Segurança Alimentar: Entenda os Cuidados Com o Restaurantes
Se você pretende manter um bom funcionamento de uma restaurante, precisa garantir que ele tenha uma boa segurança alimentar.
Afinal, ela é um conjunto de regras para garantir que o consumidor final não corra riscos de contaminação alimentar, como a intoxicação.
Ainda mais agora, no período em que vivemos com a pandemia, os cuidados devem ser redobrados e a higiene muito maior, seguindo alguns protocolos de segurança.
Portanto, capriche e não corra o risco de ter o restaurante fechado por erros com a alimentação, afinal você preza pela boa saúde de seus clientes.
Confira agora algumas dicas de como manter a segurança alimentar em seu restaurante.
Porque Manter a Segurança Alimentar
A falta de segurança alimentar vem a envolver intoxicação alimentar nos clientes, que podem estar relacionadas a diversas coisas.
Por exemplo, com a produção alimentar, tempo de validade, manuseio e transporte dos alimentos, entre ouros fatores.
Dessa forma, o restaurante pode ser fechado e os alimentos coletados para comprovação da irregularidade nos procedimentos.
Além disso, pode-se receber multas e correr o risco de perder de vez o negócio.
Limpeza Regulamentada Pela ANVISA
A ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), tem regulamentos de higiene e limpeza que devem ser seguidos a risca para evitar proplemas.
Sendo assim, um restaurante responsável, jamais, deve comprometer a higiene e limpeza do estabelecimento e funcionários.
Dessa forma, crie normas para a empresa, cobre dos funcionários todos os cuidados ou chegue a contratar alguém responsável por fiscalizar isso.
Logo, não caia na bobeira de não se preocupar com protocolos de limpeza e mantenha seu negócio dentro das normas.
Temperatura dos Alimentos
A temperatura bem controlada dos alimentos é fundamental para evitar riscos de intoxicação, por isso, preste bastante atenção ao cozimento dos alimentos.
Portanto, garanta que seus funcionários saibam o tempo de cozimento exato dos alimentos, para ficar livre de bactérias que possam contamina-lo.
Separação de Alimentos
A divisão de alimentos entre crus e cozidos, é muito importante para a segurança alimentar.
Isso porque, alguns micro-organismos que ficam presentes em alimentos crus podem passar a alimentos já cozidos e contamina-los.
Para isso, mantenha os alimentos em bancadas e cantos separados, assim, evita riscos de contatos e contaminação.
Transporte e Armazenamento
É importante tomar cuidado na hora do transporte e ter locais apropriados para armazenar os alimentos. Saiba conservar os alimentos nos locais ideais a cada um deles.
Não utilize materiais que transmitam substâncias tóxicas, odores ou sabores, pois, tudo isso pode interferir na qualidade do alimento.
Além de, tomar cuidado com datas de validade e utilizar fornecedores confiáveis que façam os processos direito e de forma segura.
Para manter um melhor controle, invista em um sistema com controle de estoque.
Como o GrandChef, que armazena e atualiza o sistema com tudo que entra e sai, te deixando sempre a par do que tem e precisa ser renovado.
Além de facilitar o controle de todos os produtos.
Portanto, todos os processos que envolvam manuseio de alimentos são fundamentais e devem ser feitos com responsabilidade e cautela.
Higienização para Segurança Alimentar
Mantenha a higiene pessoal da equipe e da cozinha. Seus funcionários devem usar as vestimentas adequadas, prender cabelos, colocar touca, não utilizar brincos, anéis e colares.
Além de agora terem de usar máscaras e redobrarem o número de vezes que lavam as mãos.
A cozinha deve ser limpa regularmente, desinfetada e organizada. Para isso, mantenha protocolos e limpeza, para todo fim de expediente ou começo do dia.
Dessa forma, limpe bem as maquinas e utensílios de cozinha, tome cuidado dobrado para não acumular sujeira em nenhum canto, desinfete tudo e deixe pronto para ser usado novamente.
Medidas a Adotar na Pandemia
- Mantenha o ambiente arejado;
- Evite uso de ar condicionado;
- Disponibilize álcool em gel 70%;
- Divida sua equipe em grupos de trabalho;
- Multiplique a quantidade de vezes de desinfetar os utensílios e a cozinha;
- Tenha Delivery.
Para incrementar mais seu delivery crie um site próprio, a cara de sua marca e com sua personalidade.
Um bom exemplo disso é o GrandChef, que possibilita tudo isso e sem taxas por pedidos. Não da pra perder essa.
Caso ainda não conheça o GrandChef, trata-se de um sistema de gestão especializado no ramo alimentício, como bares, restaurantes e pizzarias.
Veja como é fácil e rápido realizar pedidos pelo sistema do GrandChef:
Tudo isso e ainda conta com pagamento online para maior segurança dos clientes e entregadores.
Não perca mais tempo e venha conhecer o GrandChef, faça um teste grátis e aproveite todos os inúmeros benefícios.
Pingback: Treinamento Para Equipe de Restaurante: Tudo Que Precisa Saber |
Pingback: Como Evitar a Contaminação Cruzada no Restaurante? |