Dicas de Como Fazer Uma Boa Administração de Restaurante
Possuir seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas às vezes elas se esquecem de pensar bem em como ter uma boa administração.
A rotina dentro de um restaurante é um tanto corrida, ainda mais se estiver no processo de abertura.
Assim, é comum que pensar detalhadamente na administração pode ser deixado para lá.
Porém, esse pode ser um grande erro, um restaurante mal administrado pode chegar a fechar as portas mais cedo do que se imagina.
Portanto, acompanhe aqui com a gente algumas dicas de como deixar a boa administração de seu restaurante bem preparada para o que vier.
1. Faça bem as contas antes de abrir as portas
Abrir um restaurante, assim como qualquer outro negócio, é um trabalho bem duro. Todo esse processo exige um certo investimento inicial de valor bem considerável.
Afinal, tem de escolher um ponto comercial, contratar equipe, comprar suprimentos, equipamentos, muitas coisas.
Dessa forma, em uma boa administração do restaurante tem de colocar cada um desses gastos na ponta do lápis. As despesas devem ser mantidas sob controle.
Para facilitar o trabalho, elabore uma lista de todos os equipamentos e coisas necessárias, e pesquise bem antes de sair comprando.
Uma boa pesquisa te faz encontrar o melhor material e pelo melhor preço, podendo reduzir os gastos estimados.
Logo, antes mesmo de abrir, o processo precisa ser bem cuidado. E saber que conseguirá se manter, por todo o tempo necessário até recuperar o investimento.
2. Atente-se ás legislações
É muito importante estar por dentro das legislações, para não vir a enfrentar problemas futuros.
Existem regras sanitárias, que podem variar de acordo com as legislações municipais ou estaduais. Para isso converse com a vigilância sanitária local e siga as orientações passadas.
Também busque estar por dentro de todos os preços das cargas tributárias relacionadas ao setor gastronômico.
Estar em dia com os impostos é essencial para começar a operar. Esses custos também precisam ser colocados na ponta do lápis e levados em conta.
Lembre-se também de ter total entendimento das leis trabalhistas para restaurante, para não enfrentar problemas.
3. Acompanhe o fluxo de caixa constantemente
Em qualquer negócio você tem que saber mais do que quanto dinheiro circula, mas também quando isso acontece.
Não há jeito de fazer uma boa administração de restaurante sem saber tudo que entra ou sai de dinheiro e para onde vai.
Afinal, suas contas tem data de vencimento e caso seu caixa tenha sido mal administrado pode ocorrer de não haver dinheiro por lá para acertar as contas.
Por isso é preciso acompanhar de perto. A solução mais viável para isso é fazer o uso de um sistema que consiga fazer os cálculos para você. Como o GrandChef.
Você abre e fecha caixa e o sistema vai calculando todas as entradas e saídas para você, te dando relatórios atualizados para ficar ciente de tudo.
Com o sistema GrandChef é muito simples acompanhar contas a pagar, receber, lucro e muito mais, tudo que é preciso para uma boa gestão financeira.
Uma solução fácil e prática para resolver muitos de seus problemas administrativos, sobrando mais tempo para fazer os devidos planejamentos.
4. Preze pelo bom atendimento
Não é só boa comida que faz as pessoas quererem comer fora. Por isso, para um restaurante ser sucesso de vendas é preciso que a visita a ele, traga uma experiência ao cliente completa.
Dessa forma, nada melhor que um atendimento ao cliente perfeito para fazer ele se sentir bem e voltar.
Afinal, uma fidelização só acontece caso eles gostem do lugar desde o momento em que entram até sair.
5. Tenha seu estoque sob controle
O estoque é quase o coração de um negócio, principalmente se tratando de um restaurante.
Sendo assim, sem os insumos que devem estar nele você não consegue fazer nada.
Por isso, é fundamental o estoque ser bem cuidado, a falta ou sobra de produtos faz você perder dinheiro.
Dessa forma, com um estoque bem controlado, diminui custos e ainda consegue melhorar a qualidade de seus pratos.
Nisso, o sistema GrandChef também pode te ajudar. Como é um sistema de gestão completo. Além de possibilitar controle de caixa, também tem controle de estoque.
Ou seja, a melhor forma de você saber tudo que tem em seu estoque e em qual quantidade. Além disso, quando algo está para acabar vem o alerta do sistema te avisando. Tudo de bom não é mesmo?
E ainda conta com mais inúmeras funcionalidade de gestão para ter controle de tudo.
Por mais que tenha milhares de sistemas de gestão do ramo no mercado, nenhum proporciona tantos benefícios igual ao GrandChef.
Então tá esperando o que? Não perca mais tempo não, baixe o GrandChef gratuitamente e comprove todos esses benefícios.
Vem descobrir como é ter todo seu restaurante na palma de sua mão.
6. Reduza os desperdícios
É bem raro existir um negócio em que haja desperdício zero.
Elas sempre acabam acontecendo, sejam restos de comida que sobra nos pratos ou verduras que passaram do ponto.
Mas, todo esse desperdício acaba sendo dinheiro jogado fora. Por isso, é tão importante investir em redução de perdas.
Seu fluxo de caixa, administração e o meio ambiente agradecem.
7. Esteja atento às tendências do mercado
O mercado evolui sempre, e com isso as preferências do público mudam com bastante frequência.
Não se atentar a essas mudanças pode te fazer ser esquecido e substituído. Assim, quando se trata do ramo da gastronomia, fique sempre atento para sair na frente da concorrência e manter seu público.
Por isso, se atente às tendências do mercado e faça planejamento e pesquisas sobre elas, para ver o que compensa.
Portanto, mantém o fluxo de clientes que por sua vez ajudam a manter a boa administração.