Ponto Comercial: Como Escolher o Melhor Para seu Restaurante

A escolha do ponto comercial é uma das etapas mais importantes do processo de abertura de um restaurante. Mas, por muitas vezes acaba não recebendo muita atenção.

Claro, que os empreendedores reconhecem sua importância. Porém, deixando alguns aspectos importantes da decisão de lado.

Afinal, não basta apenas ter um restaurante no ponto mais badalado da cidade sem ter boa acessibilidade, atender ao público e demais requisitos.

E uma boa localização que atenda a necessidade dos clientes é o que você precisa para ter sucesso.

Por isso, montamos esse artigo para te auxiliar a escolher o melhor ponto comercial para seu restaurante. Atendendo a tudo de mais importante.

Portanto, se é para montar um restaurante, garanta também que o local seja perfeito, assim como tudo nele.

O que é um ponto comercial?

O ponto comercial nada mais é do que o lugar no qual seu restaurante está localizado. Um ponto físico onde seus clientes irão atrás de seus produtos.

Assim, ter um bom ponto comercial se torna a melhor estratégia para atrair clientes. Pode parecer que não, mas a localização reflete diretamente no sucesso que seu negócio terá.

Por isso, separamos essas dicas incríveis para te ajudar a achar o melhor ponto comercial para você.

1. Conheça seu público e escolha o local onde eles estão

Provavelmente se está no processo de montar um restaurante, já deve ter definido seu público-alvo e ter conhecimento sobre suas características.

Pois bem, isso também reflete no momento da escolha do ponto comercial. Não adianta de nada abrir seu restaurante em um local ao qual seus clientes sequer frequentam.

Assim, por exemplo, seu público em grande maioria são bem jovens. Pode ser vantajoso abrir o restaurante próximo a universidades, mais ao centro da cidade, por perto de estabelecimentos que esse público frequenta. E assim, por diante.

Então, conheça seus clientes, analise quais os fluxos de pessoas em todos os pontos vistos por você. E opte pelo que atende melhor e é mais frequentado pelo seu público ideal.

Ponto comercial

Mas, porque atender a meu público padrão?

Os famosos públicos-alvo, são as pessoas que mais frequentam seu restaurante. Tanto em idade, gênero, gostos e muito mais.

E sempre acaba sendo abordado a importância em agradar a esse público. Dessa forma, surgem perguntas como, mas, não posso querer agradar a outros públicos?

A resposta é simples, sim, pode. Mas, a questão principal aqui se torna o fato de deixar de destinar seu restaurante a seu público-alvo. Aquele para o qual o restaurante foi idealizado em atender, pode vir a não trazer lucros.

Pessoas fora do grupo de consumidores padrão podem se sentir atraídas a seu restaurante, e visitarem a qualquer momento. E quando o atendimento é bom, o espaço é agradável e tem boa comida, irá agradá-los.

Entretanto, mudar tudo para atender a novos públicos pode ser arriscado e fazer com que perca a essência do restaurante. Assim, pode vir a acontecer de nem novos e nem os antigos clientes aparecerem.

Por isso, sempre tenha em mente com quem deseja trabalhar, qual é seu público, e se empenhe em agradá-los.

2. Preste atenção à acessibilidade e a visibilidade

Seu restaurante precisa estar localizado em uma região de fácil acesso a todos. Para isso, pense em todos os tipos de cliente para escolher o ponto comercial. 

O restaurante será de fácil acesso aos pedestres? E quanto a quem vai de carro, o acesso é fácil? Há locais para estacionar sossegado? 

Inclusive pontos com estacionamento próprios ou os quais a rua permite às pessoas estacionarem por perto são os mais ideias. 

Assim, ninguém precisa se deslocar muito para chegar e nem passar por transtornos. 

Outro ponto muito bom é atentar para a visibilidade do restaurante. Dessa forma, é legal que não fique perto de locais que acumulem muita gente na rua à frente, atrapalhando as pessoas de enxergarem o local. 

Portanto, é sempre bom evitar se estabelecer perto de pontos de ônibus, táxi, nos últimos andares de prédios ou em corredores sem saída. Eles costumam ser pouco visitados. 

As pessoas precisam te ver, enxergar que ali fica seu restaurante e conseguirem ter fácil acesso a ele.

3. Análise qual é a concorrência ao redor

Pode parecer estranho, mas se há concorrência é um bom sinal, se há um restaurante por perto atuando significa que o seu negócio tem chances de sucesso por ali também.

Ponto comercial

Mas, tome cuidado, uma concorrência muito parecida com você pode significar problemas, e neste caso seja melhor se arriscar em outro ponto.

Entretanto, em ambos os casos trabalhe um diferencial para se destacar de sua concorrência e arrasar nas vendas.

E o que não fazer ao escolher um ponto comercial?

Além das dicas já citadas, nunca deixe para buscar pontos por perto de quando pretende abrir o negócio.

Afinal o processo de negociação pode demorar um pouco, e atrasar todo o processo, portanto busque o ponto sempre com antecedência.

Outro erro muito comum também se tornou limitar-se a apenas duas ou três opções.

Se esforce bem no processo de encontra um local, veja vários lugares, estude cada um deles, fique aberto a todas as opções possíveis.

Assim, garante a melhor negociação, e de um ponto realmente bom. Afinal, terá alguns outros gastos além do aluguel com que se preocupar futuramente.

Portanto, precisa de um ótimo ponto e que caiba em seu orçamento, sem causa apertos.

Ponto para restaurante delivery

Agora se o orçamento está um tanto baixo ou não quer arriscar abrir para tanto público no momento, pode pensar no delivery.

O ponto para um delivery tem menos exigências, podendo até ser adaptado na cozinha de casa. Afinal, o forte serão as entregas, ninguém vai realmente visitar o local. 

Por isso é mais prático a quem não quer arriscar muito a princípio. Basta ter um local que comporte tudo que precisa e pronto.

Mas, ainda assim, para um bom delivery funcionar bem precisa de um bom sistema para entregas. 

Como o GrandChef, um sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos.

Ele proporciona criar um site de delivery totalmente personalizável. Assim, você adiciona logo, fotos nos produtos, descrições, categorias, promoções e muito mais. 

Os pedidos feitos pelo delivery, vão direto para sua cozinha para serem preparados, economizando muito tempo. 

E o melhor de tudo é que você não paga taxa nenhuma por pedidos, isso mesmo, apenas um valor fixo no mês. 

Além disso, o link do site pode ser compartilhado com o cliente, nas redes sociais, e até por WhatsApp, automatizando seu processo de pedidos. chega de perder vendas porque não conseguiu responder uma mensagem a tempo.

Use o GrandChef, a solução do mercado que atende a todas as suas necessidades. Monte seu delivery, cadastre ele com uma mensagem automática no WhatsApp, espalhe por todas as suas redes sociais e receba todos os pedidos. 

E acho que esqueci de te contar, o delivery do GrandChef ainda conta com integração com iFood, pagamento online, pedidos agendados e muito mais.

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Ponto comercial

Descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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