Controle de Vendas para Restaurantes
O controle de vendas é capaz de aumentar seus lucros, quando é efetuado de maneira correta. Visto que, se for desorganizado ou mal planejado, consequentemente, terá prejuízos em seu restaurante.
E para você evitar possíveis erro nesse processos, separamos esse conteúdo incrível para você.
Controle de Vendas
O controle de vendas trata-se de um processo de gerenciamento e fiscalização de todas vendas feitas no estabelecimento, ou seja, está relacionado desde o recebimento da insumo até o envio da produto para o cliente.
Logo, é possível analisar o desempenho do seu negócio e fazer projeções para o futuro.
Vantagens:
Planejamento e Previsibilidade
O controle do vendas está associado ao controle de estoque, desse modo, você saberá informações, como, o produto com maior número de vendas e em que período é mais vendido.
Então, o planejamento de compras futuras fica facilitado, sabendo o momento exato para efetuar a compra de determinado tipo de mercadoria.
Controle financeiro
Por meio do processo, você terá acesso no fluxo de caixa de forma detalhada. Isso permite que a área financeira esteja sempre em dia e constantemente atualizada.
Como Fazer o Controle de Vendas?
Este controle pode ser feito de maneira manual ou automática, as três formas mais conhecidas são:
- Manualmente: O processo é feito com caderno e caneta, porém essa forma é a mais insegura.
- Planilhas do Excel: É uma forma semiautomática, apesar do documento estar salvo no computador, os dados é inseridos manualmente.
- Sistema de Gestão: Ocorre de forma totalmente automática, sendo a mais indicada por integrar suas vendas com faturamento e estoque, como é o caso do Sistema GrandChef.
Dicas Práticas para o Controle de Vendas
1.Registre as informações
Dizer para anotar as informações parece ser algo básico, mas na correria do dia a dia esquecemos algumas informações importante.
Com isso, a falta de registro de informações proporciona erros relativos ao controle do estabelecimento.
Para que você possa gerar relatórios efetivos, é necessário ter informações completas sobre as movimentações, como:
- Produto vendido;
- Preço unitário e total;
- Formas de pagamento;
- Adicionais do pedido;
- Data e horário da venda.
Portanto, ao ter esses dados é possível gerar estratégias para seu restaurante e compreender, por exemplo, quais são os produtos mais vendidos.
Além disso, otimiza o controle de vendas e trabalha com estoque de forma mais efetiva.
2. Acompanhe o fluxo de vendas
No segmento de bares, pizzarias e restaurantes é fácil identificar os dias com maiores ou menores fluxo de clientes.
Por isso, o controle de vendas para o food service é fundamental pensar na previsão e no gerenciamento das demandas.
Procure identificar as datas que a demanda aumenta,com maior movimentação e os horários que possuem maior concentração de clientes.
Contudo, com o mapeamento do fluxo de vendas do seu restaurante, é possível desenvolver promoções atrativas para os dias de menos movimentação.
Consequentemente, poderá atrair clientes, otimizar a sua mão de obra e aumentar a lucratividade.
3. Dê uma atenção especial para suas comanda
No segmento alimentício as vendas ocorre por diferentes canais: no balcão, com o garçom e aplicativos de delivery.
Sendo um volume considerável de informações que podem acabar se perdendo e para isso não acontecer invista na comanda eletrônica.
Lembre-se que as comandas incluem os adicionais de ingredientes, pois esses detalhes no pedido são responsáveis por problemas no controle de vendas e furos de estoque.
Portanto, o controle de vendas influência seu estabelecimento por um todo, por isso é importante que o faça de maneira correta.
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