Marketing Olfativo Para Restaurantes
O marketing olfativo para restaurantes é perfeito para conquistar clientes, capaz de gerar um aumento de até 40% nas vendas.
Mas, por incrível que pareça mesmo sendo uma estratégia perfeita, ainda não é tão popular no Brasil.
Antes de começar a explicar melhor sobre isso, pense: você sabe o que é mais atraente em seus pratos?
No momento em que o garçom vem entregar o pedido, um dos sentidos que mais aguça é o olfato. Isso acontece porque o nosso olfato envia um impulso ao cérebro após cada inspiração.
Assim, alguns cheiros podem ser mais agradáveis que outros, trazendo boas lembranças ou uma experiência de comida gostosa.
Tudo isso, esta diretamente ao marketing sensorial, que usa dessas questões olfativas, visuais e lembranças afetivas para conquistar o cliente.
Tudo isso é fundamental na hora de garantir a satisfação do cliente. Portanto, vem com a gente descobrir na prática como aplicar o marketing olfativo para restaurantes.
Aplicando o marketing olfativo para restaurantes
Estudos mostram que o ser humano é capaz de se lembrar de até 35% dos odores que sente, 5% do que vê, 2% do que ouvem e 1% do que tocam.
O que mostra que quem consegue trabalhar bem esse tipo de marketing de restaurante, pode conseguir maiores lucros.
Então, vamos direto a acompanhar algumas dicas para usar esse recurso da melhor forma possível.
1. Defina o objetivo do cheiro de seu restaurante
A parte fundamental para o marketing olfativo funcionar no restaurante recai em decidir por qual cheiro deseja que lembrem de você.
Pelo tempero da comida, por um aroma especial que utiliza, pelo cheiro do ambiente, outro arruma culinário. A definição do cheiro é um processo muito importante.
Afinal, a junção de vários deles confundira o cliente, por isso, tem de haver algo mais específico que o cliente se lembre.
O marketing olfativo para restaurantes consegue ser tão forte a trazer até lembranças de seu estabelecimento cada vez que a pessoa se recordar do cheiro específico do local.
Então defina qual o diferencial de seu restaurante e a partir dai invista nos resultados mais específicos.
2. Saiba se aproveitar da hora de cozinhar
É comum a cozinha de restaurantes ficam bem próxima ao salão, tendo tudo dividido apenas por algumas portas.
Por isso, vale a pena aproveitar do cheiro agradável da cozinha e passa-lo um pouco para o salão.
Deixe aquele cheiro da hora que está temperando sair bem para o ambiente, instigando a vontade de quem está por perto.
Mas, cuidado para não abusar, odores demais podem tornar as coisas desconfortáveis.
Além disso, as mesas, não devem ser grafadas a área de preparo tumultuando tudo, apenas para que o cheiro chegue.
3. Não exagere nos produtos de limpeza
É muito bom quando chegamos a um restaurante e sentimos o cheiro de limpeza, passa uma certa segurança de se alimentar por ali.
Entretanto, exagerar na limpeza e na quantidade de produtos pode tornar tudo desagradavel. Inclusive não combinar com o ambiente, como o cheiro de cloro por exemplo, um odor forte que não é tão bem visto.
Por isso, use a quantidade necessária para limpeza, mas, que ainda deixe o ambiente agradável.
4. Deixe as mesas o mais longe que conseguir dos banheiros
Quando você vai a um restaurante aposto que não se sente nenhum pouco bem caso tenha que sentar perto do banheiro, não é mesmo?
Assim, por mais que o salão não disponha de tanto espaço, procure sempre deixar as mesas o mais longe possível dos sanitários.
Não só por ser uma experiência desagradavel por passar muitas pessoas, mas em alguns casos o cheiro não colabora e há dificuldade de o cliente sentir-se bem por ali.
Então, não hesite nenhum pouco em afastar suas mesas do banheiros, e deixar seus consumidores em locais agradáveis.
5. Ligue-se no cheiro da fritura
O cheiro a fritura pode ser um tanto difícil de lidar, por ser forte e espalhar rápido.
Mas acredite, ninguém se sente bem em um lugar ao qual saia com cheiro de gordura.
Por isso, o ideal é que o ambiente onde é realizado as frituras seja um tanto isolado, para o cheiro não penetrar no salão.
Sentir um leve cheiro de fritura pode até ser satisfatório a primeiro momento, mas torna-se péssimo a longo prazo e quando ele predomina.
Então, fique bem atento sobre o cheiro de suas frituras, investigue se ele passa com facilidade para o salão. E caso a resposta seja sim, é indicado dar uma modificada para mudar isso.
6. Use seus pratos para convencer os indecisos
No momento em que os pratos estão prontos e é hora de levá-lo até o cliente, é esperto da sua parte instruir os garçons a passarem por perto de quem ainda está escolhendo.
O bom cheiro de uma comida boa aguça os sentidos e traz a curiosidade de experimentar o prato.
Isso pode garantir o pedido de um cliente que ainda está bem indeciso da escolha.
Não tenha medo de o marketing olfativo para restaurantes, espalhe o cheiro de seus bons pratos com cautela e fisgue clientes.
Tenha um sistema para restaurante que eleve seus processos
Não adianta ter um marketing olfativo para restaurantes perfeito e deixar de lado processos como atendimento.
Pra que ficar refém de problemas como fluxo de caixa, controle de estoque, atendimento lento ou até delivery ineficiente, sendo que há uma solução para isso.
O GrandChef é um sistema para restaurantes especializado em ajudar nas tarefas da gestão do dia a dia.
Assim, tem modelos específicos para resolver cada uma das tarefas, e está sempre ligado nas novas necessidades de seus clientes.
Por isso, conta com módulos de controle de estoque, controle de financeiro, atendimento, relatórios de operações, atendimento delivery e muito mais.
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