Entenda a Importância de uma Gestão de Estoque Eficiente
Seja uma empresa grande ou pequena, a gestão de estoque deve ser eficiente para evitar prejuízos e gestos desnecessários.
A falta de atenção para o controle de seu estoque é um erro muito grave, principalmente se você trabalha no ramo alimentício, pois pode gerar desorganização de produtos o que pode atrapalhar seu financeiro.
Assim, a gestão de estoque monitora os produtos armazenados garantindo que as demandas serão atendidas.
Ou seja, tendo um controle eficiente acaba com a possibilidade de compra de insumos em excesso e desperdício de alimentos.
Porém, separar alimentos não é algo fácil, demanda tempo e estratégias.
Portando, separamos algumas dicas para que você tenha resultados positivos em sua gestão de estoque, organizando tudo certo e reduzindo perdas.
O Que é uma Gestão de Estoque?
A gestão ou controle de estoque é realizada para controlar e organizar a quantidade existente de cada produto armazenado.
Assim, ele monitora o fluxo de entrada e saída dos produtos, no caso do restaurante, dos alimentos que entram e saem.
Dessa forma, você pode prever quando há a necessidade de comprar produtos, reduz vencimentos de produtos, além de poder acompanhar a quantidade de cada coisa em estoque.
Além disso, há descoberta de quais alimentos tem mais saída e os de menos, sabendo quais produtos seu vendem mais.
Logo, terá controle de seu restaurante, ajudando em seu financeiro e possibilitando planejamentos.
![gestão de estoque](https://i1.wp.com/help.grandchef.com.br/wp-content/uploads/2020/10/gestão-de-estoque-1.jpg?resize=1024%2C633&ssl=1)
Como Controlar o Estoque de seu Restaurante?
É possível listar todos os produtos que se encontram em seu estoque, criar planilhas, passar horas contando e conferindo, mas isso demanda muito tempo.
Assim sendo, não é mais uma opção viável, demanda muito trabalho e tempo, um sistema de gestão eficiente pode realizar o controle para você, automatize sua gestão e garanta melhor eficiência.
Com um sistema de gestão você passa a ter visão geral dos produtos e a contagem é mais prática e rápida, feitas no momento que eles entram e saem.
Além disso, o sistema disponibiliza relatórios detalhados e alerta de estoque mínimo para que saiba que está na hora de ir as compras. E o melhor de tudo sem perder nenhuma venda. Como é o caso do Sistema GrandChef.
O GrandChef é um sistema de gestão completo para bares, restaurantes e similares que conta comm integração com delivery e módulo fiscal, podendo ser escolha usar ambos ou apenas um.
Com o controle de estoque do GrandChef, você não terá mais surpresas desagradáveis, como produtos acabarem, não ter ingredientes específicos.
Então não perca mais vendas por isso, afinal, o sistema avisa quando a quantidade de insumos está baixa e precisa ser renovada.
Além disso, extrair informações se torna extremamente fácil, pois, o sistema separa todos os dados por categorias, código, fornecedor e nome. E ainda é possível imprimir facilmente os relatórios.
É bom de mais não é mesmo, não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que o GrandChef trás a sua gestão.
![grandchef](https://i2.wp.com/help.grandchef.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Baixar-Grátis-1.png?resize=368%2C153&ssl=1)
Tenha seu restaurante na palma de sua mão, com tudo sobre controle da forma mais pratica possível.
Estratégias Para uma Melhor Gestão de Estoque
As estratégias são importantes para:
- Saber quais itens tem no estoque e as quantidades de cada um;
- Prever qual produto vai faltar e qual vai sobrar;
- Planejar-se com antecedência;
- Evitar prejuízos;
- Conhecer melhor seus clientes e seus gostos;
- Acompanhar em tempo real o que tem em seu estabelecimento.
Faça a Gestão do Inventário
Com um acompanhamento de seu inventário, você identifica o que mais tem saída, evita baixos níveis de armazenamento, descobrindo se será possível cobrir demandas futuras.
Assim, você evita despesas desnecessárias, acompanha a rotatividade dos produtos e limita a quantidade de itens que tem pouca saída.
Sendo assim, revise as entradas e saídas dos produtos para previnir falhas, se atente a conservação dos alimentos e validade.
Vender produtos fora do prazo de validade te trazem problemas, por não seguir o regulamento da Vigilância Sanitária.
Logo, tenha um acompanhamento do inventário para não ter prejuízos nem problemas de produtos estragados.
![gestão de estoque](https://i1.wp.com/help.grandchef.com.br/wp-content/uploads/2020/10/gestão-de-estoque-2.jpg?resize=407%2C609&ssl=1)
Defina a Quantidade dos Produtos
Cada produto tem sua saída diferenciada dos outros, por isso, não tem como fazer pedido de todos em mesma quantidade.
Então, defina a quantidade mínima e máxima para cada produto. Para isso considere a rotatividade do estoque e peço pago por cada.
Saiba o tempo de seu fornecedor, e faça pedidos no tempo certo para não correr o risco de ficar sem mercadoria.
Portanto, o objetivo é o equilíbrio, para que não fique com mercadoria em excesso ou falta.
Acompanhe as Vendas
O gestor precisa identificar os produtos com mais saída e os períodos do ano que as vendas aumentam.
Assim, fica preparado para atender com eficiência a todas as demandas.
Para isso, é fundamental conhecer os dados de seu estabelecimento, saber o fluxo de consumo para evitar investimentos que não interessam a você e seu clientes.
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