Controle de Vendas para Restaurantes

O controle de vendas é capaz de aumentar seus lucros, quando é efetuado de maneira correta. Visto que, se for desorganizado ou mal planejado, consequentemente, terá prejuízos em seu restaurante.

E para você evitar possíveis erro nesse processos, separamos esse conteúdo incrível para você.

Controle de Vendas

O controle de vendas trata-se de um processo de gerenciamento e fiscalização de todas vendas feitas no estabelecimento, ou seja, está relacionado desde o recebimento da insumo até o envio da produto para o cliente.

Logo, é possível analisar o desempenho do seu negócio e fazer projeções para o futuro.

Controle de Vendas

Vantagens:

Planejamento e Previsibilidade

O controle do vendas está associado ao controle de estoque, desse modo, você saberá informações, como, o produto com maior número de vendas e em que período é mais vendido.

Então, o planejamento de compras futuras fica facilitado, sabendo o momento exato para efetuar a compra de determinado tipo de mercadoria.

Controle de Vendas

Controle financeiro

Por meio do processo, você terá acesso no fluxo de caixa de forma detalhada. Isso permite que a área financeira esteja sempre em dia e constantemente atualizada.

Como Fazer o Controle de Vendas?

Este controle pode ser feito de maneira manual ou automática, as três formas mais conhecidas são:

  1. Manualmente: O processo é feito com caderno e caneta, porém essa forma é a mais insegura.
  2. Planilhas do Excel: É uma forma semiautomática, apesar do documento estar salvo no computador, os dados é inseridos manualmente.  
  3. Sistema de Gestão: Ocorre de forma totalmente automática, sendo a mais indicada por integrar suas vendas com faturamento e estoque, como é o caso do Sistema GrandChef.

Dicas Práticas para o Controle de Vendas

1.Registre as informações

Dizer para anotar as informações parece ser algo básico, mas na correria do dia a dia esquecemos algumas informações importante.

Com isso, a falta de registro de informações proporciona erros relativos ao controle do estabelecimento.

Para que você possa gerar relatórios efetivos, é necessário ter informações completas sobre as movimentações, como:

  • Produto vendido;
  • Preço unitário e total;
  • Formas de pagamento;
  • Adicionais do pedido;
  • Data e horário da venda.

Portanto, ao ter esses dados é possível gerar estratégias para seu restaurante e compreender, por exemplo, quais são os produtos mais vendidos.

Além disso, otimiza o controle de vendas e trabalha com estoque de forma mais efetiva.

2. Acompanhe o fluxo de vendas

No segmento de bares, pizzarias e restaurantes é fácil identificar os dias com maiores ou menores fluxo de clientes.

Por isso, o controle de vendas para o food service é fundamental pensar na previsão e no gerenciamento das demandas.

Procure identificar as datas que a demanda aumenta,com maior movimentação e os horários que possuem maior concentração de clientes.

Contudo, com o mapeamento do fluxo de vendas do seu restaurante, é possível desenvolver promoções atrativas para os dias de menos movimentação.

Consequentemente, poderá atrair clientes, otimizar a sua mão de obra e aumentar a lucratividade.

3. Dê uma atenção especial para suas comanda

No segmento alimentício as vendas ocorre por diferentes canais: no balcão, com o garçom e aplicativos de delivery.

Sendo um volume considerável de informações que podem acabar se perdendo e para isso não acontecer invista na comanda eletrônica.

Lembre-se que as comandas incluem os adicionais de ingredientes, pois esses detalhes no pedido são responsáveis por problemas no controle de vendas e furos de estoque.

Portanto, o controle de vendas influência seu estabelecimento por um todo, por isso é importante que o faça de maneira correta.

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