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Como Fazer um Plano de Negócios Para seu Restaurante?

Um plano de negócios para restaurante ajudará você a criar uma estratégia sólida para alcançar o sucesso de seu empreendimento.

Ele será um documento que vai te guiar na trajetória  de abrir, gerenciar e levar seu empreendimento adiante. 

No caso de se tratar de restaurante, ou demais estabelecimentos gastronômicos, será decidido as metas, ter noção da concorrência, tudo para influenciar no sucesso de seu negócio. 

A Abrasel determina que, somente  20% dos restaurantes no Brasil permanecem abertos e operam após 2 anos de abertura. Isso, acontece principalmente devido à falta de uma elaboração do plano de negócios para o restaurante.

Por isso, neste artigo separamos um conteúdo completo para auxiliar você a montar seu plano de negócios e obter muito sucesso.

O que é um plano de negócios para restaurante?

O plano de negócios contém todas as informações relevantes e necessárias para saber se o seu projeto de negócio realmente é viável. 

Este plano é um documento escrito que listará todos os aspectos necessários para a realização do negócio. Investimentos, estrutura, metas a serem alcançadas e tudo que deseja conseguir. 

Isso ajudará você a marcar o caminho correto para alcançar o sucesso do seu projeto.

Seu plano também será a carta de apresentação para encontrar investidores, apoio do governo ou empréstimos bancários para iniciar o seu negócio.

Assim, se ainda não tiver um é hora de começar a ir pensando em montar.

Resuma a ideia de seu negócio

Escreva as razões pelas quais você deseja abrir um estabelecimento gastronômico. Detalhe sua experiência no campo da culinária e as necessidades que você percebe do mercado. 

O plano de negócios para restaurante será útil para definir a missão, visão, valores e objetivos de seu restaurante, esteja ele já operando ou não. 

Nessa seção fará um breve resumo de tudo, para mais para frente detalhar cada aspecto.

Estudo de mercado para o seu restaurante

O primeiro passo sempre que deve ser feito antes mesmo de abrir o negócio. Essa análise inclui estudar fornecedores, perfil dos possíveis clientes, estilos e o que há de bom no ramo. 

A análise de concorrência é uma ótima forma de aprender sobre como gerir um negócio, que prazos dão certo, captar boas ideias e muito mais. 

Dessa forma, consegue ter uma boa análise no negócio, de qual forma deve seguir, pensar na localização, quais são as formas de pagamento aceitas e mais assuntos específicos. 

E principalmente para definir quem será seu cliente, sabendo gênero, idade, preferências, a estrutura certa de quem frequentará seu restaurante.  

É importante ter esses dados para identificar o potencial do mercado em relação ao seu negócio e, além disso, eles serão as bases para formular suas estratégias de atração .

Como fazer um estudo de mercado?

Tenha conhecimento de quem são seus concorrentes, análise eles observando tudo. Clientes, atendimento, como funcionam os processos internos, o que dá certo e o que não está indo muito legal. 

Verifique em diferentes momentos quantas pessoas visitam a área, considere o tempo médio que elas gastam no local, estime suas idades e as razões pelas quais elas passam na área.

Descubra outros dados que ajudarão você a estimar o fluxo de entrada e os tipos de clientes na área para criar um público-alvo e descobrir se realmente é o público que você deseja atrair a seu restaurante.

Estratégia de marketing para o seu restaurante

Um plano de marketing será mais focado em como atrair os clientes até você e como realizar isso. 

E é muito difícil falar dele ou montá-lo sem focar nos 4P ‘s de marketing: produto, preço, praça e promoção. 

Produto

O primeiro item que precisa considerar e definir é o produto. Irá descrever os produtos que irá vender, o ideal é que anote bem esses detalhes, para não acabar desviando do foco futuramente.

Preço

O preço dos seus produtos têm de ser bem calculado e ter noção de qual o valor será cobrado. 

Tudo isso, será definido levando em conta o preço da mão de obra, dos custos fixos, variáveis e da média do mercado. Com isso já em mente, acrescente seu lucro e defina o preço de seus produtos. 

Além disso, não esqueça de considerar o poder aquisitivo de seu público-alvo para oferecer o melhor a eles.

Praça

Qual vai ser a localização de seu negócio? 

Como nos outros quesitos aqui também o seu público deve ser levado em consideração, assim como o preço também. 

Imagine abrir um restaurante prato feito em um local onde não tem grande fluxo de pessoas, e as que terão gostam de pratos mais requintados, como a lá carte. 

Então, sua localização deve ser bem pensada e estruturada.

Promoção

Aqui não quer dizer promoções como as de ofertas, mas sim a de promover seu negócio a outras pessoas. 

Atualmente, a melhor forma de realizar isso é investindo em publicidade nas redes sociais, já que é lá onde se concentra a maior parte de eventuais clientes.

Estudo financeiro para o seu restaurante

O plano financeiro é fundamental na elaboração do plano de negócios para restaurante, por isso, precisa ser bem organizado.

Você deve analisar custos, como investimento inicial e capital de giro, eles te ajudarão a preparar melhor seu negócio. 

No caso do investimento inicial, você precisa saber se o valor será suficiente ou irá precisar de um reforço, como empréstimo.

Isso será definido de acordo com a análise de dois itens: 

Custos fixos: são identificados como encargos independentes à sua produção, por exemplo: o pagamento de serviços como internet, telefone, aluguel do imóvel, pagamento de salário ao pessoal, entre outros.

Custo váriavel: é identificado por estar diretamente relacionado à sua produção. Por exemplo: quanto custa para você produzir seus produtos em termos de matéria-prima, mão de obra como custos de eventos especiais e despesas indiretas como reparos.

O capital de giro é o valor mínimo necessário para garantir o funcionamento do negócio.

O capital de giro pode ser calculado somando todas as despesas recorrentes, como os custos fixos. 

Tenha sempre em mente um lucro estimado, esse item consiste na margem que você pretende alcançar com seu restaurante. Ele pode ser desde uma estimativa a lucra mensalmente, bem simples, mas deve ser levado em conta.

Tenha o melhor controle de restaurante

Para controlar todos os processos do restaurante, ter controle financeiro, de processos internos, o melhor atendimento e garantir sucesso total é ideal um sistema de gestão, como o do GrandChef

Por meio dele, conseguirá ter o melhor resultado de tudo que entra e sai de seu caixa, relatórios de DRE, e muito mais. Ou seja, tudo que precisa para acompanhar o andamento de seu negócio. 

Dessa forma, fica por dentro dos lucros e consegue traçar melhores estratégias, saber a hora de investir mais e quando cortar gastos. 

Além disso, garante controle de estoque total, sempre sabendo tudo que há dentro de seu estoque. O que evita muitos desperdícios de compras  a mais ou a menos. Afinal, a falta de produtos causam prejuízo por perda de vendas e excesso de compras causam produtos vencidos ou estragados. 

Consegue o melhor atendimento, por meio de comandas eletrônicas, cardápio digital, por QR code ou muito mais. 

Ainda conta com sistema delivery, sistema PDV, entregas agendadas, entregas por KM e muito mais 

Portanto, não perca tempo e de uma elevada em seu restaurante, baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios que traz a sua gestão. 

Descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver. 

Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

3 thoughts on “Como Fazer um Plano de Negócios Para seu Restaurante?

  • Pingback: Como Montar um Espetinho Bar? |

  • 10 de julho de 2021 em 00:49
    Permalink

    A ideia do grande chefe é boa mas ainda vou chegar la agora quero fazer plano de negocio.

    Resposta
  • 10 de julho de 2021 em 00:46
    Permalink

    Eu ja tenho um negocio mas preciso de ter um plano de negocio para efeitos de financiamento.

    Resposta

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