Marketing de Indicação: Entenda Como Aplicar em seu Restaurante
Uma técnica já muito antiga, o marketing de indicação é um sucesso garantido. Pelo simples motivo de não haver ninguém melhor para fazer propaganda de você do que um cliente satisfeito.
Por isso, para restaurantes é muito importante adotar essa técnica para fidelizar os clientes, para assim aumentar o público.
Como você já deve saber para manter mesas cheias, vários pedidos e grande público é preciso antes cuidar do relacionamento com o cliente.
Então se quer entender mais sobre o que é o marketing de indicação, estratégias para utilizá-lo e muito mais, vem com a gente neste artigo.
Entenda o que é marketing de indicação
Também conhecido por referral marketing, é uma estratégia que conta com diversas ações para conseguir novas vendas por meio de indicação de clientes.
Assim, simplificando mais é aquela boa e velha indicação boca a boca, quando um vai indicando pro outro.
Uma estratégia muito eficiente e uma das melhores para atrair consumidores.
Quando um amigo, familiar, indica um local ao outro e aponta os pontos positivos, a dica é aceita muito facilmente.
E pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde essa pessoa que recebeu a indicação vai aparecer para comprar.
Mas, para tudo isso dar certo é preciso caprichar no atendimento e possibilitar a melhor experiência para o cliente.
Dessa forma, se ainda lhe restam dúvidas sobre a eficiência, pense em quantas vezes já foi em algum local e ficou encantando com algo. E isso, te fez ter vontade de comentar com outros, ou até tirar uma base de ideia para seu restaurante.
Portanto, é assim que funciona o marketing de indicação, a satisfação do cliente faz com que ele vire um ótimo divulgador de sua marca. E ainda com aquela propagando e indicação que funciona.
Confira algumas dicas para aplicar o marketing de indicações
Se está pensando em implementar essas estratégias no seu negócio veja alguns resultados para ter sucesso com essas ações de marketing para restaurantes.
Lembrando que antes de começar as indicações, você deve conhecer seu cliente, saber como ele está e qual a visão sobre seu negócio.
Crie programas de indicação
Para começar as campanhas, tem de ter planejamento antes. Assim, elas trazem o retorno desejado.
Por isso, defina o prazo para duração delas. Quais os canais de comunicação que será usado, e qual a meta a alcançar.
Agora, relacionado as ideais e valores podem ser:
- O consumidor faz X indicações e tem direito a uma refeição grátis;
- A cada indicação o cliente ganhar um brinde ou desconto;
- Os dois ganharem (a pessoa indica a outra e ambas ganham, por exemplo, uma sobremesa, uma bebida).
Mas, é bem importante respeitar o prazo de duração, ou as coisas podem sair do seu controle.
A intenção é atrair clientes por um tempo, e durante esse período conseguir os fidelizar.
Pedir indicações sem medo
Antes de começar a falar disso, é importante destacar que uma indicação pode simplesmente acontecer. Tendo a forma mais espontânea possível.
O fato de ter uma experiência positiva no seu restaurante pode estimular o desejo do cliente de indicá-lo.
Sendo assim, o fato de você já estar cadastrado no Google meu negócio ou participar das redes sociais, já te trás a possibilidade de indicações.
Sim, você pode pedir por indicações de seus clientes, nas mídias sociais. Ou apenas o fato de estar presente nelas, possibilita que uma pessoa satisfeita deixe sua indicação.
Os comentários vem a ser sobre os aspectos mais variados possíveis. O ideal é que seja um depoimento sincero.
A real visão vale mais do que várias palavras inventadas, pois, a sinceridade mostra realmente o sentimento e pontos positivos existentes.
Além disso, ainda pode te trazer resultados surpreendentes, junto de um estabelecimento lotado.
Oferecer uma experiência incrível para o cliente
Se você está ligado em marketing já deve ter ouvido a frase experiência do cliente. Isso significa avaliar a melhor forma de entregar um certo produto ao cliente.
Assim, ela está ligada a mais do que eventos fantásticos e milhares de promoções. Por mais que isso seja importante e instigue a curiosidade do cliente, para ele continuar com você precisa de mais.
Veja alguns exemplos de como melhorar o sentimento das pessoas sobre sua marca:
- Atendimento personalizado;
- Cardápio elaborado de acordo com o gosto do cliente;
- Decoração e música no ambiente;
- Reduzir o tempo de espera do cliente;
- Diversidades nas formas de pagamento.
Já deu pra perceber que ações podem ser físicas ou por meio da tecnologia para revolucionar o atendimento.
Afinal, a transformação digital nesses estabelecimentos já é cada dia mais comum. Por isso, disponibilize formas de pagamento variadas, cardápios digitais, delivery simples e eficiente, com um sistema de gestão como o GrandChef.
Um sistema completo especializado em estabelecimentos gastronômicos, onde você cria cardápios digitais completamente personalizáveis, de acordo com sua marca e gostos.
Dessa forma, seus produtos ganham fotos, descrições, e um visual diferenciado que cativa o cliente. Além disso, seu cardápio também pode ser usado como delivery online se desejar.
Facilita receber pedidos de ambas as formas. Eles são enviados direto para a cozinha, sem erros e de forma rápida.
Além disso, com o GrandChef ainda disponibiliza pagamento online, e todas as outras formas já muito conhecidas e utilizadas. Aceitando diversas bandeiras. Ou seja, maior facilidade e agilidade para atendimento, que cativa o cliente.
Logo, você conta com todas as ferramentas que precisa, integradas a todas as funções fundamentais para uma gestão mais que eficiente.
Não perca mais tempo, baixe o GrandChef gratuitamente e comprove todos os benefícios que ele trás ao seu atendimento.
Agregar diferenciais a marca
Com certeza, o seu restaurante não é apenas mais um estabelecimento que vende comida, não é mesmo?
E caso você ainda pense assim, está na hora de mudar essa ideia é oferecer algo a mais.
Por mais que a comida seja importante e deva ser boa, necessite de bons chefes para preparo e ser saborosa. O ambiente também tem igual importância.
De que lhe adianta ter um restaurante com a melhor comida da cidade se o local não é atrativo e não passa a imagem de um bom local para socializar.
Seu restaurante precisa ser mais do que apenas comida. Deve ser um espaço agradável, que chame os clientes a visitar.
E principalmente ter um diferencial para o destacar dos demais locais que já existem na cidade.
Portanto, tudo isso somado a uma ótima comida se torna o local perfeito que todos tem vontade de ir.
Tenha um direcionamento
Investir em anúncios e publicidade nem sempre traz o resultado esperado. Isso acontece por falta do direcionamento certo de sua mensagem.
O que você quer dizer a seu público?
Quando se trata de marketing de indicação, a mensagem deve ser clara. Direcionada ao público certo e fácil de compreender.
Isso facilita tanto para o cliente te indicar, quanto para suas campanhas, pois já está claro para ele o que você deseja.
Logo, fica fácil orientar o cliente sobre qual ação você quer que ele tome.
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