fbpx

Como Habilitar a Câmera Para Ler QR Code?

Atualmente encontramos QR codes por muito mais, por isso é importante que você saiba como usar esse recurso inovador. Por isso, caso não tenha conseguido escanear os códigos pelo seu smartphone não se preocupe vamos ajudá-lo a habilitar a câmera para ler o QR code.

Afinal, não dá mais para ficar por fora, esse código dá informações e está presente em variados produtos, como embalagens, cartões de visita, cartazes e até para cardápio e pagamentos. 

Cada vez mais presente no dia a dia, esse código facilita a rotina, podendo te dar acesso ao que precisa com um simples apontar de câmera. 

Assim, devido a sua popularidade é preciso saber utilizar, e o que fazer caso o scanner de ar code não seja algo automático ainda em seu celular. 

Então, segue neste artigo que vamos te ajudar a entender como habilitar a câmera para ler QR code.

O que é QR Code?

A sigla QR code vem do termo em inglês Quick Response Code que, traduzido para o português significa “código de resposta rápida”. 

O QR Code é um tipo de código bidimensional conhecido como um “código de barras avançado”. Ele pode ser encontrado em até 4 tamanhos de pixels diferentes e impresso em vários tipos de papéis diferentes.  

Criado em 1994 pela empresa Denso-Wave, do grupo Toyota, para catalogar peças durante a produção de veículos. Não sendo muito nova essa opção, ainda pertence a marca, mas atualmente está disponível a uso livre por diversos tipos de estabelecimentos. 

Assim, possuem capacidade de armazenar vários tipos de informações e podem ser lidos instantaneamente com uma câmera. 

No ramo gastronômico esse código veio facilitando a vida de muitos gestores. Tendo seu aumento de uso durante a pandemia do Corona vírus, já que neste período o cardápio por QR code se tornou a opção mais segura e prática a se usar. 

Como qualquer dispositivo móvel consegue lê-lo apenas utilizando a câmera ou um aplicativo compatível, ele é a opção perfeita para se utilizar. 

Portanto, pode criar um cardápio por QR code para vender, ou até só criar o código para direcionar o cliente a suas redes sociais.

Como usar a câmera para ler QR Code

Primeiro abra o aplicativo da câmera em seu celular. Se ele possuir o recurso de leitura de QR Code integrado, a leitura do código será feita automaticamente sem ter necessidade de baixar aplicativos. 

Assim, posicione a câmera de preferência centralizando o código no meio da tela, sem ficar movimentando excessivamente as mãos. A posição e postura correta colaboram para a leitura mais rápida do código. 

Em seguida, chega uma notificação, onde o sistema lhe dará a opção de abrir o aplicativo, link ou documento que está armazenado do código. E basta clicar para abri-lo.

Como habilitar a câmera para ler QR code

Como já citamos na maioria dos dispositivos a leitura do QR code acontece de maneira automática, o sistema reconhece o código de forma natural, seja ele iOS ou Android. 

Geralmente, quando se tem um iPhone não apresenta problemas para ler o código. Mas, celulares com sistema Android podem acabar necessitando o uso de um aplicativo, principalmente se for um modelo mais antigo. 

Caso isso aconteça com você, basta ir até a Play Store de seu celular, e procurar por alguns dos aplicativos mais recomendado:

  • Barcode Scanner;
  • QR Code Reader;
  • QR Scanner;
  • Google Lens;
  • Leitor de Código QR.

Após escolher o aplicativo, clique para baixar, permita o uso da câmera e aí é só apontar para o código e fazer a leitura dele. 

Mas, o Cardápio por QR Code como funciona?

Sabemos que os cardápios tradicionais de papel perderam o espaço para os digitais. Mas, ter de investir em tablet ou celular em cada mesa traz custos elevados.

Assim, alguns estabelecimentos optam por disponibilizar o aparelho ao garçom para efetuação do pedido, entretanto, nessa opção a experiência do cliente não será autônoma.

Por isso, o cardápio por QR code é uma excelente opção, basta você disponibilizar pequenos displays com o código nas mesas, somente o próprio código anexado na mesa.

habilitar a câmera para ler QR code
Cardápio por QR code

Então, o cliente pode ler o QR code exposto no display com seu celular. Para isso, é só apontar câmera e o cardápio será aberto automaticamente na tela do aparelho.

O cliente consegue visualizar o cardápio e efetuar o pedido por ali mesmo de forma dinâmica, prática e rápida.

Logo, o cliente vive uma nova experiência pois consegue efetuar o pedido sem o garçom.

Lembre-se que a presença do garçom é fundamental caso existem clientes que prefira ser atendida da forma convencional ou quer ajudar com o cardápio por QR code.

Como Implementar o Cardápio por QR code?

O primeiro passo é ter um cardápio digital personalizado do seu jeito, para que possa cria-lo com todas as características da sua marca.

Um bom exemplo, é o GrandChef, um sistema de gestão completo que inclui cardápio digital, comanda eletrônica e muito mais.

Além disso, você pode incluir o módulo fiscal e o delivery online para que possa atender um número maior de cliente.

E te permite criar um cardápio por QR code todo personalizado, trazendo mais segurança e agilidade a você e seus clientes.

Confira, todas as vantagens em usar o cardápio por QR code do GrandChef:

Logo, basta imprimir esse código e disponibilizar nas mesas do seu estabelecimento.

Por meio do cardápio por QR code do GrandChef, seu cliente faz pedidos de forma fácil, podendo acrescentar mais produtos a hora que quiser e pedir a conta com um clique. Basta ele habilitar a câmera do celular para ler o QR Code de seu cardápio.

E para facilitar o controle a, você dono do restaurante, os pedidos aprecem por mesa separadamente possibilitando saber o que cada mesa pediu.

Portanto, sem nenhum segredo, rápido e prático você pode ter um método eficaz para a segurança de seus clientes e a sua.

E se quiser disponibilizar o cardápio da forma mais atrativo possível, o GrandChef tem modelos para você baixar, editar e deixar personalizado com sua marca, basta conferir no artigo: Cardápio por QR Code Personalizado.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: