CRM Para Restaurantes: Saiba Como ter um Bom Relacionamento com Seus Clientes
Também conhecido como Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM para restaurantes pode ser uma ferramenta muito importante para o crescimento da marca e o aumento da arrecadação no final do período.
E isso se dá, pois, como a era da transformação digital tem causado diversas mudanças nas relações de compra e no consumo como um todo. O emprego desse tipo de tecnologia permite a construção de uma melhora na experiência do cliente com a marca.
Assim, por meio do armazenamento de informações acerca das compras realizadas e das atividades dos potenciais consumidores. As instituições comerciais passam a conseguir preparar as equipes e estratégias para melhorar o atendimento e as vendas.
Como funciona o CRM para restaurantes?
O uso desse sistema CRM tem se tornado muito importante para as empresas dos mais variados setores, isso devido ao avanço tecnológico e o aumento do tempo diário gasto pelos consumidores nas redes sociais. E o mesmo é válido para os restaurantes.
Isso porque, através dessa ferramenta se torna mais fácil unificar as ações comerciais e construir uma base de dados extremamente valiosa para o estudo acerca das características, necessidades e expectativas do seu público consumidor.
Deste modo, é possível notar mais facilmente qual tipo de cardápio se adequa melhor a cada nicho de clientes, quais são os pratos disponibilizados que não agrada o público em geral, os tipos de materiais e temperos que são mais preferidos, entre outros.
Assim o atendimento se torna mais eficiente, os gastos desnecessários podem ser eliminados, a qualidade do trabalho desempenhado pelos colaboradores se torna mais fácil de monitorar e o número de vendas pode ter um aumento significativo.
Estratégias que podem ser utilizadas com o CRM para melhorar o relacionamento com os clientes
Como vimos anteriormente, ao contrário do que muitos pensam, o uso dos sistemas de CRM não é exclusivo para instituições corporativas grandes e pode ser muito valioso para os restaurantes de pequeno e médio porte.
Afinal, essas plataformas melhoram o controle de vendas, permitem o desenvolvimento de follow-up mais otimizado, aumenta o valor gasto pelos clientes nos pedidos, facilita a organização das empresas e ainda melhora o controle das atividades internas.
No entanto, uma das características mais relevantes desses gerenciadores é a capacidade de melhorar a qualidade do relacionamento com os clientes, tornando esses indivíduos o centro de todas as transações comerciais.
Assim, é possível integrar o uso desse sistema a estratégias como as descritas a seguir.
1. Otimize o atendimento
Como até mesmo os softwares de CRM grátis são capazes de compilar e organizar as informações e características de todo o processo de compra, os dados coletados neste sistema são capazes de auxiliar a traçar o perfil dos clientes, oportunizando:
- Desenvolvimento de promoções exclusivas;
- Segmentação do público;
- Identificação da persona do restaurante;
- Atendimento mais personalizado;
- Oferecimento de ofertas que de fato atraem cada tipo de público.
Assim, a equipe de publicidade pode enviar anúncios de opções vegetarianas ou veganas para o público mais adepto a esse tipo de dieta, por exemplo. Melhorando a satisfação e o ticket médio dessas pessoas.
2. Aumente a variedade de canais de comunicação
A internet trouxe um leque mais extenso de canais de comunicação para que os clientes entrem em contato com a empresa.
Isso possibilita a construção de um relacionamento mais próximo, melhorando a satisfação com o serviço e facilitando o processo de fidelização.
Neste sentido, o CRM plano permite a unificação dos atendimentos independente do canal utilizado pelo cliente para esse contato.
Assim, o restaurante passa a cometer menos erros no suporte ao consumidor, tornando mais bem sucedido a atração de novos consumidores e o retorno dos fidelizados.
3. Incentive o Feedback
Tanto o feedback positivo quanto o negativo são de extrema valia para as empresas de todos os setores. Afinal, são essas informações que auxiliam no reconhecimento e exploração dos pontos fortes da instituição e para a construção de estratégias de melhorias.
Com o uso comercial CRM, os restaurantes são capazes de centralizar essas avaliações online, realizando relatórios para ter uma visão ampla sobre a opinião geral acerca da empresa ou como forma de reduzir o tempo de resposta das insatisfações.
4. Invista em ações de Marketing
O Marketing Digital é uma das melhores formas de atrair novos leads e convertê-los em consumidores assíduos.
Além de ser um método efetivo é bastante econômico para as empresas, especialmente se utilizado em conjunto com uma plataforma de CRM online grátis.
Isso porque, as informações coletadas e centralizadas no gerenciador de vendas é capaz de otimizar o alcance de um público que se encaixe mais com a sua empresa.
Ao mesmo tempo em que permite a identificação dos pontos fracos do restaurante e a melhora da reputação da marca.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.