado produto ou cupom de desconto por valor gasto.

Mas, antes de investir em uma estratégia promocional, é importante verificar se tem estoque suficiente para suprir o aumento na demanda.

Afinal, nada pior do que não poder atender ao cliente, pois não consegue manter estoques compatíveis com o volume de vendas.

Então, é importante organizar o seu armazenagem e para isso você pode contar com uma ferramenta de gestão de estoque.

Disponibilize o frete grátis

Se você presta serviço de delivery, oferte frete grátis, será um benefício capaz de atrair a atenção do público.

Condicione essa vantagem a um valor mínimo de compras, visto que, o cliente prefere gastar no pedido do que pagar pelo transporte.

Isso acontece, pois o cliente associa o valor do frete como um custo extra na compra do produto, que não tem nenhum tipo de retorno, assim, ele prefere comprar um pedido mais caro em vez de pagar frete.

Para isso, é fundamental ter conhecimento sobre margem de lucro, valores cobrados para entrega de comida.

Mantenha bom relacionamento com cliente 

Não temos dúvidas que é mais fácil manter um cliente fiel do que conquistar os novos.

Na verdade, depois de ter conquistado cliente, ele tendem se tornar mais exigente, visto que, já conhece seu empreendimento e já tem suas expectativas definida.

Por outro lado, nas ações a fim de aumentar o ticket médio, os clientes antigos representam o Custo de Aquisição do Cliente menor, pois exigem menos esforços para serem convencidos.

Os clientes antigos já conhecem seus produtos e você já tem uma intimidade e você sabe a maneira correta de se comunicar.

Então, o marketing de relacionamento será o seu aliado, pois como todo relação, não é porque você já conquistou o cliente, não precisa dar a atenção necessária.

Ainda mais que, quem não é visto, tende a ser esquecido, então. Por isso, é tão importante manter a chama acesa junto aos clientes já conquistados.

Logo, os cliente antigos podem ficar algum tempo sem comprar, no entanto, as chances de voltarem a consumir em seu restaurante são maiores, enquanto sua marca se mantém presente.

Você pode manter a comunicação por meio das redes sociais como Facebook e Instagram, além do e-mail marketing.

Portanto, para que você possa proporcionar o crescimento do seu negócio e se tornar destaque diante da concorrência, comece agora a calcular o valor do ticket dos seus consumidores!

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