Como Abrir uma Franquia?
Investir em abrir uma franquia é um grande exercício de empreendedorismo, já que junta um negócio próprio a um modelo que já é sucesso no mercado.
Há diversas opções de franquias lucrativas no mercado, algumas muito conhecidas e outras nem tanto. Mas, ambas caem no gosto do público.
Afinal, abrir um restaurante ou negócio próprio é o sonho de diversos brasileiros.
Portanto, para quem deseja ingressar direto em um negócio eficiente e seguro, uma das melhores escolhas é investir em abrir uma franquia.
Mas, o que é uma franquia?
O franchising, como é mais conhecido, é um sistema no qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa que quer abrir o negócio) o direito do uso da marca ou patente.
Optando por um sistema de franquias, os riscos de seu investimento são minimizados. Pois os produtos que comercializa-rá já foram testados antecipadamente.
Ou seja, o franchising dá o direito de replicar em alguma localidade um formato já conhecido e com eficiência comprovada de negócio.
Se inserindo em um modelo de negócio já atuante e eficiente, que possui qualidade elevada o que resulta no sucesso da rede.
Quando assina o contrato para franqueado recebe todo o suporte para conseguir abrir uma franquia e gerir o negócio.
Logo, para quem está começando nesse mundo com certeza é uma ótima opção de negócios com pouquíssimas chances de dar errado.
Agora vamos ver alguns passos para que consiga abrir sua franquia com eficiência.
Escolha a área de atuação para a franquia
O primeiro passo antes de tudo é escolher em qual setor está com vontade de atuar. Para isso, deve analisar o seu perfil de empreendedor.
A escolha tem que ser focada em com o que você deseja trabalhar. Jamais abra um negócio pensando apenas em lucros sem gostar do que realmente faz.
Os setores mais comuns de franquias do país estão listados em:
- Alimentação;
- Casa e construção;
- Comunicação, informática e eletrônicos;
- Entretenimento e lazer;
- Hotelaria e turismo;
- Moda;
- Serviços e outros negócio;
- Serviços educacionais.
O leque é grande e há milhares de franquias dentro de cada segmento. Então mesmo quando quer seguir no setor de alimentação, ainda há muitas opções a considerar.
Por isso, pense com qual tipo de comida quer trabalhar, uma rede mais especializada, comidas estrangeiras, alimentação saudável, fast food, as opções não tem fim.
Assim, análise seus gostos, o mercado e com qual estilo pretende trabalhar, após isso, parta para a segunda parte encontrar uma franquia que se adeque.
Qual a melhor franquia para investir?
Depois que você entender o sistema de franchising e analisar o mercado, o próximo passo para abrir uma franquia de alimentação é escolher em qual irá investir.
Para isso é fácil, encontre uma franquia que se adeque a você. Veja se concorda com a missão, visão e valores desta empresa.
Afinal, você tem de ser compatíveis. Mas é claro, não basta apenas se identificar para saber a melhor franquia a se investir.
Outras coisas também devem ser levadas em consideração, como:
- Suporte para franqueados;
- Programas de capacitação e treinamentos oferecidos;
- Avaliação da ABF;
- Avaliação de outros franqueados;
- E muito mais.
É muito importante escolher uma franquia que dê suporte ao franqueado, afinal o sucesso pode depender muito disso.
Sistema para franquia
Uma franquia, assim como qualquer estabelecimento gastronômico precisa de um sistema para geri-la.
Quando o assunto é o setor alimentício, é importante que o sistema conte com funções de controle de estoque, caixa, vendas, comanda e muito mais. Como o caso do GrandChef.
Um sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos, como bares, restaurantes e muito mais.
Perfeito para quem deseja abrir uma franquia.
Trazendo assim, a maior facilidade para seu negócio, agilidade e um serviço ideal.
Converse com franqueados
Fazer um contrato com um franqueado é um processo que envolve um prazo mínimo para a parceria. Assim, como várias outras cláusulas.
Dessa forma, todo o processo tem que ser bem pensado. Então para ter uma certeza que está fazendo uma boa escolha converse com pessoas que já possuem essa marca.
Hoje em dia com a tecnologia é super fácil encontrar e conversar com alguém, por isso, aproveite para descobrir na prática como a franquia funciona.
Portanto, aproveite para tirar suas dúvidas, conhecer os problemas do estabelecimento e avaliar se é realmente um bom negócio investir.
Tenha ideia para sua própria franquia
Agora, se não está afim de investir em uma franquia, mas desejar ampliar os negócios e iniciar uma, é possível.
Uma ideia é abrir um segundo restaurante do seu, em algum outro lugar começando assim um processo de franquia.
No início você é o dono dos dois, porém já tem o controle dos negócios por já atuar naquilo a algum tempo.
Somente o fato de haver o seu restaurante em dois locais já traz uma ideia de franquia e atinge o interesse das pessoas.
Conforme o sucesso for sendo atingido e o lucro aumentando, você pode tornar-se um franqueado, dispondo desses serviços aos outros.
Mas, para isso precisa de fornecedores que darão conta de tudo, ter um sistema para fornecer às pessoas, e todo um plano completo de negócio. Além é claro dos treinamentos.
Desse modo, você tem duas opções para abrir uma franquia e fazer sucesso, tendo a sua própria ou ganhando uma licença de franquia já existente.