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CRM Para Restaurantes: Saiba Como ter um Bom Relacionamento com Seus Clientes

Também conhecido como Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM para restaurantes pode ser uma ferramenta muito importante para o crescimento da marca e o aumento da arrecadação no final do período.

E isso se dá, pois, como a era da transformação digital tem causado diversas mudanças nas relações de compra e no consumo como um todo. O emprego desse tipo de tecnologia permite a construção de uma melhora na experiência do cliente com a marca.

Assim, por meio do armazenamento de informações acerca das compras realizadas e das atividades dos potenciais consumidores. As instituições comerciais passam a conseguir preparar as equipes e estratégias para melhorar o atendimento e as vendas.

Como funciona o CRM para restaurantes?

O uso desse sistema CRM tem se tornado muito importante para as empresas dos mais variados setores, isso devido ao avanço tecnológico e o aumento do tempo diário gasto pelos consumidores nas redes sociais. E o mesmo é válido para os restaurantes.

Isso porque, através dessa ferramenta se torna mais fácil unificar as ações comerciais e construir uma base de dados extremamente valiosa para o estudo acerca das características, necessidades e expectativas do seu público consumidor.

Deste modo, é possível notar mais facilmente qual tipo de cardápio se adequa melhor a cada nicho de clientes, quais são os pratos disponibilizados que não agrada o público em geral, os tipos de materiais e temperos que são mais preferidos, entre outros.

Assim o atendimento se torna mais eficiente, os gastos desnecessários podem ser eliminados, a qualidade do trabalho desempenhado pelos colaboradores se torna mais fácil de monitorar e o número de vendas pode ter um aumento significativo.

Estratégias que podem ser utilizadas com o CRM para melhorar o relacionamento com os clientes

Como vimos anteriormente, ao contrário do que muitos pensam, o uso dos sistemas de CRM não é exclusivo para instituições corporativas grandes e pode ser muito valioso para os restaurantes de pequeno e médio porte.

Afinal, essas plataformas melhoram o controle de vendas, permitem o desenvolvimento de follow-up mais otimizado, aumenta o valor gasto pelos clientes nos pedidos, facilita a organização das empresas e ainda melhora o controle das atividades internas.

No entanto, uma das características mais relevantes desses gerenciadores é a capacidade de melhorar a qualidade do relacionamento com os clientes, tornando esses indivíduos o centro de todas as transações comerciais.

Assim, é possível integrar o uso desse sistema a estratégias como as descritas a seguir.

1. Otimize o atendimento

Como até mesmo os softwares de CRM grátis são capazes de compilar e organizar as informações e características de todo o processo de compra, os dados coletados neste sistema são capazes de auxiliar a traçar o perfil dos clientes, oportunizando:

  • Desenvolvimento de promoções exclusivas;
  • Segmentação do público;
  • Identificação da persona do restaurante;
  • Atendimento mais personalizado;
  • Oferecimento de ofertas que de fato atraem cada tipo de público.

Assim, a equipe de publicidade pode enviar anúncios de opções vegetarianas ou veganas para o público mais adepto a esse tipo de dieta, por exemplo. Melhorando a satisfação e o ticket médio dessas pessoas.

2. Aumente a variedade de canais de comunicação

A internet trouxe um leque mais extenso de canais de comunicação para que os clientes entrem em contato com a empresa. 

Isso possibilita a construção de um relacionamento mais próximo, melhorando a satisfação com o serviço e facilitando o processo de fidelização.

Neste sentido, o CRM plano permite a unificação dos atendimentos independente do canal utilizado pelo cliente para esse contato. 

Assim, o restaurante passa a cometer menos erros no suporte ao consumidor, tornando mais bem sucedido a atração de novos consumidores e o retorno dos fidelizados.

3. Incentive o Feedback

Tanto o feedback positivo quanto o negativo são de extrema valia para as empresas de todos os setores. Afinal, são essas informações que auxiliam no reconhecimento e exploração dos pontos fortes da instituição e para a construção de estratégias de melhorias.

Com o uso comercial CRM, os restaurantes são capazes de centralizar essas avaliações online, realizando relatórios para ter uma visão ampla sobre a opinião geral acerca da empresa ou como forma de reduzir o tempo de resposta das insatisfações.

4. Invista em ações de Marketing

O Marketing Digital é uma das melhores formas de atrair novos leads e convertê-los em consumidores assíduos. 

Além de ser um método efetivo é bastante econômico para as empresas, especialmente se utilizado em conjunto com uma plataforma de CRM online grátis.

Isso porque, as informações coletadas e centralizadas no gerenciador de vendas é capaz de otimizar o alcance de um público que se encaixe mais com a sua empresa. 

Ao mesmo tempo em que permite a identificação dos pontos fracos do restaurante e a melhora da reputação da marca.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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