Como Implementar o Sistema Take Away?
O sistema de take away é muito conhecido principalmente por causa das grandes franquias de fast food.
A modalidade se parece com a de drive thru, um pouco mais conhecida no país. Em que se passa, compra um lanche, e espera por ele no carro. E isso, se assemelha um pouco com o take away.
Aliás o fast food segue um dos maiores conceitos do take away, produz a comida rápida, para que o cliente possa comê-la em qualquer outro lugar.
Então venha conhecer melhor como funciona esse sistema e como implementá-lo em seu restaurante.
O que é take away?
O serviço de take away ou take out, é um sistema de produção e comercialização de alimentos para não serem consumidos no local.
O cliente realiza o pedido por telefone, delivery, WhatsApp e quando fica pronto só passa para retirar e consumir em outro lugar.
Essa forma de pedidos vai um pouco contra o sistema delivery no qual o cliente faz o pedido para receber em casa. A modalidade take away é exclusiva para retirada no local, e não consumida nele.
Uma alternativa que cai muito bem durante o período de pandemia em que vivemos, onde muitos restaurantes não estão podendo abrir para consumo no local.
Mas, para que tudo funcione, o restaurante precisa estar preparado para esse modo de atendimento e prestar o melhor serviço possível.
Assim, precisa ter agilidade para preparo dos pratos, embalar e no atendimento, afinal o cliente fica ansioso para ir retirar o produto.
Além disso, quando opta por ter refeições prontas, elas têm de estar sempre frescas e prontas para servir. Como por exemplo, no caso de saladas é bom deixá-las prontas mas em poucas quantidades.
E neste caso precisa de locais adequados para armazenar esses produtos, como geladeiras que conservem a temperatura.
Como implementar o sistema take away?
1. Escolha os pratos que serão disponibilizados
O primeiro passo sempre é preparar seu cardápio, escolha quais os pratos ideias para essa modalidade.
Uma boa dica é que não seja tão grande a quantidade dos produtos, tem de lembrar que o preparo precisa ser rápido.
Então, pense bem nos pratos, monte um cardápio espetacular e mãos à obra para vender muito.
2. Organize o espaço para facilitar os processos
Sua cozinha tem que ser pensada e organizada de uma maneira mais funcional, para conseguir atender o número de pedidos com agilidade.
Para isso, seus ingredientes, embalagens, tem de estar à vista e em locais estratégicos para ter acesso fácil.
Inclusive aqueles objetos que quase não são utilizados podem estar mais afastados para não atrapalhar os processos.
Além disso, pense sobre ter uma área própria para a embalagem, isso irá adiantar muito o trabalho e não corre o risco de misturar coisas ou até estragar.
Inclua também na lista de coisas com local próprio a parte de refrigeração e armazenação, sempre separando o de uso mais diário e os que demoram mais.
3. Prepare sua equipe
Forneça treinamentos a sua equipe, tenha diálogo e faça até reuniões para que eles saibam com toda certeza qual é a cultura de trabalho.
Todos os profissionais, cozinheiros, ajudantes, atendentes, precisam trabalhar de acordo com a rotina de seu negócio.
Seus colaboradores têm de ser bem treinados, afinal essa modalidade é um tanto nova, e há grandes chances de eles não terem o conhecimento das formas de trabalho.
Eles precisam saber preparar e organizar os produtos, atender de forma eficiente e saber esclarecer dúvidas dos clientes.
4. Tenha um ambiente adequado para receber os clientes
Mesmo a proposta do take away ser retirada e levar, muitos clientes ainda podem aparecer um pouco antes do produto estar pronto e precisam de um lugar para esperar.
Além disso, os pagamentos precisam ser feitos por algum lugar, assim, precisa de uma recepção, com no mínimo um balcão.
Um espaço para atendimento, adaptado para receber os clientes os pagamentos, repassar os produtos e se possível até ter cadeiras, ou sofás para que alguns aguardem.
Também pode ser agradável, oferecer wi-fi livre para espera, ou até uma televisão.
Deixe o caixa bem a vista para que todos os clientes consigam ser atendidos com eficiência.
5. Utilize um sistema para automação
Rapidez e agilidade são fundamentais para o sistema take away, por isso nada melhor do que automatizar os processos internos.
Assim, já agiliza o sistema de pedidos, controle de caixa, estoque e venda.
Tudo isso é possível com o sistema GrandChef, completamente especializado em estabelecimentos gastronômicos, traz as melhores soluções para o seu negócio.
Dessa forma, pode utilizar da modalidade de delivery, somente para take away. Criando um site online próprio, com o cardápio digital do jeito que melhor te agradar.
Com fotos de produtos, descrições, logo, características da marca, promoções, programa fidelidade e muito mais.
Seu estoque fica sempre em dia com tudo calculado, e você sempre tem controle total do que entra e sai, sabendo sempre o que ainda resta e quando algo está para acabar por meio de relatórios.
Além do módulo de controle de estoque há o de controle financeiro que te ajuda a deixar o financeiro sempre em dia. Com relatórios sempre atualizados de DRE, abre e fecha caixa, e demais cálculos importantes para uma boa gestão.
Toda essa automação vai melhorar e agilizar seus processos, retirar a possibilidade de erros de cálculos e pedidos e deixar seu atendimento cada vez melhor.
E ainda há a venda balcão que combina certinho com a modalidade, pois o sistema PDV fecha as vendas de seu ponto comercial de forma simples e rápida. Agilizando o seu trabalho.
Portanto, não perca mais tempo e venha testar o melhor sistema para estabelecimentos gastronômicos, que atende a suas necessidades.
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