Como Abrir uma Franquia?

Investir em abrir uma franquia é um grande exercício de empreendedorismo, já que junta um negócio próprio a um modelo que já é sucesso no mercado. 

Há diversas opções de franquias lucrativas no mercado, algumas muito conhecidas e outras nem tanto. Mas, ambas caem no gosto do público. 

Afinal, abrir um restaurante ou negócio próprio é o sonho de diversos brasileiros.

Portanto, para quem deseja ingressar direto em um negócio eficiente e seguro, uma das melhores escolhas é investir em abrir uma franquia.

Mas, o que é uma franquia?

O franchising, como é mais conhecido, é um sistema no qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa que quer abrir o negócio) o direito do uso da marca ou patente. 

Optando por um sistema de franquias, os riscos de  seu investimento são minimizados. Pois os produtos que comercializa-rá já foram testados antecipadamente. 

Ou seja, o franchising dá o direito de replicar em alguma localidade um formato já conhecido e com eficiência comprovada de negócio. 

Se inserindo em um modelo de negócio já atuante e eficiente, que possui qualidade elevada o que resulta no sucesso da rede. 

Quando assina o contrato para franqueado recebe todo o suporte para conseguir abrir uma franquia e gerir o negócio. 

Logo, para quem está começando nesse mundo com certeza é uma ótima opção de negócios com pouquíssimas chances de dar errado.

Agora vamos ver alguns passos para que consiga abrir sua franquia com eficiência.

Escolha a área de atuação para a franquia

O primeiro passo antes de tudo é escolher em qual setor está com vontade de atuar. Para isso, deve analisar o seu perfil de empreendedor. 

A escolha tem que ser focada em com o que você deseja trabalhar. Jamais abra um negócio pensando apenas em lucros sem gostar do que realmente faz. 

Os setores mais comuns de franquias do país estão listados em:

  • Alimentação;
  • Casa e construção;
  • Comunicação, informática e eletrônicos;
  • Entretenimento e lazer;
  • Hotelaria e turismo;
  • Moda;
  • Serviços e outros negócio;
  • Serviços educacionais.

O leque é grande e há milhares de franquias dentro de cada segmento. Então mesmo quando quer seguir no setor de alimentação, ainda há muitas opções a considerar. 

Por isso, pense com qual tipo de comida quer trabalhar, uma rede mais especializada, comidas estrangeiras, alimentação saudável, fast food, as opções não tem fim.  

Assim, análise seus gostos, o mercado e com qual estilo pretende trabalhar, após isso, parta para a segunda parte encontrar uma franquia que se adeque. 

Qual a melhor franquia para investir?

Depois que você entender o sistema de franchising e analisar o mercado, o próximo passo para abrir uma franquia de alimentação é escolher em qual irá investir.

Para isso é fácil, encontre uma franquia que se adeque a você. Veja se concorda com a missão, visão e valores desta empresa.

Afinal, você tem de ser compatíveis. Mas é claro, não basta apenas se identificar para saber  a melhor franquia a se investir. 

Outras coisas também devem ser levadas em consideração, como: 

  • Suporte para franqueados;
  • Programas de capacitação e treinamentos oferecidos;
  • Avaliação da ABF;
  • Avaliação de outros franqueados;
  • E muito mais.

É muito importante escolher uma franquia que dê suporte ao franqueado, afinal o sucesso pode depender muito disso.

abrir uma franquia

Sistema para franquia

Uma franquia, assim como qualquer estabelecimento gastronômico precisa de um sistema para geri-la. 

Quando o assunto é o setor alimentício, é importante que o sistema conte com funções de controle de estoque, caixa, vendas, comanda e muito mais. Como o caso do GrandChef

Um sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos, como bares, restaurantes e muito mais. 

Perfeito para quem deseja abrir uma franquia. 

Trazendo assim, a maior facilidade para seu negócio, agilidade e um serviço ideal.

Converse com franqueados

Fazer um contrato com um franqueado é um processo que envolve um prazo mínimo para a parceria. Assim, como várias outras cláusulas.

Dessa forma, todo o processo tem que ser bem pensado. Então para ter uma certeza que está fazendo uma boa escolha converse com pessoas que já possuem essa marca.

Hoje em dia com a tecnologia é super fácil encontrar e conversar com alguém, por isso, aproveite para descobrir na prática como a franquia funciona. 

Portanto, aproveite para tirar suas dúvidas, conhecer os problemas do estabelecimento e avaliar se é realmente um bom negócio investir.

Tenha ideia para sua própria franquia

Agora, se não está afim de investir em uma franquia, mas desejar ampliar os negócios e iniciar uma, é possível. 

Uma ideia é abrir um segundo restaurante do seu, em algum outro lugar começando assim um processo de franquia.   

No início você é o dono dos dois, porém já tem o controle dos negócios por já atuar naquilo a algum tempo. 

Somente o fato de haver o seu restaurante em dois locais já traz uma ideia de franquia e atinge o interesse das pessoas. 

Conforme o sucesso for sendo atingido e o lucro aumentando, você pode tornar-se um franqueado, dispondo desses serviços aos outros.

Mas, para isso precisa de fornecedores que darão conta de tudo, ter um sistema para fornecer às pessoas, e todo um plano completo de negócio. Além é claro dos treinamentos. 

Desse modo, você tem duas opções para abrir uma franquia e fazer sucesso, tendo a sua própria ou ganhando uma licença de franquia já existente.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: