Plano de negócios para o seu restaurante, como fazer?

Um plano de negócios para restaurante ajudará você a criar uma estratégia sólida para alcançar o sucesso e facilitará a localização de um parceiro capitalista que no caso faria um investimento no negócio.

De acordo com dados do Abrasel, apenas 20% dos restaurantes no Brasil permanecem abertos e operam após 2 anos de abertura, principalmente devido à falta uma elaboração do plano de negócios, problemas de controle ou déficit a administração do restaurante .

Existem ferramentas que facilitam o controle e administração de seu restaurante como o GrandChef, no entanto, para a questão da estratégia, se ou se é necessário criar seu plano de negócios.

Neste artigo, compartilhamos os principais pontos a considerar para criar seu planejamento de negócios antes de abrir seu restaurante.

plano de negocio para restaurante
Business Plan with Creative Businessman showing Positive Growth

O que é um plano de negócios para restaurante?

O plano de negócios contém todas as informações vitais para saber se o seu projeto culinário é viável, este plano é um documento escrito que lhe permitirá conhecer sua situação atual e para onde você quer ir. Isso ajudará você a marcar o caminho correto para alcançar o sucesso do seu projeto.

Seu plano também será a carta de apresentação para encontrar investidores, apoio do governo ou empréstimos bancários para iniciar o seu negócio, se você ainda não tiver um, comece a escrever seu plano levando em conta os seguintes pontos:

Resumo executivo “sua ideia de negócio gastronômico”

Escreva as razões pelas quais você deseja iniciar um projeto gastronômico, detalhe sua experiência no campo da culinária e as necessidades que você percebe do mercado, este Plano de negócio será útil para escrever a missão, visão, valores e objetivos de seu restaurante atual ou futuro, não É necessário detalhar nesta seção desde que é um resumo de seu projeto, depois você pode expor cada seção com facilidade.

Seu conceito

Esta é a parte mais importante se você estiver à procura de investidores, deve incluir uma descrição dos produtos que oferece e as questões que terão o restaurante quando ele começa, os serviços que vai fazer diferente o seu restaurante, seus atributos e todos os detalhes confiança do investidores.

Na descrição de seus pratos enfatizam os produtos chamado de “Carro Chefe” que serão diferenciados em seu restaurante, mesmo se você não tiver um chef para o design do menu, você pode incluir uma estimativa dos custos e tempos de preparação de cada prato.

Estrutura organizacional

É importante anexar uma seção de Recursos Humanos estimar os colaboradores que necessita o seu negócio e organização que, não conseguem descrever os perfis de trabalho e definir as responsabilidades de cada funcionário, os salários estimados e gratificações, desde então, esses dados são importantes fazer uma projeção de custos que você terá em seu primeiro ano de operação.

Estudo de mercado para o seu restaurante

Um estudo de mercado ajuda a identificar e estudar os clientes de uma área específica, a fim de estimar o número de visitas ou compras que eles podem fazer, os dados que você está interessado em conhecer são:

  • Que idade e sexo eles têm? Qual é o seu poder de compra e onde eles moram?O que você gosta de fazer ou o que faz?

É importante ter esses dados para identificar o potencial do mercado em relação ao seu negócio e, além disso, eles serão as bases para formular suas estratégias de atração .

Como fazer um estudo de mercado?

Atualmente existem profissionais que oferecem seus serviços para estudar e analisar o mercado de seu restaurante, se você fizer isso por conta própria, recomendamos saber quais são as lojas na sua região, se existem escolas, locais de trabalho, shopping centers e até mesmo outros restaurantes para depois escolher o seu ponto comercial.

Verifique em diferentes momentos quantas pessoas visitam a área, considere o tempo médio que elas gastam no local, estime suas idades e as razões pelas quais elas passam na área de onde saem do trabalho? Eles moram perto? Você vê um determinado comércio? Descubra outros dados que ajudarão você a estimar o fluxo de entrada e os tipos de clientes na área para criar um público-alvo e determinar se o tipo de empresa que você abrirá é apropriado para esse tipo de cliente.

Estratégia de marketing para o seu restaurante

Como você vai alcançar seus futuros clientes para o novo estabelecimento?

Nesta seção você deve compartilhar suas estratégias para atrair clientes para o seu restaurante , você pode aproveitar os canais de marketing nos quais você tem experiência (redes sociais, contatos profissionais, mídia) e escolher uma estratégia que inclua marketing tradicional e digital para dar para conhecer a oferta do seu restaurante.

Considere a implementação de um programa de fidelidade através de cartões de desconto, isso irá ajudá-lo a medir o sucesso de sua campanha de marketing e criar um sistema de fidelidade em seu restaurante que será um imã para novos clientes.

Branding para o seu restaurante

A parte visual é essencial para realizar o seu projeto culinário, escolhendo as cores certas ajudará a criar o ambiente ideal para o tipo de serviço oferecido pelo seu restaurante, anexar sua marca, logotipo, slogan, cores corporativas e vários projetos, como o menu , uma prévia de como o local ficaria com suas cores e logotipos ajuda a reforçar seu plano de negócios.

 Lembre-se : Saber cozinhar não suficiente, ter um restaurante envolve mais habilidades!

Estudo financeiro para o seu restaurante

Quanto você está disposto a investir? Para finalizar seu plano de negócios é necessário projetar sua renda e despesas prováveis ​​de pelo menos 6 meses, estas servirão para saber uma estimativa de seus lucros e o tempo de recuperação de seu investimento.

Orçamento de vendas, determina as vendas que você espera alcançar nos próximos 6 meses e justifica essa receita com seu estudo de mercado, você pode estimar sua renda com restaurantes semelhantes em outros sites ou restaurantes que competem na área.

Orçamentos de despesas, estes incluem 2 tipos de custos:

  • CUSTOS FIXOS são identificados como encargos independentes à sua produção, por exemplo: o pagamento de serviços como internet, telefone, aluguel do imóvel, pagamento de salário ao pessoal, entre outros.
  • CUSTO VARIÁVEL é identificado por estar diretamente relacionado à sua produção, por exemplo: quanto custa para você produzir seus produtos em termos de matéria-prima, mão de obra como custos de eventos especiais e despesas indiretas como reparos.

Você está pronto para iniciar seu negócio sozinho ou procurar investidores para participar do seu projeto?

É importante começar o seu projeto gastronômico com o pé direito com o seu plano de negócios em ordem.

Considere estes 5 procedimentos que você precisa para operar um restaurante e lembre-se de adicionar em seus custos fixos o salário correspondente ao seu trabalho como proprietário ou diretor.

Agora você está pronto para começar um restaurante.

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

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