fbpx

Mise En Place: Um Planejamento que Ajuda a não Perder Vendas

Mise en place é um termo em Francês que significa “colocado no lugar” ou “posto em ordem”. Isso é o que justifica quando vemos um vídeo de receitas, os produtos à volta estarem bem separados e já cortados. Comprovando ter tudo que precisa para fazer a receita.  

Ou seja, organizar os processos para confecção de um prato, que é essencial para o sucesso da receita. 

Isso porque não adianta nada ter produtos em seu cardápio e começar a confeccioná-los para no meio do processo descobrir que falta um item para conseguir o resultado final. E assim, perder uma venda.  

Essa prática também evita desperdícios, de acabar queimando algo enquanto se busca ou pica outras coisas. 

Ou seja, o Mise en place é uma prática que deve adotar para ter maior sucesso em seu restaurante. E que quando entendida a fundo, dá uma grande diferença na produção.  

Então, segue neste artigo para entender melhor o assunto.

Mise En Place

Porque o Mise em Place é importante em restaurantes?

Imagine que você está na maior correria, preparando um prato, e descobre que esqueceu de cortar a cebola, ou então, não tendo algo essencial para terminar a receita. 

Isso parecem coisas pequenas e quase sem consequências mas, o fato é que elas atrapalharam o preparo do prato.

Por isso esse conceito é tão importante, assim, sempre tem certeza de ter todo o necessário para preparar o prato e pronto no momento certo. 

Dessa forma, dentro de um restaurante o Mise em place corresponde a ações como:

  • O preparo e organização de toda a equipe da cozinha;
  • Os cuidados com os utensílios, ferramentas e equipamentos que serão usados no período de trabalho;
  • Manutenção, organização e limpeza de todos os itens;
  • Cortar carnes;
  • Lavar e cortar legumes;
  • Separar os ingredientes que serão utilizados.

Para que o cardápio saia do papel e vá para a mesa do cliente com toda a qualidade que ele espera encontrar em seu estabelecimento, é necessário muitos cuidados. 

Portanto, o mise em place evita perda de ingredientes, atrasos em elaboração dos pratos e diminui a possibilidade de ter erros na cozinha.

Competências do Mise em Place

  • Ler toda a ficha técnica da receita e garantir que há todos os ingredientes e equipamentos necessários para executá-la;
  • Separar os ingredientes exigidos pela receita, já considerando as quantidades necessárias;
  • Verificar a higiene de todos utensílios, deixando os por perto da bancada do cozinheiro ou em local de fácil alcance;
  • Deixar os ingredientes pré-prontos, como, descongelar, descascar, higienizar, picar, fatiar ou ralar os alimentos, o que a receita for precisar;
  • Higienizar e guardar todos os itens para que fiquem prontos para uso novamente.

Automatize o processo e tenha controle total

É possível listar todos os produtos que se encontram em seu estoque, criar planilhas, passar horas contando e conferindo, mas isso demanda muito tempo.

Assim sendo, não é mais uma opção viável, demanda muito trabalho e tempo, que um sistema de gestão eficiente pode realizar para você, automatize sua gestão e garanta melhor eficiência.

Com um sistema de gestão você passa a ter visão geral dos produtos e a contagem é mais prática e rápida, feitas no momento que eles entram e saem.

Além disso, o sistema disponibiliza relatórios detalhados e alerta de estoque mínimo para que saiba que está na hora de ir as compras. E o melhor de tudo sem perder nenhuma venda. Como é o caso do Sistema GrandChef.

O GrandChef é um sistema de gestão completo para bares, restaurantes e similares que conta comm integração com delivery e módulo fiscal, podendo ser escolha usar ambos ou apenas um.

Com o controle de estoque do GrandChef, você não terá mais surpresas desagradáveis, como produtos acabarem, não ter ingredientes específicos.

Então não perca mais vendas por isso, afinal, o sistema avisa quando a quantidade de insumos está baixa e precisa ser renovada.

Além disso, extrair informações se torna extremamente fácil, pois, o sistema separa todos os dados por categorias, código, fornecedor e nome. E ainda é possível imprimir facilmente os relatórios.

É bom de mais não é mesmo, não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que o GrandChef trás a sua gestão.

Mise En Place

Tenha seu restaurante na palma de sua mão, com tudo sobre controle da forma mais pratica possível.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: